Publicidade:

5 apps para controlar o PC através do smartphone

Sabia que é possível controlar o PC através do smartphone? Sim, tudo o que precisa é de ter instalada uma app para o efeito. Veja o passo a passo.

5 apps para controlar o PC através do smartphone
Em Android e iOS

Tem o seu computador pessoal longe, precisa de o utilizar e não quer dirigir-se a ele? Não se preocupe, porque nós temos a solução. Tudo o que precisa de fazer é ter uma das aplicações que lhe apresentamos para controlar o PC através do smartphone.

Como controlar o PC através do smartphone


controlar pc atraves smartphone

Independentemente do telemóvel que tenha, e do seu sistema operativo, tudo aquilo que precisa para controlar o computador através do mesmo é de uma aplicação específica e de uma ligação Wi-Fi. Em primeiro lugar, é importante que os dois dispositivos estejam ligados à mesma rede para que consiga levar a cabo esta simples tarefa.

Dito isto, saiba que, tendo essa ligação feita, pode fazer praticamente tudo aquilo que faz, efetivamente, no computador, mas a partir de um dispositivo externo. Pode, por isso, utilizar o telemóvel como rato ou teclado e, assim, navegar na Internet, escrever e-mails e pausar a série que está a ver na Netflix.

Assim sendo, consulte a lista de apps que lhe permitem controlar o PC através do smartphone, onde pode encontrar apps disponíveis em ambas as stores.

Google Chrome Remote Desktop

Se o Google Chrome é o browser que utiliza no computador, esta é a aplicação que melhor irá funcionar consigo. Graças à sua simplicidade, este é um dos softwares mais usados. Ainda assim, implica um processo que tem de concluir em duas fases, digamos assim – isto porque tem de instalar, em primeiro lugar, a extensão do Google Chrome Remote Desktop  no seu computador (compatível com Windows e MacOS).

Após essa instalação, deve fazer o download da app propriamente dita no seu smartphone, na Play Store ou na App Store. A app é gratuita e permite que navegue no browser a partir do seu telemóvel, mas não só, já que pode também aceder a ficheiros e assumir outros controlos.

Microsoft Remote Desktop

Pelo nome, já percebeu, certamente, a compatibilidade desta app. Contudo, ainda que só funcione com computadores Windows, está disponível, também, para Android e iOS. Assim sendo, tudo o que precisa é de ter um computador compatível para que o possa controlar remotamente a partir do telemóvel.

À semelhança do que acontece com a app anterior, também neste caso tem, primeiro, de configurar o seu computador para que, mais tarde, o possa controlar remotamente a partir de outro dispositivo.

VNC (Virtual Network Client)

O VNC já é utilizado há bastante tempo, sobretudo por engenheiros e informáticos, muito antes dos smartphones serem aquilo que hoje são. Na verdade, trata-se de um protocolo antigo que se foi adaptando e que, hoje em dia, está disponível em forma de app.

Ainda que sob diferentes designações, o VNC está disponível para AndroidiOS e Windows Phone. No entanto, tenha em atenção que este é um sistema que exige um nível ligeiramente mais avançado de conhecimento. Ou seja, se não souber como obter o endereço de IP do seu computador, por exemplo, talvez seja melhor optar por outra das apps desta lista.

Remote Mouse

Esta é a aplicação mais simples para controlar o PC através do smartphone até agora. Ao contrário das restantes, neste caso não lhe é possibilitado tanto controlo, já que a app só lhe dá acesso ao controlo do rato e do teclado, sendo que tem de ter o ecrã do seu computador à vista (obrigatoriamente). Esta aplicação permite um controlo mais básico, sendo que algumas funcionalidades só estão disponíveis na versão paga da mesma.

Antes de tudo, deve primeiro instalar o servidor no computador que vai ser controlado (que pode ser Windows, MacOS ou Linux). Depois, basta instalar a app em Android ou iOS.

Unified Remote

O Unified Remote é uma app paga, mas que vale a pena em comparação com as funcionalidade que oferece, já que obtém um controlo praticamente total a partir do seu smartphone ou tablet. Para além de permitir que controle o iTunes ou o Spotify, por exemplo, deixa-o também executar comandos de voz.

Para Android, há uma versão totalmente gratuita e outra completa, que custa 4,49€, pelo que tem, obrigatoriamente, de instalar outra app se quiser fazer o upgrade. Em iOS, o download é gratuito, sendo que pode depois desbloquear as restantes funções diretamente a partir da aplicação. Por 3,99€ pode também comprar esta app no Windows Phone.

Outras opções para controlar o PC a partir do smartphone

Se, porventura, procura uma solução mais profissional, e mais cara, saiba que também existem opções que vão, certamente, ao encontro das suas necessidades. Dois exemplos de sistemas do género são o Splashtop e o TeamViewer, que oferecem funcionalidades muito úteis para empresas, por exemplo, e que são dedicadas a um contexto diferente.

Tanto um como outro software oferecem um período de experimentação gratuito, dispondo depois de diferentes planos de pagamento consoante aquilo que procura e quer gastar.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.