Publicidade:

Comprar casa sem entrada: sim ou não?

Conheça as possibilidades, vantagens e desvantagens associadas a comprar casa sem entrada, uma realidade cada vez mais comum na vida dos portugueses.

Comprar casa sem entrada: sim ou não?
Ainda é possível comprar casa sem entrada?

Hoje em dia, praticamente ninguém, sobretudo em início de vida, tem disponível um par de milhares de euros para dar de entrada na aquisição de uma casa. Mas então, como fazer para comprar casa sem entrada?

Não fique já desanimado – é possível comprar casa sem entrada, apenas precisa procurar as alternativas mais vantajosas e mais adequadas para a sua situação.

Comprar casa sem entrada: afinal, como fazer?


comprar casa sem entrada

Existem várias alternativas que lhe permitem comprar casa sem entrada com maior facilidade. Conheça algumas.

1. Casas de retoma de bancos

As casas pertencentes aos bancos têm, de forma geral, condições de venda muito mais vantajosas do que as casas no mercado dito ‘normal’. Isto acontece porque os bancos necessitam de liquidez (dinheiro vivo) e não imóveis (casas) ‘empatadas’ no seu património.

Desta forma, é muito comum verificar nos anúncios deste tipo de habitação que é possível comprar casa sem entrada, ou seja, com financiamento a 100% do seu valor total. E muitas vezes até oferecem os custos de avaliação, escritura e outras burocracias!

2. Intermediários de créditos

Nos últimos tempos têm surgido no mercado várias agências e instituições de crédito que são, nada mais nada menos, do que intermediárias entre os bancos e as empresas/ particulares que vendem os imóveis.

E qual a sua função, afinal? Por uma determinada comissão, estas empresas conseguem negociar as melhores condições de crédito para o cliente, entre as quais está a percentagem de valor financiado. Faça uma prospeção de mercado e verifique se não lhe compensa apostar nesta hipótese.

3. Avaliações muito positivas

Finalmente, uma outra alternativa que lhe permite comprar casa sem entrada não depende, na verdade, da sua ação. Se se der o caso de estar a comprar uma casa que claramente vale mais do que vai pagar por ela, e se conseguir uma avaliação muito superior ao valor que precisa financiado, poderá conseguir garantir o financiamento a 100%.

Isto acontece porque várias instituições bancárias emprestam o dinheiro não tendo em conta o valor de compra, mas sim a percentagem do valor da avaliação.

Comprar casa sem entrada: vantagens associadas


comprar casa sem entrada

São várias as vantagens associadas ao facto de comprar casa sem entrada. Coloque tudo na sua balança de ponderação para depois decidir o melhor para si.

Possibilidade de acesso ao crédito a um maior número de pessoas

O facto de ser já possível comprar casa sem entrada torna-se uma forma de dar acesso a um número muito maior de pessoas que podem adquirir habitação própria. Afinal, são raras as famílias que atualmente dispõe de uma quantidade líquida de dinheiro suficiente para dar de entrada para uma casa. Assim, esta acaba por ser uma medida de estímulo à aquisição de casa própria.

Melhores condições em situações específicas

Uma outra vantagem é o facto de conseguir por vezes melhores condições de crédito. Não acontece muitas vezes, mas se for o caso de, por exemplo, estar a adquirir uma casa pertencente a um banco e que esteja a ser difícil de vender (com pouca procura), a instituição acaba por oferecer as melhores vantagens e condições de venda para a escoar.

Possibilidade de aplicação de poupança noutra situação

Ao comprar casa sem entrada, ainda que possua um pequeno pé de meia, acaba por ficar com esse montante para qualquer imprevisto que surja na sua vida (problema financeiro, de saúde, situação de desemprego..). É sempre positivo e importante possuir alguma liquidez imediata para solucionar questões que podem surgir de forma repentina.

Comprar casa sem entrada: desvantagens associadas


comprar casa sem entrada

Como em tudo, é claro que também existem algumas desvantagens associadas ao facto de comprar casa sem entrada.

Poder negocial mais baixo

Regra geral, e à exceção do que já referimos anteriormente nas vantagens, se quiser comprar casa sem entrada acaba por ter de se sujeitar às condições ‘impostas’ pelo banco, ou seja, o seu poder negocial acaba por se tornar bastante mais baixo.

Por vezes fica até ‘obrigado’ a contratar produtos acessórios do banco para que os mesmos aceitem o crédito nestas condições.

Menor leque de escolha

Como também já referimos, o mais usual é que encontre a possibilidade de comprar casa sem entrada no caso das casas de retoma de banco ou via instituições intermediárias de crédito. Neste sentido, acaba por ter aqui uma desvantagem, pelo facto de não ter a possibilidade de considerar todas as casas à venda no mercado imobiliário.

Menor liquidez financeira mensalmente

Uma outra desvantagem nesta situação de comprar uma casa com financiamento a 100%: uma vez que o valor financiado vai ser maior, a prestação mensal vai também, logicamente, ser mais elevada. Desta forma, acaba por ficar com menor liquidez mensal e precisa, por isso, de se regrar mais em termos de despesa.

Maior período de tempo ‘agarrado’ a um crédito habitação

Ainda na lógica do valor financiado ser maior, além de ter uma prestação mais elevada, vai também ter de a prolongar mais no tempo (caso contrário torna-se incomportável), o que acaba por ser uma desvantagem – a sua casa só será realmente sua passadas umas boas décadas….

Maior dificuldade em conjugar mais um crédito

Finalmente, terminamos a lista de desvantagens associadas ao facto de comprar casa sem entrada com uma espécie de alerta. Não se esqueça que ao ter uma mensalidade mais alta, será mais complicado de conciliar com outros créditos. Deve evitar estas situações que podem conduzir ao sobreendividamento e posterior perda dos bens.

Veja também:

Limpeza e Arrumação