Publicidade:

Guia: como ser saudável se trabalha por turnos

Não ter um horário fixo e tentar ter o melhor estilo de vida possível nem sempre é tarefa fácil. Descubra agora como ser saudável se trabalha por turnos.

Guia: como ser saudável se trabalha por turnos
Há algumas dicas que pode seguir

O estilo de vida moderno, com todos os seus horários loucos e distrações, altera por completo o funcionamento do organismo e quem fica mais prejudicada é a sua saúde. Claro está que os trabalhadores por turnos sem um horário fixo e constante de segunda a sexta são quem mais sofre. Ora, por isso mesmo é importante que tenha as melhores dicas sobre como ser saudável se trabalha por turnos.

Trabalhar por turnos significa que o sistema de 8 horas desempenhadas durante o dia, geralmente 5 dias por semana, é substituído por trabalho noturno, rotação de horários e, em alguns casos, horários irregulares. Parece, portanto, óbvio que a ausência de uma rotina linear traz graves consequências para o seu bem-estar.

Saiba como ser saudável se trabalha por turnos


Desengane-se quem pensa que trabalhar por turnos é uma raridade: 1 em cada 5 trabalhadores europeus tem um horário que funciona por turnos. Para além do cansaço provocado pela falta de rotina, estes funcionários têm ainda mais probabilidades de enfrentar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, problemas digestivos, perturbações do sono e, claro, problemas emocionais (como depressão).

Alguns destes problemas são causados precisamente pelos hábitos alimentares desequilibrados inerentes a um horário por turnos. Tal como qualquer outra pessoa, quem trabalha segundo este sistema necessita de cerca de 5 a 6 refeições diárias e equilibradas – e esta devia ser uma regra de ouro. O problema é que nem sempre é fácil seguir uma alimentação correta quando os horários são também eles tão incertos.

Por outro lado, trabalhar à noite contraria o chamado relógio biológico, um conjunto de flutuações fisiológicas que estão ligadas à luz do sol e à temperatura. Prolongar as horas em que está desperto, por exemplo, vai influenciar estas flutuações e o seu metabolismo.

Dicas que lhe ensinam como ser saudável se trabalha por turnos


dicas sobre como ser saudável se trabalha por turnos

Se quer garantir que tem energia ao longo do dia, esteja ou não a trabalhar, e que preserva a sua saúde, talvez seja melhor fazer algumas alterações à sua rotina. Tome nota e fique a saber como ser saudável se trabalha por turnos:

  • tenha sempre uma garrafa de água consigo para garantir que se mantém hidratado;
  • se trabalha à noite, faça a refeição principal antes do turno;
  • procure fazer refeições saudáveis e preparadas em casa;
  • modere o consumo de cafeína;
  • evite o consumo de álcool;
  • tenha snacks ou refeições ligeiras para durante o turno;
  • evite os açúcares;
  • após o turno noturno faça uma refeição ligeira antes de se deitar;
  • tente ter horários o mais regulares possível;
  • procure manter-se ativo quando não está a trabalhar.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.