Publicidade:

Quer cortar o cabelo sozinha? Temos algumas dicas importantes

Está com o orçamento limitado? Falta de tempo para ir ao cabeleireiro? Mostramos algumas dicas para cortar o cabelo sozinha, sem resultados desastrosos. Vai arriscar?

Quer cortar o cabelo sozinha? Temos algumas dicas importantes
Os cortes feitos em casa não têm que ficar um desastre

Com as ferramentas certas e muita paciência, poderá cortar o cabelo sozinha e ficar com um penteado bastante decente.

Com as dicas que iremos partilhar consigo, esqueça as idas de urgência ao cabeleireiro. Apenas deve ter em conta que é necessária alguma precaução, principalmente se desejar um corte muito certo e alinhado, ou se decidir passar de um cabelo muito longo para um corte bem mais curto.

Espreite os tipos de corte que pode fazer em casa e veja o passo a passo de algumas técnicas.

Tipos de corte feitos em casa


Para quem gostaria mudar um pouco de visual, uns centímetros a menos no comprimento poderão não ser suficientes para as alterações desejadas. Como tal, atente a diferentes cortes de cabelo que pode fazer em casa e saiba como torna-los realidade.

cortar o cabelo sozinha

1. Escadear o cabelo

Para cortar em camadas, prenda o cabelo e puxe as extremidades para a frente da cara. Deverá aparar as pontas de uma só vez, na quantidade desejada. Quando soltar o cabelo, obterá o escadeado desejado.

2. Cortar o cabelo em V

O corte de cabelo em V é um dos penteados mais desejados nas últimas estações. As pontas ficam mais compridas do que a parte de trás, quase imitando mesmo a letra V. Divida o cabelo em duas partes exatamente iguais e penteie bem cada uma delas. Segure a parte que vai cortar em primeiro lugar, de forma bem firme, orientando para a lateral da cabeça. Corte o mais reto que conseguir. Faça o mesmo com a outra mecha de cabelo.

3. Cortar cabelo curto

Para melhores resultados, aconselhamos o recurso a dois espelhos para que possa ter uma visão de 360º de todo o cabelo. Escove bem o cabelo, prenda-o no topo da cabeça, enrole em formato espiral e corte. Não dê um grande corte de uma só vez. Vá cortando aos poucos até obter o comprimento pretendido.

4. Como cortar cabelo encaracolado

Apesar de ser um pouco mais difícil cortar um cabelo encaracolado do que um cabelo liso, não é, de todo, uma tarefa impossível. Lave o cabelo, retire o excesso de água, penteie todo para frente e amarre com um elástico, perto da testa. Escolha o comprimento em que deseja cortar, após esticar bem o cabelo e, nesse local, prenda novamente o cabelo com outro elástico – bem preso. A tesoura deverá estar posicionada na diagonal e deve cortar aos poucos até ficar como deseja.

Não corte demais, pois quando o cabelo secar, ficará ainda mais curto.

4 dicas para cortar o cabelo sozinha

Se vai arriscar nesta grande aventura que é cortar o cabelo sozinha, então, além de todo o nosso apoio moral, ainda que à distância, pode contar com as seguintes dicas, para simplificar todo o processo.

1. Cortar com o cabelo húmido

Não precisa de lavar o cabelo só para o cortar, pois basta tê-lo húmido, pulverizando com um pouco de água. Penteie bem e prenda-o com um rabo de cavalo no topo da cabeça, bem centrado e apertado.

2. Coloque-se em frente ao espelho

De preferência, um de grandes dimensões, permitindo-lhe ver toda a cabeça e afastando o risco de desastre.

3. A posição certa para cortar

Após posicionar-se de frente para o espelho, segure o cabelo para cima com a sua mão não dominante e prenda-o firmemente. Se o seu cabelo estiver muito estragado, recomendamos que corte pelo menos uns três centímetros. Se for apenas para acertar o corte, então, deverá cortar as pontas mais longas.

4. A primeira tesourada

Certifique-se de que tem uma tesoura bem afiada para este efeito e segure-a com a mão dominante, cortando o equivalente às suas necessidades.

Deve executar este passo de forma calma e tranquila, levando o seu tempo. Quando terminar, solte o cabelo e confirme se obteve o resultado desejado.

Por que deve cortar o cabelo?


cut hair2

Seja em casa ou no cabeleireiro, deverá cortar o cabelo com regularidade – nem que apenas para retificar as pontas -, sendo o período considerado ideal a cada três ou quatro meses. O corte é essencial para manter um cabelo bonito e saudável, de aspeto cuidado.

E, afinal, como saber ou decidir que está na altura de um novo corte? Se possui cabelo liso e ele fica seco e sem brilho, então está na altura de um encontro com a tesoura. O mesmo para cabelos encaracolados, que ficam crespos e ásperos.

Se tentar cortar o cabelo cozinha em casa com recursos às nossas dicas, diga-nos como correu a experiência. Bons cortes!

Veja também: