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Consultório do nutricionista: alternativas saudáveis

Há várias alternativas saudáveis que pode pôr em prática à sua mesa. Descubra como substituir alimentos aumentando os seus benefícios, sem perder sabor.

Consultório do nutricionista: alternativas saudáveis
Já trocou o pão branco por pão escuro?

Muitas vezes, desculpamos as más escolhas alimentares que fazemos com o facto de não existirem alternativas saudáveis para elas. No entanto, tal não é inteiramente verdade… A nutricionista Joana Pereira ensina-nos como substituir produtos menos ricos em termos nutricionais por opções mais equilibradas e igualmente saborosas.

Mude os maus hábitos hoje mesmo com as sugestões da especialista.

Consultório do nutricionista: alternativas saudáveis


Alternativas saudáveis

Croissant/pão de formar x Pão de mistura/integral

Opte por pães escuros, pois têm maior teor de fibra e menor teor de gordura, evitando as farinhas menos refinadas.

Ice tea x Chá

Faça o seu próprio chá em casa e beba-o quente ou frio, sem açúcar – fugindo assim aos aditivos nefastos dos refrigerantes comercializados.

Chocolate branco x Chocolate negro

Privilegie o chocolate negro com teor de cacau superior a 70%, uma vez que o seu teor de gordura é menor e contém uma quantidade de açúcar inferior.

Natas x Queijo quark

Experimente usar queijo quark ao invés de natas e verá como é possível obter a mesma cremosidade, com menor teor de gordura e maior teor proteico.

Polpa de tomate de compra x Polpa de tomate caseira

Use tomate congelado ou bem maduro e faça a sua própria polpa de tomate. Assim, evitará as doses elevadas de açúcar, sal e de outros aditivos que compõem a polpa de tomate de pacote.

Snacks de batatas fritas x Legumes desidratados

Substitua as batatas fritas, ou outros snacks fritos, por legumes desidratados, diminuindo de imediato os níveis de gordura ingeridos.

Iogurte com pedaços de compra x Iogurte natural com fruta fresca

Compre iogurte natural, em vez de iogurte com pedaços, e adicione-lhe você mesmo um puré de fruta caseiro ou fruta fresca cortada aos bocados. Esta é uma solução igualmente saborosa, mas com menor teor de açúcar e aditivos.

Sal x Sal com ervas aromáticas

Misture ervas aromáticas no seu sal de cozinha e verá que, com uma menor quantidade de sal, conseguirá aromatizar os seus pratos e dar-lhes ainda mais sabor.

As sugestões da especialista Joana Pereira mostram-nos como pode ser simples e prazeiroso trocar os produtos mais calóricos, por alternativas saudáveis e super saborosas. Aprenda agora connosco a fazer a sua própria polpa de tomate.

Receita de polpa de tomate caseira


Polpa de tomate com ervas aromáticas

Polpa

Ingredientes
5 kg de tomates maduros
4 dentes de alho
1 cebola
½ pimento vermelho
Orégãos, manjericão, tomilho, azeite e salsa, a gosto
Sal e pimenta, q.b.

Modo de Preparação

  1. Numa tacho, coloque um fio de azeite e a cebola cortada em meias luas.
  2. Quando estiver macias, junte os alhos picados.
  3. Deixe refogar, adicione os tomates partidos em quartos e o pimento e deixe cozinhar até os tomates estarem desfeitos.
  4. Rale no passe-vite para desfazer as peles e as sementes do tomate e volte a colocar na panela.
  5. Tempere com sal e pimenta e acrescente as ervas aromáticas.
  6. Cozinhe em lume médio, mexendo de vez em quando, até reduzir para a metade.
  7. Congele ou guarde em frascos esterilizados.

As alternativas saudáveis existem, são saborosas e, sobretudo, acessíveis. Por isso, não há mesmo desculpa para não as adotar nas suas refeições do dia a dia. Siga as indicações da Drª Joana Pereira e comece ainda hoje a fazer escolhas mais equilibradas, pelo seu bem estar e pelo seu organismo.

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