Publicidade:

Como resolver problemas financeiros de vários tipos

Todos os dias, milhares de pessoas são assombradas por problemas financeiros. Apesar de não existirem saídas fáceis, há formas de melhorar a situação.

Como resolver problemas financeiros de vários tipos
Saiba como consegui-lo com as nossas dicas. E poupe!

Viver com a corda na garganta, como se costuma dizer, não é viver: é sobreviver. Gerir as finanças pessoais nem sempre é fácil e os problemas surgem, mas saber como resolver problemas financeiros à medida que eles vão aparecendo evita acumulação e garante-lhe uma vida mais sossegada e feliz.

Vamos, por isso, dar-lhe alguns conselhos para enfrentar as pequenas situações de stress do dia a dia que, se não forem resolvidoa com rapidez, podem evoluir para problemas de maior dimensão.

Como resolver problemas financeiros


Como resolver problemas financeiros com prestações de empréstimos

Se está com dificuldade em pagar as dívidas ao banco, o melhor é começar já a ser honesto e tentar renegociar o empréstimo antes de cair no incumprimento. Na verdade, tudo o que envolva problemas financeiros com empréstimos se resolve à base na negociação – lembre-se que não quer deixar de pagar, mas o banco também não está nada interessado em vê-lo parar de devolver o que deve.

Para renegociar com o banco, reúna alguns argumentos – a sua “ficha limpa”, os rendimentos estáveis, provas de que realmente se esforça por pagar – e procure o gestor de conta. Vai ver que tudo se resolve antes de tomar proporções dantescas.

Problemas financeiros: 6 alertas vermelhos

Como resolver problemas financeiros com o condomínio

É um dos mais comuns temas de discórdia entre vizinhos e atire a primeira pedra o gestor de condomínio que não tem moradores com contas “penduradas”. Se está com dificuldade em pagar as mensalidades, mais uma vez a resposta reside na negociação.

Aqui, contudo, os argumentos vão ser diferentes. O valor tem de ser pago – e rápido -, não dá para negociar mais dez anos. Para aprender a resolver problemas financeiros relacionados com o condomínio pode, quanto muito, oferecer um pagamento em géneros em vez do pagamento monetário – assumindo a limpeza e a manutenção dos espaços comuns, por exemplo.

Mais uma vez, o importante é evitar cair no incumprimento, que vai acumular valores em falta e deixá-lo em maior dificuldade.

Como resolver problemas financeiros com as contas da casa

Se, perante uma dificuldade, parou de pagar a conta da água ou da luz, deixe-nos dizer-lhe, primeiro, que não foi uma boa estratégia, porque parou de pagar precisamente os serviços que podem ser cortados mais rápido.

Ainda assim, se já está numa situação delicada, é hora de saber como resolver problemas financeiros, já que não os pode evitar. Procure os serviços de apoio ao cliente e tente renegociar o que está em dívida. Se não conseguir, peça ao banco um empréstimo ao consumo, regularize o que está em falta e depois negoceie a dívida com o próprio banco – que estará mais disposto a ajustar as mensalidades do que as empresas fornecedoras de serviços.

Saber como resolver problemas financeiros é, como lhe dizemos, uma capacidade que devia ser generalizada, mas infelizmente não é. Assim, se a tem aconselhamos a que a transmita aos filhos e amigos, porque evita, muitas vezes, a queda em situações verdadeiramente complicadas e difíceis de resolver.

3 dicas para lidar com tempos difíceis


erros financeiros

1. Faça por reduzir as suas despesas

Pode parecer óbvio ser necessário reduzir as despesas para resolver problemas financeiros, mas muitas vezes há quem não abdique de algumas futilidades para melhorar a sua situação financeira. Procure gastar apenas no essencial, pensando bem antes de puxar pela carteira, e faça por pagar sempre em dinheiro em vez de usar cartões.

2. Crie um orçamento

Para poder apertar cinto, vai ter de saber para onde vai o dinheiro e como pode vir a fazer com que uma parte sirva para tratar dos seus problemas financeiros. Se criar um orçamento e se conseguir fazer com que uma pequena percentagem do seu ordenado sobre ao final do mês, está no bom caminho. Não se esqueça que todos os euros contam.

3. Crie um plano para acabar com os seus problemas

Para fazer com que os seus problemas financeiros desapareçam de vez, precisa de um plano realista para lidar com possíveis dívidas ou outros encargos. O plano deverá conter o orçamento que criou, e objetivos a curto, médio e longo prazo, que possa cumprir para poder voltar a ser independente a nível financeiro.

Como lidar com a falta de rendimento


Se as suas dificuldades financeiras se basearem na falta de dinheiro a entrar, existem ainda algumas possíveis soluções para o problema.

1. Peça ajuda a familiares e amigos: não custa nada perguntar aos seus familiares e amigos se conhecem alguém que possa saber onde há vagas disponíveis, e locais onde consegue poupar em bens essenciais. 

2. Não desanime: o desemprego não passa de um obstáculo no caminho para o sucesso. Se não se deixar abater e dedicar algumas horas por dia à procura de emprego, com a ajuda de meios digitais como sites de emprego e redes sociais, é uma questão de tempo até encontrar algo. 

3. Venda o que não usa: todos temos coisas em casa que já não usamos, e com sites como o CustoJusto e o OLX podemos reaver algum do seu valor. Pode vir a ser pouco, mas como referido acima, todos os euros contam.

4. Invista em si mesmo: investir no seu conhecimento e na sua educação vai ajudá-lo a ter mais oportunidades e chegar mais longe na vida. Scientia potentia est (conhecimento é poder). 

Veja também: