Publicidade:

Compras online no supermercado: vantagens e desvantagens

Descubra algumas dicas para fazer compras online no supermercado e fique a saber quais as vantagens e desvantagens de o fazer.

Compras online no supermercado: vantagens e desvantagens
Dicas para fazer compras online no supermercado

Fazer compras online no supermercado ainda causa alguma confusão: O que comprar? Como escolher? Quais os procedimentos? A verdade é que o segredo para as compras online no supermercado é um só: experimentar. Depois de lhe apanhar o jeito, talvez não queira mais entrar num supermercado.

Compras online no supermercado: por onde começar?


supermercado

O primeiro passo não é selecionar os produtos, mas sim fazer uma lista. Prepare uma lista antes mesmo de abrir o site do supermercado em questão.

O que comprar?

Em seguida, retire da lista itens como frutas, vegetais, peixes e frutos do mar. Em princípio, o funcionário responsável vai-se preocupar em oferecer um alimento em boas condições, mas para ter a certeza de que a melancia, o camarão ou o abacate estarão exatamente como o esperado, o melhor é deixar para fazer esse tipo de compras pessoalmente.

Opte por comprar sempre produtos não-perecíveis ou que possuem mais resistência e possam ser transportados na câmara frigorífica sem maiores danos:

  • Massa;
  • Arroz;
  • Bolachas;
  • Frutos secos;
  • Molhos;
  • Enlatados;
  • Água;
  • Sumos;
  • Farinhas;
  • Iogurte;
  • Leite;
  • Produtos de limpeza.

Onde comprar?

Atualmente, é possível fazer compras online no supermercado em vários sítios diferentes, entre eles:

Outros possuem uma proposta diferente e só existem online, como o Goodafter. De uma forma ou de outra, o melhor é conhecer as propostas e identificar qual empresa mais se adequa às suas expetativas enquanto cliente.

E quais são as vantagens e desvantagens?

supermercado

Fazer compras online no supermercado pode não ser ideal para toda a gente, pois existem gostos e preferências que dependem dos hábitos de consumo e estilo de vida de cada um.

Vantagens

1. Descontos: existem determinadas promoções e descontos apenas para quem compra online;

2. Comodidade: cada estilo de vida é que vai determinar se compras online no supermercado é uma atividade cómoda ou não, mas para quem não tem tempo ou tem preguiça de sair de casa, comprar online pode ser muito prático;

3. Variedade: muitos supermercados possuem mais produtos online do que nas prateleiras. E a variedade aumenta se o consumidor estiver disposto a fazer compras em mais de um local;

4. Economia: comprar online significa, muitas vezes, clicar apenas no que é necessário e escapar às tentações espalhadas pelas lojas e isto significa menos produtos desnecessários e maior economia no fim do mês.

Desvantagens

1. Portes: a maioria dos mercados oferece portes grátis em determinados valores de compra, mas é sempre preciso conferir se os portes pagos valem mais a pena do que tirar o carro da garagem ou pagar outro tipo de transporte;

2. Tempo de entrega: se precisa de um alimento para logo, comprar online talvez não seja o ideal, isto porque as entregas são agendadas, precisam de serem preparadas e é raro conseguir que a encomenda seja entregue naquele mesmo dia;

3. Pagamento: quem não gosta de fazer pagamentos online talvez não goste muito da ideia de comprar online. Nem todos os supermercados oferecem a opção de pagamento via Multibanco ou dinheiro na hora da entrega.

Veja também: