Publicidade:

Mantenha a casa segura com 19 passos simples

Se procura dicas para conseguir ter uma casa segura, leia este artigo e descubra como o fazer. São simples passos para blindar o seu lar.

Mantenha a casa segura com 19 passos simples
Previna-se antes que aconteça

Alguns truques são conhecidos por muitos, mas outros, por vezes, são tão óbvios que ninguém se lembra de implementar. Siga as nossas dicas e transforme o seu lar numa casa segura e à prova de ladrões.

Todas as dicas para uma casa segura que não deve ignorar


Alarme em casa: ter ou não ter?

1. Alarme

Este será o cliché das dicas para uma casa segura, mas a verdade é que é um excelente conselho. Além de ser um elemento-chave na hora de escolher a casa a assaltar, estando ativado imediatamente contacta com a empresa de segurança que por sua vez alerta a polícia da área em causa.

2. Câmaras de vigilância

As câmaras de vigilância podem ajudar a tornar a sua casa segura. E existem algumas que até são ‘a fingir’, mas que ajudam a afastar os mal intencionados.

Atenção: é proibido filmar as zonas de via pública por isso vire sempre as câmaras para a parte de dentro da casa.

3. Grades nas casas rés-do-chão

Não é o ideal em termos estéticos, mas prefere um casa bonita ou uma casa segura? Se viver num rés-do-chão ou primeiro andar de fácil acesso, é essencial investir numas grades de alumínio ou outro material para as janelas.

4. Adote um animal

Sim, pode parecer estranho, mas adotar um animal pode ajudar a tornar a sua casa mais segura. Claro que não o deve fazer apenas para este propósito, mas se sempre teve vontade de ter um amigo patudo, agora tem mais um motivo: eles podem afastar quem quer roubar a sua casa.

5. Aposte numa boa fechadura

Na hora de escolher a fechadura para a porta de sua casa, não economize. Procure soluções difíceis de replicar e com sistemas anti-roubo.

6. Proteja as janelas

Proteja as aberturas, como janelas e portas mais acessíveis ou mais escondidas, com grades, estores ou portadas resistentes com fechos interiores.

7. Aposta em iluminação exterior

Se vive numa moradia com jardim, tenha iluminação com sensor, em pontos estratégicos, em especial nas zonas mais próximas e menos visíveis da casa.

8. Mantenha as portas bem fechadas

Mantenha a porta da garagem sempre fechada, especialmente se dá acesso ao resto da casa. Nunca saia sem confirmar que o fecho automático está concluído.

9. Não deixe mensagens que transmitam ausência

Nunca deixe recados nas portas ou janelas. Não deixe que outros percebam que não está ninguém em casa.

10. Tenha atenção à envolvência 

Ao entrar ou sair de casa, confirme se não estão pessoas estranhas ou pouco habituais na sua zona ou por perto.

11. Bloqueie janelas

Se tem portas ou janelas de correr, coloque pedaços de madeira, cabos de vassoura ou um varão de ferro na calha para impedir que sejam abertas por fora.

12. Feche sempre a porta à chave

Mesmo que a porta de sua casa apenas abra com a chave, ainda que viva num apartamento no sexto andar, não caia na tentação de não fechar a porta à chave. Facilmente, com uma garrafa de plástico, uma radiografia ou um cartão multibanco podem entrar em sua casa.

13. Nunca deixe as chaves no exterior

Não esconda a chave de casa no exterior mesmo que seja num local improvável. Se precisa de uma chave extra, deixe uma em casa de um familiar, por exemplo.

14. Jogue com as luzes

Se sair à noite, feche cortinas e persianas mas deixe uma luz acesa. Pode utilizar temporizadores para acender e apagar luzes em diferentes horas e divisões.

15. Boas relações com os vizinhos

Avise os seus vizinhos para que estejam atentos a pessoas estranhas na sua ausência.

Casa segura: especial férias


A época de férias é uma altura especialmente apetecida por quem se dedica a roubar o que é dos outros. Mas existem alguns truques que pode implementar para tornar o seu cantinho numa casa segura, pelo menos o mais possível.

Programa Verão Seguro PSP

Não custa nada e pode ajudá-lo a tornar a sua casa segura. Adira ao Programa Verão Seguro da PSP – é gratuito, pode fazê-lo online e garante vigilância periódica à sua casa por equipas da polícia.

Itens valiosos fora de casa… Pelo menos aparentemente

Esqueça o ouro nos cofres ou debaixo do colchão. Das duas uma – leve os bens valiosos para um banco ou então, na impossibilidade de o fazer, guarde esses itens nos locais mais improváveis (dentro da reciclagem, na máquina da louça, etc).

Luzes ligadas

Se conseguir pedir a alguém que vá a sua casa um dia ou outro ligar as luzes e voltar a desligar passadas umas horas, será o ideal. Desta maneira vai simular que continua gente em casa e afastar presenças indesejadas.

Correio sempre em dia

A mesma pessoa que vai ligar e desligar as luzes que recolha também o correio. Caixas do correio atoladas são verdadeiras minas para os ladrões. Evite ao máximo!

Veja também:

Limpeza e Arrumação