Publicidade:

Comunicação interpessoal no trabalho: como ser bem sucedido

Desenvolver competências de comunicação interpessoal é fundamental para que seja bem sucedido a nível pessoal e profissional.

Comunicação interpessoal no trabalho: como ser bem sucedido
O que é a comunicação interpessoal e como dominá-la?

O que é preciso para que seja realmente bom na comunicação interpessoal no contexto de trabalho? Qual é a sua real importância no desenvolvimento da sua carreira profissional? Vamos descobrir tudo sobre o assunto para turbinar as suas competências profissionais.

O que é a comunicação interpessoal e como dominá-la?


A comunicação interpessoal é uma competência do foro comportamental. Desenvolver esta capacidade pode determinar o sucesso em situações de negociação, liderança, formação, gestão de equipas – entre muitas outras que têm lugar diariamente em contexto de trabalho.

comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é muito mais do que o conteúdo verbal das frases ditas: pode ser verbal ou não verbal, acontecer presencialmente ou à distância, através de meios digitais, e engloba quase sempre elementos visuais – como a imagem pessoal e as expressões faciais – e auditivas – como a entoação que é dada às palavras e o tom de voz.

Qual a importância da comunicação interpessoal no trabalho?

As competências de comunicação interpessoal são extremamente valorizadas em contexto de trabalho. Pode mesmo afirmar-se ao lado de excelentes candidatos a emprego, que são muitas vezes descartados pelo simples facto de não conseguirem comunicar devidamente quais são as suas mais-valias.

O mercado – é um facto – tende a favorecer os extrovertidos e os bons comunicadores. Por isso é tão importante desenvolver as suas competências de comunicação. As boas notícias são que, quando treinada, esta é uma das soft skills com melhor resposta – ou seja, é uma das competências que mais se desenvolve, se nela e no seu desenvolvimento souber investir.

comunicação interpessoal

Como melhorar a comunicação?

A comunicação interpessoal pode ser melhorada, mas precisa de ser praticada e aperfeiçoada de forma sistemática. O papel do seu superior é fundamental, pois a comunicação interpessoal deverá ser incentivada e praticada, antes de mais, por aqueles que lideram as equipas. Mas, o sucesso da tarefa depende de si: reúna sempre factos e dados relevantes para planear conversas e reuniões importantes. Dessa forma, está a garantir uma maior clareza e precisão – aspetos indispensáveis para que se sinta confiante e seguro.

Mais dicas para comunicar melhor

  • Conheça os recetores da mensagem: considere sempre a personalidade e a mentalidade dos colegas de trabalho antes mesmo de pensar em iniciar uma conversa. Encontre o estilo de comunicação certo para cada situação específica e, claro, não descure a escrita dos emails.
  • Faça uma auto-avaliação: esteja ciente dos seus pontos fortes e fracos quando se trata de comunicar. Solicite comentários honestos de colegas de trabalho como uma oportunidade de aprendizagem e melhorar as futuras interações.
  • Reflita sobre as suas próprias experiências e tente melhorar: perder algum tempo a pensar sobre conversas anteriores e outras interações pessoais vai permitir-lhe aprender com os seus erros. Use um diário para apontar, a cada semana, as suas interações interpessoais, o que poderia ter corrido melhor e de que forma contornará a situação numa próxima oportunidade.
  • Apresente-se impecavelmente vestido: ao sentir-se confiante, a mensagem será passada de forma mais firme e clara.

Turbine a sua comunicação interpessoal no trabalho e boa sorte!

Veja também: