Publicidade:

6 consequências do peso para a saúde

Há um ditado que diz 'cá se fazem, cá se pagam'. O nosso corpo leva-o a sério quando há peso a mais. Saiba quais as consequências do peso para a saúde.

6 consequências do peso para a saúde
Tome nota dos problemas que o excesso de peso pode provocar

O excesso de peso e a obesidade são problemas que afetam a sociedade portuguesa. Segundo dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), mais de metade da população adulta em Portugal tem excesso de peso. Neste e noutros temas, é válido o ditado: mais vale prevenir do que remediar. Para chamar a atenção para a importância da prevenção, destacamos neste artigo as consequências do peso para a saúde.

Consequências do peso para a saúde que deve conhecer


É importante perceber que, para sofrer as consequências que apresentamos em baixo, não é necessário ser-se obeso. De acordo com o que alerta a DGS, “os riscos para a saúde existem mesmo com um pequeno aumento de peso dos indivíduos e não apenas naqueles excessivamente obesos”.

1. Potencia o aparecimento de doenças

diabetes

O excesso de peso e obesidade tem implicações sérias em doenças como:

  • Diabetes;
  • Doenças cérebro-cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral e o Enfarte Agudo do Miocárdio);
  • Patologia osteoarticular (distúrbio ao nível das articulações);
  • Generalidade dos cancros.

Esta panóplia de problemas pode mesmo levar à morte precoce. Às consequências do peso para a saúde estão também associadas doenças como a hipertensão arterial, dislipidemia (excesso de gorduras no sangue) e a doença do refluxo gastroesofágico.

2. Afeta a qualidade de vida

consequências do peso para a saúde

Quem tem excesso de peso, mesmo que não tenha nenhuma patologia associada, sofre de uma série de sintomas isolados que afetam a sua qualidade de vida. Falamos, por exemplo, de:

  • Cansaço fácil;
  • Sudorese excessiva;
  • Dores osteoarticulares e/ou musculares.

Estas queixas são, muitas vezes, originadas apenas pelo efeito da força da gravidade.

3. Prejudica a qualidade do sono e dificulta a respiração

consequências do peso para a saúde

Geralmente, quem tem excesso de peso sofre de uma doença que se chama apneia do sono. Esta patologia caracteriza-se por breves e repetidas paragens respiratórias durante o sono. Estas dificuldades respiratórias podem ser causadas, por exemplo, pela diminuição do volume e capacidade ventilatória e pelo aumento do trabalho do diafragma.

4. Leva à diminuição da autoestima e até mesmo à depressão

excesso de peso

Estes problemas emocionais são, muitas vezes, originados pela rejeição social num contexto atual em que há uma supervalorização cultural da estética.

5. Causa distúrbios hormonais

consequências do peso para a saúde

No caso das mulheres, por exemplo, há um aumento da produção de androgénios (hormonas masculinas), o que pode ocasionar hirsutismo (aumento de pelos terminais nas mulheres em áreas anatómicas características da distribuição masculina), irregularidades menstruais, infertilidade e o aumento do volume da glândula ovárica.

6. Causa problemas dermatológicos

consequências do peso para a saúde

Outra das consequências do peso para a saúde diz respeito à nossa pele. É que o excesso de peso leva a doenças como a acne, provoca o aparecimento de estrias, pode levar ao surgimento de micoses, por exemplo, na zona das virilhas ou das axilas, entre outros distúrbios.

Dicas para prevenção do excesso de peso


Voltamos ao ditado: mais vale prevenir do que remediar. O que podemos fazer para prevenir o excesso de peso e obesidade? O que podemos fazer para evitar estas consequências do peso para a saúde?

1. Ter uma alimentação saudável e equilibrada (por exemplo, evitando fast food, consumindo pelo menos 400 gramas por dia de vegetais e frutas, reduzindo o consumo de sal e de açúcar);

2. Praticar regularmente atividade física (não significa que tenha de frequentar um ginásio, pode sempre apostar em caminhadas regulares a passo acelerado);

3. Esteja atento ao seu Índice de Massa Corporal para saber se está dentro dos valores normais.

Veja também: