Publicidade:

5 ideias para dar uma nova vida ao seu computador antigo

Um computador antigo nunca irá funcionar como um comprado recentemente, mas pode ainda ser muito útil. Veja ideias para aproveitar o seu velho computador.

5 ideias para dar uma nova vida ao seu computador antigo
Conheça as utilidades que pode dar ao seu computador

Talvez seja daquelas pessoas que tem dificuldade em se desfazer de certos itens, sobretudo se representarem algum tipo de valor emocional para si. Por essa razão, é normal que algumas pessoas guardem tudo aquilo que lhes faça lembrar momentos e rotinas importantes. Ter um computador antigo esquecido a um canto é, por isso, algo que acontece com alguma frequência. Mas temos uma novidade para essas pessoas: a sua máquina antiga ainda pode ser muito útil.

Dê uso ao seu computador antigo


Instale um novo sistema operativo

Está cansado de utilizar o mesmo sistema operativo, mas tem medo de se aventurar na instalação de outro no seu novo computador? É perfeitamente aceitável.

A instalação de softwares, sobretudo sistemas operativos (que implicam um backup prévio, demorado, e que pode comprometer o funcionamento do computador quando não é bem feita) representa uma boa dose de risco para o seu aparelho. Mas se o fizer num computador antigo, terá mais margem para erros e possíveis testes.

Controle a sua casa remotamente

Esta é uma forma de utilização mais complicada e não indicada para principiantes. No entanto, se ainda assim se quiser aventurar e se for bem-sucedido, é uma opção muito interessante. Basta seguir as instruções de instalação.

A verdade é que pode controlar vários aspetos da sua casa de forma remota, tais como a luz, a água, o aquecimento e até mesmo a televisão. Com o LinuxMCE, esse controlo é uma realidade e a vantagem é que já é compatível compatível com vários smartphones.

controlo remoto

Crie um repositório de ficheiros

Ou, por outras palavras, um disco externo. Utilize o seu computador antigo, mais propriamente o disco-mãe, para arquivar ficheiros, fotografias e todos os documentos importantes.

Basta fazer uma configuração prévia no antigo sistema para poder ligar em rede todos os computadores que desejar (algo relativamente simples no Windows) – para que facilmente arraste ficheiros do seu computador atual para o mais antigo e, a esse, dar a mesma utilidade que dá a um disco externo, por exemplo.

Crie um paspatur digital

Aquele computador antigo que tem arrumado em casa pode não ser tão antigo quanto isso. Pode ter precisado de renovar o seu equipamento, ainda que tivesse a noção de o ter deixado em bom estado. Pois, então, use-o como se fosse um paspatur.

Faça uma seleção de fotografias ou vídeos, coloque o computador no sítio que desejar e carregue no play – terá permanentemente um slideshow dos momentos mais importantes sempre por perto.

Tenha uma rádio online

Se é um apaixonado por música ou se sempre sonhou ter a sua própria rádio, não demore mais tempo e crie a sua própria rádio online. Hoje em dia, esse é um processo relativamente fácil e rápido de concretizar. Basta muita vontade, um microfone e, claro, uma ligação à Internet. Não precisa, por isso, de trabalhar numa estação de rádio para poder emitir os seus conteúdos preferidos.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.