Publicidade:

Comprar carro: como saber se um carro tem os quilómetros alterados

São muitos os negócios fraudulentos que são feitos relacionados com quilometragens falsas. Perceba como saber se um carro tem os quilómetros alterados.

Comprar carro: como saber se um carro tem os quilómetros alterados
Não seja enganado

Quando pensa comprar um carro usado (ou até seminovo), sabe que os preços estão influenciados em muito pelo número de quilómetros percorridos. Infelizmente, há quem tente fazer passar uma coisa por outra. Como saber se um carro tem os quilómetros alterados?

A verdade é que nos carros usados, a baixa quilometragem vende, o que interessa a vendedores menos honestos. Outro problema é que os sistemas digitais de conta-quilómetros são mais fáceis de adulterar do que os analógicos.

Como saber se um carro tem os quilómetros alterados?

quilometragem

1. Verificar a documentação

Uma falsificação do conta-quilómetros pode ser detetada nos documentos do automóvel. Reveja o livro de revisões do veículo, verifique se está carimbado, se as datas estão corretas e não foram adulteradas, se não faltam páginas.

As quilometragens costumam estar apontadas em cada inspeção: se vir um carro com 10 anos que andou 20-30 mil quilómetros, é provável que esteja a ser enganado. Se possível compare o número de quilómetros rodados desde a última revisão com as revisões anteriores.

2. Verificar as condições do carro

Uma das primeiras coisas a fazer é verificar como estão as peças do automóvel em termos de desgaste. Se não percebe muito de carros ou mecânica, peça ajuda a um profissional para ter uma opinião imparcial e justa. Um mecânico, por exemplo, vai poder dizer-lhe se o desgaste das peças corresponde à quilometragem indicada.

Os sinais estão presentes tanto no interior: pedais, volante, travões, embraiagem, borrachas etc, assim como no exterior: estado da pintura, aparência da zona frontal to capô… Não lhe dão uma resposta exata, mas são sinais que podem causar desconfiança ou mostrar que pode confiar na palavra do vendedor.

3. Verificar alterações recentes no veículo

Neste caso também é boa ideia pedir ajudar a um profissional. Se notar que foram colocadas peças novas recentemente. Se o seu mecânico vir que existem peças que foram substituídas antes do tempo, é bom motivo para questionar a venda.

Como fazer se houve alteração?

Se já tem como saber se um carro tem os quilómetros alterados, como agir se isso se provar? Desista do negócio o mais rápido possível. Pode tentar chegar à fala com o vendedor e pedir esclarecimentos, caso exista uma terceira pessoa por trás da adulteração.

Num enquadramento legal, é mesmo preciso reunir provas que indiquem que a adulteração de quilómetros teve como objetivo uma venda, e a real intenção de enganar.

Veja também: