Publicidade:

Comprar carros penhorados - Manual para iniciantes

Sabia que pode encontrar boas oportunidades de negócio na venda de bens penhorados pelas Finanças? Saiba como comprar carros penhorados.

 
Comprar carros penhorados - Manual para iniciantes
Siga este manual prático para comprar carros penhorados

Está a pensar comprar carro? Visitou inúmeros stands de várias marcas, contactou particulares, consultou portais online, mas ainda não encontrou o negócio ideal para a sua carteira? Já pensou que pode não ter considerado todas as opções? Saiba agora como comprar carros penhorados pelas finanças. Vamos explicar tudo o que precisa de saber, num manual prático e simples.

Veja como pode comprar carros penhorados


homem a levar a chave do carro que comprou

1. Plataformas para consultar carros disponíveis

Se decidiu dar uma hipótese à compra de um carro penhorado, saiba que existem plataformas e meios próprios para o efeito.

A) Portal das Finanças

No Portal das Finanças encontra uma página específica para o efeito: Venda Eletrónica – Bens Penhorados. Aqui, pode efetuar a sua pesquisa por tipo de leilão, localização, intervalo de valores e intervalo de datas (Intervalo de datas para a data de abertura de propostas ou data de início ou de fim para receber propostas).

B) Citius

No portal Citius, na página Venda de Bens Penhorados em Processos Executivos, pode realizar uma pesquisa de carros penhorados com base no local do tribunal, data de venda, tipo de bem, modalidade da venda e estado da venda.

C) Motores de procura externa (Câmara dos Solicitadores ou e-Leilões.pt)

Tanto a Câmara dos Solicitadores como a plataforma e-Leilões.pt são outros portais alternativos desenvolvidos pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução onde pode pesquisar carros penhorados. Defina os critérios de procura e encontre o negócio ideal para si.

D) Jornais

Se por um lado é um dos meios mais tradicionais para comprar carros penhorados, também é dos mais úteis, uma vez que chega aqueles que não utilizam a internet frequentemente. Por isso, se já passou a página dos anúncios de penhoras à frente, volte atrás e preste atenção às oportunidades de negócio que pode estar a perder.

2. Quem pode comprar carros penhorados?

A compra de carros penhorados (e de outro tipo de bens na mesma situação) pode ser realizada por contribuintes com a sua situação fiscal regularizada e sem registo de incumprimentos perante as finanças. Para mais informações consulte o Portal das Finanças.

3. Como decorre a venda de um carro penhorado?

Tendo em conta quem realizou a penhora, credor particular ou Finanças, a venda de carros penhorados pode ser feita por 3 vias:

A) Carta fechada

Por norma acontece quando há mais que uma licitação. Acontecendo isto, existe um leilão e são aceites as propostas de compra. Terminado o leilão, revelam-se todas as licitações e vence a oferta mais alta.

Dica:
 Pode realizar a licitação na sua área pessoal da página das Finanças ou entregar pessoalmente num dos balcões das finanças.

B) Negociação privada

A Negociação Privada é executada por mediadores autorizados à compra e venda de bens. Por vezes, quando as negociações de estendem ou então existe um impasse na compra, o comum é que se proceda a um leilão.

Dica: Procure sempre os melhores intermediários e oferecer as melhores condições ao vendedor. Desta forma, certifica-se de que a sua oferta é a mais atrativa.

C) Leilão

Quando falamos em comprar carros penhorados, o método leilão é aquele que garante uma maior transparência durante o processo. O valor da licitação é conhecido por todos. Existe uma data e hora de término e as licitações têm de valor igual ou superior ao valor de venda fixado.

Dica: Neste caso, todas as cartas estão na mesa. Sabe com o que conta e quem está a realizar as ofertas. Aproveitando a deixa, se quiser saber mais sobre leilões das finanças, leia aqui o nosso artigo sobre o tema.

4. Cuidados a ter na compra de carros penhorado

analisar um carro com uma lupa

Como comprar carros penhorados e quais as suas vantagens são duas perguntas a fazer neste pontoA compra de carros penhorados não pode ser vista como uma compra normal. Deve-se consultar todo o processo de leilão do veículo, visitá-lo e conhecer os registos de todos os intervenientes do processo. Com efeito, deixamos aqui alguns breves pontos para o ajudar no momento de avançar para compra de um carro penhorado:

  • Primeiro, saber se o carro está ou não penhorado

Está interessado num carro e está com dúvidas em avançar? Consulte o seu processo, peça as informações sobre a matrícula do automóvel e as certidões que comprovam a sua situação judicial. Desta forma, vai ficar a conhecer as incidências do veículo, desde multas a penhoras.

  • O que é penhora de veículos?

Saber o que é uma penhora de veículos também é importante. Este processo é a apreensão judicial de veículos a credores individuais no âmbito execuções ou incumprimentos fiscais.

  • Quem é que realiza a penhora de veículos?

A penhora de veículos é realizada por um agente de execução ou solicitador nomeado.

  • Como é realizado o processo da penhora de veículos?

A penhora de veículos é realizada via cruzamento de informação entre o Portal Automóvel On-line (), plataforma online de registo de veículos, e a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução. Feita a penhora, procede-se à apreensão da documentação do veículo e este é transportado para o espaço reservado para o efeito. Por norma, algum parque automóvel judicial.

5. Visite o veículo que está interessado

Decidiu avançar para a compra, visite o veículo. Para além de avaliar todo o negócio e os cuidados a ter, deve de visitar o veículo de forma a saber o seu estado de conservação. Para isso, basta consultar os portais que referimos e faça a sua marcação. O segredo para comprar carros penhorados está exatamente no momento de ver o veículo in loco.

6. Viu o carro e quer apresentar uma proposta

Consultado o processo, terá de se registar para poder apresentar uma proposta. Forneça os seus dados fiscais e faça a sua proposta. Tenha em conta que terá de respeitar datas, bem como acompanhar todo o processo de venda. Acima de tudo, não se deixe levar pelo preço ou pelo impulso de compra.

7. Certifique-se de que vale a pena comprar um carro penhorado

Outro dos segredos de comprar carros penhorados, tal como dissemos no início, é conhecer todas as opções de compra que tem. Parta para esta solução com certezas. Pode encontrar negócios apetecíveis, contudo, o facto de ser em leilão poderá fazer aumentar os custos com o carro. Para além de que, se a sua proposta for a vencedora, terá de depositar a totalidade da sua proposta ou parte desta e cumprir as datas estabelecidas.

8. A decisão que não tem regresso

Tal como dissemos nos pontos 6 e 7, esteja sempre na posse de todos os dados e informações no momento de apresentar a sua oferta, porque depois, caso a oferta aceite seja a sua, não existe regresso possível. Legalmente, receberá de seguida os dados de pagamento e terá de proceder ao seu cumprimento. A título de exemplo, o valor que terá de depositar não poderá ser inferior a um terço e a parte restante deverá ser depositada no prazo de 15 dias.

Em suma, se pretende comprar um carro, já conhece mais opção a ter em conta. Este manual tem a finalidade de o ajudar a ter uma visão mais profunda de como comprar carros penhorados é um processo simples, bastando apenas ter todos os dados em sua posse.

Veja também: