Publicidade:

Como converter um PDF em JPEG e em Word

Não sabe como converter um PDF num ficheiro JPEG ou Word? Há várias formas de o fazer e neste artigo explicamos-lhe como o pode fazer em Mac e Windows.

Como converter um PDF em JPEG e em Word
Não desespere: este guia vai ajudá-lo

É uma das “tarefas” que mais dúvidas tem causado desde que existem computadores: como converter um PDF num ficheiro diferente? Acredite, é muito simples, e de seguida explicamos-lhe como pode converter o ficheiro em formato JPEG e num documento Word.

Como converter um PDF em JPEG


Por definição, um documento PDF é o mais indicado para impressões e, seja por que razão for, pode querer ter o mesmo ficheiro em formato JPEG – isto é, em imagem. Tanto os computadores Windows como os macOS permitem que o faça sem recorrer a terceiros programas e aplicações. Veja como seguida.

homem usa o computador

Converter um PDF no Windows

Para facilitar a tarefa, vamos ter em consideração o Windows 10 e não as versões anteriores a essa. Assim sendo, existem duas formas muito seguras de o fazer, sem ter de procurar softwares disponíveis para download na Internet – cujos programadores não conhece e que podem facilmente infetar o seu computador com vírus.

A forma mais simples para converter um PDF em JPEG no Windows é através do Acrobat, um programa que, se não tiver instalado no computador por definição, consegue facilmente instalar. Para além de ser muito simples de usar, permite que converta um documento inteiro de uma só vez, ao contrário de uma página de cada vez:

  1. Abra o ficheiro que quer converter no Acrobat;
  2. No menu do lado direito, escolha “Exportar PDF”;
  3. Selecione “Imagem” e, de seguida, “JPEG”;
  4. Na caixa de verificação, não selecione a opção “Exportar todas as imagens” e carregue em “Exportar”;
  5. Escolha o local onde quer guardar o ficheiro, dê-lhe um nome e guarde as alterações.

Há outra forma de converter um PDF no Windows, mas desta vez através de uma aplicação que encontra na Windows Store. Assim tem a certeza de que o download é seguro, para além de gratuito. Procure a app “PDF to JPEG” e instale-a. Depois, siga estes passos:

  1. Abra o programa e, na barra superior, carregue em “Selecionar Ficheiro”;
  2. Na janela que abre de seguida, escolha o ficheiro PDF que quer converter;
  3. Carregue em “Converter” e encontre o seu JPEG na mesma pasta onde tinha o PDF.

Converter um PDF no macOS

Se tiver um computador Mac, o processo é, também ele, bastante simples – mudam os softwares, mas a lógica mantém-se. De igual forma, existem duas formas de converter um PDF em JPEG e, em primeiro lugar, está a Pré-Visualização, um programa que já vem instalado em qualquer Mac:

  1. Abra o PDF usando a Pré-Visualização;
  2. Do lado esquerdo, selecione a página que quer converter;
  3. Na barra superior, carregue em “Ficheiro” e depois em “Exportar”;
  4. Uma janela irá surgir, onde deve escolher o JPEG como formato de exportação – pode ainda definir a qualidade e resolução que pretende;
  5. Escolha o local de gravação, dê um nome ao ficheiro e guarde as alterações.

Tal como acontece com os computadores Windows, também é possível converter um PDF em JPEG através do Acrobat DC, sendo que o processo é exatamente o mesmo.

Como converter um PDF em Word


mulher usa o computador

Sabemos que, na ordem inversa, é muito simples guardar um ficheiro Word em PDF – e ao contrário? Também é possível, mas neste caso vai ter mesmo de recorrer a programas externos para o fazer, uma vez que nenhum dos sistemas operativos mencionados anteriormente contempla tal hipótese. De seguida, encontra os melhores softwares para converter um PDF em Word:

WPS PDF to Word Converter

Este programa é gratuito, mas só funciona em Windows, tendo como única limitação o facto de só converter até 5 páginas. A partir daí, terá mesmo de comprar o programa na sua versão mais completa.

Wondershare PDFElement

Apesar de ter a sua versão paga, também pode utilizar este programa na sua opção trial – tanto em Windows como em macOS. Para além de muito intuitivo, este software também permite converter outro tipo de ficheiros.

Free Online OCR

Este programa não tem de ser instalado, pelo que funciona totalmente online. Para além de exportar com muita qualidade, também permite que edite o texto mais tarde.

Nitro PDF to Word Converter

Também este é um programa que funciona totalmente online, tendo a vantagem de converter até os documentos mais pesados.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.