Publicidade:

Será que comprar no AliExpress é seguro?

Muitos portugueses têm ficado rendidos às compras online. Mas será que comprar no AliExpress é seguro? Saiba a resposta e os procedimentos a seguir.

Será que comprar no AliExpress é seguro?
Será que pode confiar nesta plataforma?

As compras online estão a crescer em todo o mundo. Contudo, em Portugal só representam 8,6% do total das transações efetuadas. De acordo com os dados da DBDgroup, os setores da tecnologia, beleza e moda são os que mais atraem os portugueses pela World Wide Web. Existem milhões de lojas online à nossa disposição, como é o caso do AliExpress ou do eBay, mas muitos consumidores ainda têm dúvidas quanto à segurança das transações. Assim sendo, será que comprar no AliExpress é seguro?

Não faltam fóruns com páginas dedicadas a este assunto com opiniões muito favoráveis a este portal que conta com mais de 200.000 vendedores e milhões de produtos para todos os gostos e feitios.

Comprar no AliExpress é seguro?


comprar no Aliexpress é seguro

A resposta é “sim, é seguro”, desde que tenha alguns cuidados na hora de efetuar as suas compras. O próprio site conta com uma página dedicada à “Proteção ao Consumidor”.

Em caso de dúvida, pode consultar esse guia prático e até contactar o call-center deste gigante do comércio online. Ainda assim, deixamos aqui algumas dicas para garantir total segurança ao longo de todo o processo.

preço baixo é a grande vantagem do AliExpress. Contudo, o período de entrega é bastante lento, já que poderá ter de esperar um mês até receber o produto desejado em sua casa.

A grande maioria dos produtos conta com portes grátis, evitando o pagamento das taxas alfandegárias. Ainda assim, os direitos aduaneiros são aplicados em compras superiores a 45 euros (para particulares) e a 150 euros (para empresas).

4 dicas para comprar de forma segura no AliExpress


1. Confirme a classificação do vendedor

Comprar no AliExpress é seguro desde que preste atenção aos detalhes. Se não quer ser enganado, preste atenção aos comentários ao produto que deseja e à classificação do vendedor em causa. Quanto maior for a classificação, maiores serão as probabilidades de receber o produto que deseja sem nenhum tipo de defeito.

2. Use o prazo de proteção da compra

Se receber um produto com defeito, existe um prazo de proteção de compra que pode e deve acionar. Só dessa forma é possível iniciar uma “disputa” com o vendedor e, dessa forma, garantir o direito ao reembolso.

É essencial não deixar passar o prazo de proteção e, em caso de demora na entrega do produto, deve entrar em contacto com o vendedor. Para garantir que está atento aos prazos em questão, recebe sempre um aviso automático de aproximação de final de prazo de proteção no seu e-mail.

3. Preste atenção aos detalhes

Se é importante que tenha atenção à fiabilidade do comprador, é igualmente fulcral que leia muita bem a descrição do produto para não ser enganado (existem histórias verdadeiramente impressionantes, como é o caso de clientes que compraram imagens de consolas quando achavam que estavam a adquirir a dita consola). Em caso de dúvidas, contacte o vendedor e não deixe nenhuma dúvida por esclarecer.

4. Siga as regras

De acordo com o site do AliExpress, é importante que confirme apenas que recebeu o produto quando o tiver consigo, que não faça transferências diretas para os vendedores e que não faça negócios fora desta plataforma. Não se esqueça que se o produto que comprou não corresponder à descrição original, o AliExpress garante o reembolso do seu dinheiro.

Veja também: