Publicidade:

Coursera: cursos online numa plataforma global

Coursera é uma plataforma online com uma vasta oferta de cursos em ambiente virtual. São mais de 2000 oportunidades para aprender.

Coursera: cursos online numa plataforma global
Conheça esta plataforma

Sabia que pode aceder a uma plataforma online e tirar um curso ou especialização ministrada por algumas das melhores universidades a nível mundial? A plataforma Coursera, fundada em 2012 por professores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, reúne, até agora, mais de 2000 cursos online e especializações em áreas como engenharia e medicina, passando ainda por matemática, negócios, marketing digital e ciências sociais.

A Coursera reúne cursos e especializações ministrados por universidades e institutos de todo o mundo – começando pela sua escola de origem, a Universidade de Stanford, e passando já por Yale, pela Universidade de Londres e de São Paulo, entre outras. A gigante do ensino online conta com cerca de 149 entidades parceiras, num total de 29 países, entre instituições e governos.

A plataforma garante, desde o início, instrutores qualificados para os vários cursos propostos e certificados de conclusão e mérito nos mesmos. O método de trabalho é completamente online e as aulas são dadas através de vídeos, trabalhos, projetos e relatórios, sempre acompanhados pelo instrutor e pelos próprios colegas. A discussão entre a comunidade educativa é incentivada.

Coursera: cursos e o seu modo de funcionamento


ALT curso coursera

A oferta formativa da plataforma divide-se em cursos, especializações e cursos com grau. Vamos focar-nos, sobretudo, nos cursos e especializações – isso porque reúnem uma oferta mais alargada.

Todos os cursos propostos têm uma duração entre 4 a 6 semanas e os preços variam de acordo com a formação ou especialização pretendida. Podem começar nos 29 dólares (cerca de 23 euros) e ir até aos 99 dólares (cerca de 80 euros ). Nas especializações, o intervalo de preços é mais reduzido. O objetivo é manter o rigor académico de uma forma mais acessível.

Os cursos existem em várias línguas, sendo uma delas o português do Brasil. A adesão na plataforma é gratuita e feita em dois registos: a nível individual ou em nome da sua empresa/associação. Depois disso, pode pesquisar cursos divididos pelas mais diversas áreas e matricular-se no(s) pretendido(s).

Ao selecionar o curso tem acesso a algumas informações: quem é o instrutor, em que língua é lecionado e em que idiomas estão disponíveis as legendas para os vídeos, o nível de dificuldade e a carga horária. Ao matricular-se, tem direito a 7 dias gratuitos, sendo que, depois, cada curso apresenta a sua propina.

Pode, também, explorar as possibilidades que o Coursera oferece de tirar um mestrado ou um MBA.

Sugestões de cursos Coursera

Por que não tirar partido da oferta formativa desta plataforma e melhorar o seu currículo? Deixamos-lhe alguma sugestões:

Do que está à espera para ir conhecer a Coursera e turbinar o seu currículo?

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.