Publicidade:

20 conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

Conheça alguns conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem. São fáceis de colocar em prática, sem ter de fazer grandes mudanças no seu dia a dia.

20 conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem
Saiba poupar melhor do que um avarento

Existem inúmeros conselhos de poupança que podem ser facilmente postos em prática, cujos resultados financeiros serão possíveis de verificar no final de cada mês e, principalmente, no final do ano, pois terá poupado centenas ou até milhares de euros até lá.

No entanto, existem alguns conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem. Saiba quais são eles e não perca tempo em economizar.

Truques de poupança que nem os mais avarentos conhecem


1. Pense sempre nas férias e nas prendas de Natal

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

É possível que alguns avarentos se esqueçam de definir objetivos concretos para o dinheiro que vão guardando ao longo de ano, na ânsia de nunca quererem gastá-lo por apego.

Por isso, um dos conselhos de poupança que partilhamos consigo está relacionado com as férias e as prendas de Natal. Pode começar a economizar para estes dois objetivos logo no início do ano, ao ir colocando todos os meses de lado alguma quantia, mesmo que pequena.

Assim, deixará de gastar dinheiro extra nestas alturas do ano e terá como garantido umas boas férias e prendas, que acabarão por não abalar muito o seu orçamento mensal.

2. Faça pagamentos e faturação online

Existem vários fornecedores de serviços que isentam de custos ou aplicam descontos nas faturas para os pagamentos e faturação online. Por isso, veja a Internet como sua aliada na poupança e aproveite os benefícios que esta lhe pode trazer.

3. Efetue operações bancárias via Internet

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

Outro dos conselhos de poupança que pode ser posto em prática através do uso da Internet encontra-se relacionado com a realização das operações bancárias através do homebanking do seu banco, uma vez que estas costumam ser significativamente mais baratas do que quando feitas ao balcão, como é o caso das transferências bancárias.

O homebanking permite assim economizar vários euros por ano, pois várias instituições bancárias cobram comissões mais reduzidas quando as operações são feitas via online. Até existem mesmo alguns bancos que isentam os seus clientes dos custos destas operações se forem feitas pela Internet.

4. Tente baixar as comissões de manutenção da conta

Há avarentos que só pensam simplesmente em não gastar dinheiro em determinada coisa, mas esquecem-se de tomar medidas para que o mesmo não lhes seja retirado noutros lados, como por exemplo na manutenção da conta.

Este é um dos conselhos de poupança mais práticos de colocar em prática, pois basta contactar o seu banco para perceber de que forma podem ser descidas as suas comissões de manutenção da conta.

5. Cuidado com a pressão dos pneus

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

Verifique com frequência a pressão dos pneus do seu carro, pois esta medida pode reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, os gastos em combustível.

Se os pneus estiverem com uma pressão abaixo do recomendado, a consequência poderá traduzir-se, em alguns casos, em mais 6% de consumo.

6. Descubra o posto de combustível mais barato

Saiba qual é o posto de combustível mais barato através de um site lançado pela Direção Geral de Energia e Geologia para esse objetivo.

Esta dica pode ajudá-lo a economizar cerca de 4 euros por depósito, uma vez que o site assinala, em todo o país, as diferenças de preços para o mesmo tipo de combustível. Ao todo, poderá indicar-lhe os preços de gasolina e gasóleo em mais de dois mil postos diferentes.

7. Não abasteça durante a tarde

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

Sabia que a melhor altura para abastecer o carro é durante a manhã ou durante a noite, uma vez que nos períodos mais frescos do dia a gasolina se encontra mais densa?

Este é mais um dos importantes conselhos de poupança relacionados com carros e combustíveis, uma vez que, como estes são pagos ao litro, o condutor acabará por comprar mais combustível e ainda pagar menos por ele se evitar o calor.

8. Feche bem o depósito de combustível

Não se esqueça de, sempre que tiver acabado de abastecer, fechar corretamente o depósito do seu carro. Verifique se a tampa se encontra bem enroscada para que o combustível não evapore, pois tal iria obrigar o condutor a abastecer brevemente. Veja também regularmente se a tampa não está danificada.

9. Opte por produtos da época

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

Os produtos da época, locais e quando comprados a granel, são geralmente mais baratos. Aproveite estas oportunidades para poupar.

10. Compre artigos em segunda mão

Comprar materiais em segunda mão, como roupa, por exemplo, é uma opção cada vez mais comum entre os portugueses. Prova disso é a realização de feiras que vendem objetos em segunda mão, uma iniciativa que tem vindo a aumentar e a ganhar uma adesão significativa. Este é um daqueles conselhos de poupança amigos da sua carteira, mas também do ambiente.

11. Recorra ao site da ANACOM

O site da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) disponibiliza um simulador para as várias tarifas de Internet, televisão, telemóvel e telefone fixo. Aproveite para usá-lo a seu favor, de forma a conseguir economizar algum dinheiro. Este é outro dos conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem.

12. Calcule as taxas de juro

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

As taxas de juro podem mudar a qualquer momento, por isso o melhor é ir simulando regularmente o valor a pagar mensalmente com subidas destas taxas, para ficar já preparado em caso de uma subida inesperada.

13. Escolha plantas que consomem pouca água

Se tem um jardim, ou simplesmente algumas plantas em casa, um dos conselhos de poupança que lhe damos é que opte sempre por comprar espécies de plantas que precisam de pouca água. Evite os vasos em terracota, pois este material absorve muita água, o que fará com que tenha de regar frequentemente as suas plantas.

14. Procure um seguro mais barato

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

São muitas as famílias que pagam mais de um seguro, como por exemplo seguro de vida, seguro de saúde e seguro da casa, entre outros. Economizar nestas despesas é um dos conselhos de poupança essenciais para evitar a duplicação de coberturas.

Imagine o caso de alguém que tem um seguro do carro com a cobertura de assistência em viagem. Isto significa que não irá precisar de aderir a um seguro de viagens quando for de férias. São despesas como estas que é necessário ter em atenção, uma vez que podem ser efetuados cortes nas mesmas.

Compare os preços praticados pelas seguradoras antes de aderir a qualquer seguro de uma delas. Aproveite as campanhas promocionais existentes, pois muitas seguradoras fazem descontos a quem aderir a mais do que um seguro ou contratar um pacote de seguros.

15. Tenha um cartão de arredondamento

Outra forma fácil e rápida para conseguir poupar de forma automática é ter um cartão bancário com a modalidade de arredondamento. Assim, sempre que fizer uma compra de 9,5 euros, pode escolher que haja um arredondamento para 10 euros, pois assim os 50 cêntimos a mais serão transferidos para a sua conta poupança.

16. Poupe na decoração

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

É possível fazer peças decorativas sem ter de gastar muito dinheiro, bastando para isso usar materiais que já possa ter em casa ou arranjar sem pagar. Estes conselhos de poupança poderão ajudar a sua casa a ter uma decoração bonita, mas para isso terá de pôr mãos à obra.

Existem muitos blogues e tutoriais no YouTube que podem ajudar nesta tarefa de transformar “lixo”, como caixas de fruta e copos de plástico, em matéria-prima, e também dão dicas sobre como restaurar móveis antigos.

17. Reduza o preço na fatura de gás

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

Existem pequenas opções na hora de cozinhar que podem fazer grandes diferenças nos valores da fatura de gás. Por isso, aqui está mais um dos conselhos de poupança presentes neste artigo: antes de cozinhar os alimentos, corte-os em pedaços.

Este conselho é dado porque, quanto mais pequenos os alimentos estiverem, menos tempo demora o processo de cozedura, o que ajuda a gastar menos gás. E, já agora, evite abrir a porta do forno durante um cozinhado, pois estará a perder energia e, consequentemente, dinheiro. Tapar as panelas e os tachos durante a confeção dos alimentos também ajuda a uma cozedura rápida.

18. Cuidado com a escolha do seu animal doméstico

Se escolher um animal de pequeno porte irá ter menores despesas do que se escolher um animal de grande porte. Opte por adotar um animal através de uma associação de defesa dos animais ou de um canil pois, além de estar a salvar uma vida, também poupará dinheiro, pois estes animais já estão esterilizados e com as vacinas em dia.

Quando precisar de levar o seu animal ao veterinário, pode ir às consultas promovidas pela União Zoófila ou aos hospitais ligados às faculdades de veterinária, uma vez que estas entidades fazem-nas por preços mais reduzidos.

19. Cuidado com o frigorífico e congelador

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

Existem alguns conselhos de poupança que envolvem o uso do frigorífico e congelador, como por exemplo, regular a temperatura de ambos de acordo com as instruções do fabricante, pois por cada grau de frio, o consumo de energia aumenta 5%.

Deve também instalar estes dois aparelhos longe de fontes de calor, como o forno, os radiadores e o sol. Evite ainda colocar alimentos quentes no frigorífico ou no congelador, pois irá gastar mais energia. Por isso, deixe-os arrefecer antes de colocá-los lá. Não encha muito o frigorífico para que o ar possa circular livremente entre os alimentos.

Não deixe as portas abertas durante muito tempo e feche-as bem. Garanta ainda que as borrachas das portas se encontram em boas condições e que a parte de trás destes eletrodomésticos esteja sempre limpa e bem ventilada, devendo realizar esta limpeza pelo menos uma vez por ano.

Ao comprar um frigorífico e/ou congelador, opte pelos modelos ecológicos, classe A+ ou A++, que lhe permitem poupar até 70%. Ajuste o termostato do frigorífico para uma temperatura de 5ºC e o do congelador para 18ºC.

Não acumule gelo e retire-o quando tiver atingido cerca de 3mm de espessura, para que assim consiga poupar até 30% de energia. Esvazie e desligue estes eletrodomésticos em caso de ausência prolongada.

20. Baixe o termóstato

conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem

No inverno, há dias em que mais uma peça de roupa não resolve o problema do frio e é muito difícil não ter o aquecimento central ligado. Mas sabia que se baixar o termóstato apenas um grau, vai reduzir a sua conta de energia em cerca de 3%? Este é outro dos conselhos de poupança que nem os mais avarentos conhecem e é uma das maneiras mais rápidas de poupar dinheiro sem prejuízo do seu conforto.

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].