Publicidade:

Controlo parental: 2 dicas fundamentais para proteger o seu filho

Efetuar controlo parental é essencial nos dias que correm. Apresentamos-lhe algumas medidas para que possa estar seguro de que o seu filho está protegido.

Controlo parental: 2 dicas fundamentais para proteger o seu filho
Saiba como pode proteger o seu filho

Gostaria de fazer controlo parental de modo a proteger mais os seus filhos, mas não sabe que medidas pode tomar? Este é um assunto de extrema importância e que preocupa todos os pais. Por esse motivo, apresentamos-lhe algumas medidas de controlo parental que poderá seguir e, dessa forma, proteger o seu filho, restringindo-lhe o acesso a conteúdos considerados nocivos e, ao mesmo tempo, cobrindo outros aspetos essenciais à vida saudável de quem mais ama. São dicas essenciais, e que pretendem manter também a harmonia familiar.

2 medidas essenciais para controlo parental na internet


controlo parental

1. Controlar o acesso em dispositivos móveis

Tanto em tablets como em smartphones pode aceder ao Google Play. Pode aceder a este link para saber como pode controlar o acesso a conteúdos online. Poderá também usar apps dedicadas ao controlo parental, como a Norton Family, que tem a vantagem de ser uma multiplataforma (Android, iOS e Windows). Ver app >>

2. Usar o Windows para controlo parental

Se ainda usa o Windows 7, saiba que também possui ferramentas de controlo parental, aplicável a quase todos os parâmetros para o Windows 8.1 e 10. Contudo, há uma exceção que deverá ter em consideração: não tem filtros para endereços Web.

Deverá seguir os seguintes passos, de modo a efetuar controlo parental:

  1. Iniciar > Painel de Controlo
  2. Em Contas de Utilizador e Segurança Familiar, clique em Configurar restrições de acesso para qualquer utilizador, onde poderá ter de inserir a palavra-passe de administrador.
  3. Clique na conta de utilizador padrão para a qual deseja definir Restrições de Acesso. Se esta ainda não estiver configurada, clique em Criar uma nova conta de utilizador (selecione uma conta sem privilégios de administração).
  4. Em Restrições de Acesso, clique em Ativado > impor definições atuais. Desta forma, poderá definir limites de tempo, tipos de jogos de acordo com a faixa etária; e quais os programas que são permitidos.

Outras medidas importantes no controlo parental


1. Amizades

Conheça de perto os amigos do seu filho, de modo a poder saber se será ou não uma boa influência no seu comportamento. Paralelamente, quando surge uma amizade nova, esteja atento ao comportamento do seu filho, verificando se não se altera para pior. Se for para melhor, sinal de que é uma ótima influência.

2. Alimentação

Se pretende que o seu filho se alimente bem, quando ainda é pequenino, prepare-lhe o lanche de casa, com alimentos saudáveis e certifique-se de que, se não almoçar em casa, terá um bom local para almoço – como a casa dos avós ou um ATL de qualidade. Quando for mais crescido, caso não possa fazer-lhe o almoço, converse com o seu filho sobre a necessidade de ter hábitos alimentares saudáveis, fugindo a alimentação de pouca qualidade, como fast food.

Tendo tudo isto em consideração, nunca se deverá esquecer de que a primeira medida de controlo parental passa sempre pela forma como educa o seu filho. A partir daqui, medidas adicionais como as apresentadas acima deverão também ser implementadas, de modo a garantir a segurança e bem estar do seu filho.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.