Publicidade:

6 dicas para tirar o melhor partido das promoções

Saiba como tirar o melhor partido das promoções e fazer as compras mais inteligentes em todo o tipo de artigos. Estas são as nossas dicas.

6 dicas para tirar o melhor partido das promoções
Poupe e faça bons negócios

Quem não gosta da época dos saldos e dos dias de promoções, em que as placas com promoções enchem as montras? Mas será que tudo é mesmo um bom negócio? Aprenda, com este artigo, como tirar o melhor partido das promoções e distinguir os negócios que valem mesmo a pena dos que não passam de mentiras bem contadas.

Para começar, saiba que aprender como tirar o melhor proveito das promoções é um trabalho que começa muito antes do momento em que leva os produtos até à caixa. Assim, prepare-se para perder algum tempo na pesquisa de produtos e na comparação de preços, porque estes são passos essenciais e vão ser uma tarefa contínua.

Vamos, por isso, dar-lhe algumas dicas para seguir antes e durante os períodos de descontos, para que os negócios que faz sejam mesmo bons e esteja “blindado” contra as armadilhas tão comuns nas lojas de retalho.

Como tirar o melhor partido das promoções e fazer grandes negócios


1. Saiba esperar

como tirar o melhor partido das promoções

O primeiro passo para umas compras inteligentes é saber esperar. A grande vantagem das promoções é que pode comprar a preços acessíveis os produtos que, até aí, queria muito mas não estava disposto a pagar pelo preço normal de venda.

Esta vantagem, contudo, desaparece se deixar levar-se pela tentação e comprar as coisas antes de chegarem os descontos. Se for comprando, o que acontece é que não só vai pagar mais pelas coisas de que precisa como, mais tarde, vai ainda comprar aquelas de que não precisa, suportado pelo argumento de que “é para aproveitar os saldos”.

Lembre-se que as promoções só são boas se comprar coisas que, de outro modo, compraria na mesma a preços mais elevados – e não para comprar coisas que, a outro preço, nunca compraria.

2. Mantenha-se atento à evolução dos preços

como tirar o melhor partido das promoções

Engana-se se pensa que os preços estão sempre estáveis e depois baixam nos saldos. Na realidade, um único produto pode ter preços diferentes todas as semanas – e as alterações nem sempre são no sentido descendente.

Assim, aprender como tirar o melhor partido das promoções começa por aprender a tomar uma nota mental (ou escrita, mesmo!) dos preços de cada produto que deseja e acompanhar a sua evolução.

Vamos dar-lhe um exemplo: há produtos que, em determinadas épocas do ano, têm mais procura – como aquecedores, cobertores quentes ou máquinas de secar roupa -, e precisamente nessas alturas são vendidos a preços mais altos, porque as lojas sabem que a necessidade vai deixar os clientes dispostos a gastar mais pelo produto.

Além das oscilações normais de preço em consequência da procura, há ainda as oscilações de preço a prever as promoções. Sim, leu bem: as lojas não estão no negócio para perder, por isso, se lhe prometem um desconto enorme, deve desconfiar.

A verdade é que não é raro as lojas aumentarem os preços antes de aplicarem os descontos nos saldos. Se estiver atento, vai perceber que há até produtos que se tornam mais caros durante as promoções do que fora delas – porque o aumento do preço é maior do que o desconto posteriormente aplicado. Deve estar atento para evitar cair nestas armadilhas e fazer as contas, porque aqueles 50% de desconto nem sempre são mesmo 50% aplicados ao preço regular.

3. Compre cedo

como tirar o melhor partido das promoções

Lembre-se que não é o único a saber como tirar o melhor partido das promoções e que todos os que sabem o mesmo vão tentar apanhar bons negócios também. Assim, comece a pesquisar os produtos que lhe interessam logo no início da época de descontos, porque as melhores peças, já se sabe, vão esgotar rapidamente.

Se não tem tempo ou vontade para enfrentar os centros comerciais a abarrotar de gente e as lojas com as prateleiras viradas do avesso, pode sempre comprar online.

A maioria das lojas aplica nas lojas online os mesmos descontos que nas lojas físicas – algumas até têm descontos adicionais exclusivos para a versão digital -, pelo que não sai a perder se comprar pela Internet.

4. Saiba antecipadamente o que quer

Poupar nas compras online: 8 truques

“Passear pelos saldos” não é boa ideia se não está com vontade de ver o salário esvair-se em compras fúteis e duvidosas. Se quer mesmo tirar o melhor partido das promoções, convém chegar à altura dos saldos já com uma ideia das coisas que quer comprar.

Assim, não só é mais fácil acompanhar a evolução dos preços (e saber se estiverem a tentar pregar-lhe uma rasteira) como pode ir direto ao assunto e não perder tempo nas lojas a procurar entre produtos que não lhe interessam minimamente.

Ter um foco é muito importante para evitar deslumbramentos e despesas não planeadas, por isso até pode fazer uma lista dos produtos que quer e das lojas onde se encontram (e a que preço deverão estar com desconto), para depois ser só por o plano em prática.

5. Prepare o orçamento

como tirar o melhor partido das promoções

Já que as épocas de promoções são mais ou menos sempre pela mesma altura, não há como ser apanhado de surpresa pelos saldos. Se sabe de que produtos precisa e quanto cada um deve custar, faça uma soma do total e dedique-se a poupar o valor necessário para comprá-los.

Ter um orçamento preparado tem duas vantagens: por um lado, evita o rombo no orçamento daquele mês, porque aproveitar as promoções geralmente significa ter gastos grandes. Por outro lado, evita que se disperse em compras paralelas, porque não vai querer mexer no orçamento que preparou e abdicar de produtos necessários para comprar outros que nem sabe bem para que quer.

6. Estabeleça limites e objetivos

como tirar o melhor partido das promoções

Saber como tirar o melhor proveito das promoções implica saber até onde está disposto a ir. Quanto é, para si, um bom desconto? Por quanto vale a pena comprar aquele produto que quer? Anote o preço original dos produtos que deseja e o preço pelo qual está disposto a comprá-los. Esse vai ser o seu objetivo nos saldos.

Se, chegada a época das promoções, os descontos aplicados não são aqueles com que contava – ou, pior, se o preço original aumentou antes de lhe ser aplicado o desconto, resultando numa redução real do preço muito menor, seja disciplinado e não compre. Pense que, se dantes era caro, com pouco desconto continua caro e não é por estar “em promoção” que naturalmente se torna um bom negócio.

Saber como tirar o melhor partido das promoções é saber estar atento às estratégias das marcas e estudar a melhor altura para entrar em ação. Implica paciência, tempo, e, muitas vezes, saber perder e reconhecer que não vai poder comprar o que quer porque o preço não chegou a ficar justo.

O melhor conselho que podemos dar-lhe é que se mantenha ponderado e fuja de atos impulsivos, porque vão levá-lo a fazer compras das quais, mais tarde, pode arrepender-se.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].