Publicidade:

12 coisas que precisa experimentar na cozinha sueca do IKEA

Já conhece as maravilhas da cozinha sueca do IKEA? Há várias iguarias diferentes da carne ao peixe, sem esquecer do marisco. Experimente!

12 coisas que precisa experimentar na cozinha sueca do IKEA
Saborosas iguarias da Suécia

A cozinha sueca não está a mais de 3,5 mil quilómetros. Nem a 38 horas de distância, tempo que demoraria a percorrer estes quilómetros todos de carro. Muito pelo contrário, está bem perto em qualquer IKEA deste país. E chegou para ficar, como comprovam os milhares de elogios que a cadeia sueca de móveis tem recebido. Conheça 12 coisas que precisa experimentar na cozinha sueca do IKEA.

12 coisas para experimentar na cozinha sueca do IKEA nas próximas compras


Carne

Allemansrätten

As Allemansrätten, as almôndegas da cozinha sueca, do Ikea tornaram-se numa espécie de ex libris desde que começaram a ser vendidas. Descongeladas previamente ou saindo do congelador na hora, estas almôndegas são verdadeiramente deliciosas e facilmente confecionadas no forno, no micro-ondas ou no fogão. Há com carne de vaca, porco ou frango.

Köttbullar Med Potatismos

O nome diz tudo, certo? O Köttbullar Med Potatismos é um puré de batatas acompanhado por almôndegas que se torna numa boa e saborosa refeição numa questão de segundos. Pode ser servido simples ou com um molho ou uma compota que o tornem verdadeiramente único.

Pyttipanna Kyckling

O Pyttipanna Kyckling é uma espécie de carne de porco à alentejana com um toque verdadeiramente sueco. Não há ameijoas, mas há pedaços de batatas cortadas em cubos com pedaços de frango fritos.

Peixe

salmao

Sjörapport

Com casca ou sem casca, um camarão cai sempre bem. No IKEA, felizmente, há camarões já sem casca para quem não gosta de ter tanto trabalho. Com o mesmo nome há ainda o salmão vendido de formas bastante distintas. Há lombo de salmão, lombo de salmão fumado a frio, salmão curado, salmão curado fumado a frio, salmão fumado a frio, salmão fumado a quente… Há quem diga que a cozinha sueca é mesmo a rainha da preparação do salmão! Tal como a portuguesa do bacalhau, provavelmente.

Pão

Knackebröd Flerkorn

Um pão crocante feito a partir de vários cereais que se tornaram também numa verdadeira referência da cozinha sueca. É indicado para o pequeno-almoço ou para comer entre as refeições.

Skorpor Fullkorn

Bastante conhecidos em todo o mundo, estes pães suecos, torrados e estaladiços, vão bem com qualquer tipo de acompanhamento. E até mesmo com algumas refeições como sopa, por exemplo.

Bröd Mjukkaka

Há um tipo de pão no norte da Suécia bastante saboroso e ainda algo desconhecido em Portugal. Um pão ártico que pode ser servido com várias coberturas.

Sobremesas, bolos e bolachas

quequesFonte: PxHere

Muffinsmix Choklad

O nome diz tudo, certo? Ou quase tudo. Vários queques de chocolate que podem ser preparados de forma simples e rápida. Depois, é só adicionar o que quiser.

Kanelbullar

Os Kanelbullar são bolos de canela feitos com massa de trigo que vão ao forno durante 15 segundos e se tornam numa verdadeira delícia para acompanhar um bom lanche com chá ou café.

Bebidas

smoothie

Munsbit

Na cozinha sueca do IKEA o grande destaque recai sobre os Munsbit, deliciosos smoothies de aveia com sabores a frutos vermelhos ou pêra e maçã. Smoothies de origem vegetal que caem bem a qualquer hora.

Doces e aperitivos

Choklad

Na cozinha sueca há mil e uma variedades de chocolate. Ou pelo menos quatro, vá. Há choklad ljus, como quem diz chocolate de leite, choklad mörk, como quem diz chocolate preto, choklad mörk 70% que é chocolate preto 70%, e choklad nöt, com avelãs.

Potatischips

Há ainda batatas fritas confecionadas à moda sueca. As gräddfil & lok são fritas com natas azedas e cebolas, tornando-se em batatas verdadeiramente deliciosas. Há ainda batatas salteadas, fritas e com sal.

Veja também: