Publicidade:

Como reduzir as minhas despesas: 4 estratégias

Como reduzir as minhas despesas mensais sem mudar quase nada na rotina diária? Parece uma pergunta difícil, mas vai ver que há solução!

Como reduzir as minhas despesas: 4 estratégias
A mesma vida por menos dinheiro? É possível!

Quando, a cada mês, nos deparamos com as contas do orçamento familiar, há uma pergunta que se torna quase sempre inevitável: como reduzir as minhas despesas, de preferência sem mudar quase nada nos meus hábitos diários?

Fomos procurar algumas soluções simples para ajudá-lo a poupar no dia-a-dia sem perder o conforto a que está habituado.

Como reduzir as minhas despesas mensais


Como reduzir as minhas despesas em transportes

como reduzir as minhas despesas

Os transportes levam uma das maiores fatias do orçamento de qualquer família. A menos que tenha a sorte de viver ao lado de uma escola e do seu emprego, certamente já fez até amizade com o funcionário do posto de combustível.

Para reduzir esta despesa, aposte em transportes públicos ou partilhe o carro com um colega de trabalho que more perto de si. Se for possível, pondere também o uso da bicicleta: além de barata, é ecológica e ainda faz bem ao corpo.

Como reduzir as minhas despesas de luz

como reduzir as minhas despesas

A primeira solução é instintiva: mude o tarifário para bi-horário e comece a planear a hora a que liga a máquina da roupa ou da loiça. Garantimos que no fim do mês vai perceber a diferença!

Outra solução passa por investir em lâmpadas LED para toda a casa. O consumo desce cerca de 70% e a conta para pagar também.

Como reduzir as minhas despesas de água

como reduzir as minhas despesas

A parte de fechar a torneira enquanto lava os dentes ou enquanto ensaboa o corpo já sabe, não já? Então, agora pode começar a organizar a lavagem da loiça (primeiro, ensaboa tudo e, depois, enxagua tudo de uma vez).

Outra boa ideia é limitar o gasto dos autoclismos da casa. Basta deixar uma garrafa de água de 1,5L dentro do autoclismo e já está – o autoclismo gasta menos água e quem usa a sanita nem se apercebe da diferença.

Como reduzir as minhas despesas com alimentação

como reduzir as minhas despesas

Esta poupança começa com as refeições fora, que devem passar a ser a exceção e não a regra. Para isso, comece a levar a comida de casa para o trabalho. Além de poupar, vai poder escolher a ementa todos os dias!

Se é um apreciador de fruta, aposte na fruta da época, que é sempre mais barata do que a importada. Outro truque é procurar os produtos em fim de validade nos supermercados. Ovos, iogurtes e outros produtos perecíveis são exibidos com etiquetas laranja e tendem a ser considerados em fim de validade quando ainda resta uma semana para serem consumidos.

Respeitando estas dicas básicas, não vai ficar rico, mas vai notar uma diferença agradável no resultado final do orçamento mensal. É um bom começo para quem quer começar a ser disciplinado nas finanças!

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].