Publicidade:

Cada cara a sua barba. Descubra o corte perfeito para si

A barba é um elemento muito importante para a aparência geral de um homem. A forma como cuida dela e a estiliza pode mudar todo um visual e até a auto-estima. Saiba aqui qual o corte de barba adequado ao seu rosto.

Cada cara a sua barba. Descubra o corte perfeito para si
Dicas para saber a barba que mais o favorece

Não, não basta deixar crescer. Há várias questões a ter em conta em relação ao corte de barba que deve escolher. É preciso saber conjugar o estilo de barba com o corte de cabelo e saber escolher o formato que pretende dar ao seu rosto. Até porque não são todos iguais.

Cortes de barba: ideias para melhorar o seu visual


cortes de barba

Os comprimentos da barba

Rala – com pelos curtos e bem aparados
Média – pelos de comprimento médio que cobrem todo o rosto
Cheia – de maior extensão e volume
Longa – pelos longos, especialmente no sentido vertical

Os formatos da barba

Arredondada – linhas curvas que oferecem ao seu rosto um efeito arredondado (ideal se tem o rosto muito magro)
Quadrada – linhas retas bem delimitadas para acentuar as linhas do rosto, especialmente para quem tem queixo e maxilar mais anguloso
Triangular – linhas que formam um triângulo invertido, especialmente indicado se o seu objetivo é alongar o rosto

Depois de conhecer os diferentes comprimentos e formatos de barba, poderá escolher o corte ideal para si tendo em conta diferentes aspetos: o seu estilo de vida, o seu corte de cabelo, o tipo de rosto, objetivos em termos de visual, esconder ou realçar características do seu rosto.

Se tem rosto quadrado

Para quem tem o rosto quadrado, a barba ideal é completa, de modo ao não acentuar demasiado as linhas do rosto. Pode também optar pelo formato arredondado para suavizar as linhas próprias de um rosto quadrado.

Se tem rosto redondo

Para os homens com o rosto muito redondo, o ideal é usar barba cheia ou longa, dando especial enfoque à zona do pescoço, de forma a que o formato alongue o rosto. Para isso, pode optar pelo formato triangular, que favorece os rostos redondos, conferindo-lhes mais comprimento.

Se tem rosto triangular

Neste caso, o ideal é usar barba média ou cheia. O rosto triangular beneficia de uma barba que ocupe bem todo o rosto, deixando-o menos angular e mais harmonioso.

Se tem rosto oval

Quem tem rosto oval é claramente beneficiado porque todos os cortes e formatos ficam bem. Sendo assim, escolha aquele que se adapta melhor ao seu estilo de vida ou então pode ir variando para conseguir visuais sempre modernos e diferentes.

As conjugações entre o tipo de barba e o corte de cabelo também são muito interessantes e podem contribuir para um visual interessante. Por exemplo, se tem o cabelo comprido, é preferível usar barba rala, mas se tem um corte de cabelo muito curto ou até rapado, fica melhor com uma barba cheia ou mesmo longa.

Cuidados extra a ter com a barba


cortes de barba

Fonte: Unsplash/Ashkan Forouzani

Os produtos que utiliza para cuidar da sua barba também são importantes, pois uma barba cuidada precisa de estar bem hidratada, macia e bonita. O mercado já oferece um conjunto significativo de produtos que o ajudam a manter os pelos da barba hidratados e bonitos, como champôs, cremes de pentear, pomadas modeladoras ou mesmo pentes adequados para os diferentes tipos de barba.

Ainda que não seja muito difícil cuidar da sua barba em casa, o ideal é passar por um especialista de vez em quando, para conseguir os melhores resultados para o seu look. Se gosta de cuidar da sua imagem e se quer estar sempre no seu melhor, opte por pedir a opinião de um especialista para o ajudar a reconhecer, por exemplo, o seu tipo de rosto.

Veja também: