Publicidade:

Comprar carros híbridos: tudo o que precisa de saber

Está a pensar comprar carros híbridos e deixar para trás os “antiquados” veículos a gasolina ou gasóleo? Saiba quais as vantagens e desvantagens destes automóveis.

Comprar carros híbridos: tudo o que precisa de saber
Informe-se sobre as vantagens e desvantagens

Quer investir num novo veículo e até já pensou em comprar carros híbridos. As vendas destes automóveis têm aumentado ao longo dos últimos anos, mas antes de fazer esse investimento é necessário ter em conta alguns aspetos importantes.

Mas, afinal de contas, o que é um carro híbrido? É um veículo que funciona através de duas motorizações que podem funcionar de forma associada ou independente. O sistema mais comum inclui um motor elétrico e um propulsor a gasolina, mas também há híbridos a diesel/elétricos.

Comprar carros híbridos: existem benefícios fiscais?

comprar carros híbridos

Existem diversas opções no mercado: os carros híbridos “tradicionais” em que o motor elétrico complementa o térmico (seja a gasolina ou a gasóleo), os carros híbridos plug-in que podem ser ligados à tomada para recarregarem as baterias, os fuel-cell (em que o hidrogénio produz a eletricidade que alimenta o motor) e os carros 100% elétricos.

Atualmente o governo está a incentivar a compra de carros novos 100% elétricos através de um subsídio no valor de 2.250€.

No caso dos carros híbridos, terá direito a este incentivo se o veículo for designado de plug-in com uma autonomia mínima de 25 quilómetros e se tiver uma bateria que possa ser recarregada através da corrente doméstica ou em postos de abastecimento próprios.

Contudo, este incentivo só abrange os primeiros 1000 pedidos (mediante a data e a hora de submissão).

Para apresentar o seu pedido deverá fazê-lo através do site do Fundo Ambiental (entidade responsável pela atribuição deste apoio).

Mas há mais: no caso dos veículos híbridos plug-in está determinada uma redução no Imposto Sobre Veículos (ISV) de até 562,50€, um valor que caiu para quase metade, em relação ao ano anterior.

Comprar carros híbridos: quais os consumos?

Os baixos consumos são uma das grandes vantagens dos carros híbridos. Contar com um motor elétrico como auxiliar do motor de explosão melhora os regimes mais baixos do motor e aumenta o binário nos arranques através da recolha de energia das travagens que, de outra forma, acabaria desperdiçada.

Assim sendo, o motor não necessita de ser tão grande, o que se traduz na redução dos consumos e emissões de CO2.

Comprar carros híbridos: quais os preços?

Esta (ainda) é a principal desvantagem destes modelos. O preço de custo continua a ser elevado e apenas uma utilização recorrente do veículo ajuda a recuperar o investimento inicial.

Ainda assim, a venda de carros híbridos tem aumentado e, por isso, é possível que o preço comece a baixar a curto prazo, tornando a aquisição deste tipo de veículos ainda mais atrativa.

Veja também: