Publicidade:

Saiba como se livrar do mau cheiro no carro em 4 passos

Tabaco, embalagens vazias, animais: nem sempre sabemos como exterminar os odores no veículo. Saiba como se livrar do mau cheiro no carro em 4 passos.

Saiba como se livrar do mau cheiro no carro em 4 passos
Carro com mau cheiro? Nunca mais!

Quem é o feliz proprietário de um automóvel provavelmente já passou, pelo menos uma vez na vida, pela dificuldade de precisar de saber como se livrar do mau cheiro no carro. Não interessa o motivo ou o odor, nunca é agradável entrar num carro e  lidar com o mau cheiro.

Para tornar mais fácil este processo, apresentamos algumas formas para saber como se livrar do mau cheiro no carro.

Como se livrar do mau cheiro no carro

1. Retire o lixo

carro

Antes de qualquer coisa, o passo mais importante é retirar todos os vestígios de sujidade do veículo: embalagens vazias, guardanapos usados, talões de compras, papéis de rebuçados.

Se possui cadeiras auto para crianças, cintos especiais para cães, gadgets no geral, também devem ser retirados e limpos. Retire os tapetes e aspire tudo, inclusive a mala, que deve ser igualmente esvaziada, e o porta-luvas.

2. Limpe as superfícies

carro limpo

Com um pano macio, limpo e humedecido com água morna, proceda à limpeza das superfícies do veículo: volante, painel principal, espelhos, vidros e assentos.  Para os vidros e assentos pode dedicar uma limpeza especial, mais detalhada, caso o mau cheiro seja originário desses locais. O ideal é utilizar líquidos e tecidos próprios para evitar arranhões nos vidros e manchas nos estofos.

3. Faça uma nova verificação

carro

Depois deste primeiro processo verifique se o mau cheiro no carro ainda persiste. Odores ocasionados por fumo, cigarros, vómitos e urina, por exemplo, podem ser mais difíceis de extinguir.

No caso de vómito, o mais recomendado é que o local seja limpo o mais rápido possível, uma vez que o conteúdo ácido do estômago pode corroer e danificar os tapetes ou o estofo dos assentos.

No caso de mau cheiro causado por fumo ou fogo, a melhor alternativa ainda é pedir a assistência de um profissional, pois a tendência é que o fumo seja absorvido pelo tecido poroso do teto e dos bancos e uma limpeza superficial dificilmente irá retirar todo o mau cheiro.

4. Desodorize o carro

limpeza

Limpezas feitas, é chegada a hora de desodorizar o carro por dentro e por fora.

1º passo: com um desodorizante em mãos feche todas as portas do veículo, incluindo a mala e o compartimento do motor. Pode ser um spray desinfetante comum ou uma receita caseira que é feita com uma parte de vinagre branco para três partes de água – se quiser neutralizar o cheiro do vinagre pode usar algumas gotas de limão na mistura.

2º passo: gire a chave na ignição e desligue o ar-condicionado e as ventoinhas. Em seguida, vaporize jatos do líquido desinfetante em todas as saídas de ar do veículo, incluindo as saídas de ar nos pés e nos bancos traseiros.

3º passo: ligue o ar-condicionado no máximo e com as ventoinhas todas a funcionar. Isto irá fazer com que o líquido circule no sistema do ar-condicionado e ajudará a remover possíveis odores desagradáveis. Em seguida, desligue somente o ar-condicionado, mantenha as ventoinhas ligadas, abra o carro e espere alguns minutos.

Se este processo não ajudar, considere a troca do filtro de ar do veículo em alternativa para se livrar do mau cheiro no carro.

Veja também: