Publicidade:

8 ideias para criar cozinhas intemporais

A grande vantagem das cozinhas intemporais é que estão sempre atuais. Saiba como transformar a sua, sem grandes dificuldades.

8 ideias para criar cozinhas intemporais
Aposte em elementos que nunca saem de moda

Cozinhas intemporais e à prova de tendências são sempre uma boa aposta. Desde apontamentos mais pequenos a mudanças de raiz, caso esteja a equacionar uma grande remodelação, há coisas que pode fazer para adaptar o seu espaço a este conceito.

A boa notícia é que não há impossibilidades quando falamos de cozinhas intemporais. Com áreas grandes ou pequenas, muita ou pouca luz, em forma quadrangular ou retangular, qualquer cozinha pode ser pensada para resistir ao teste do tempo. Basta ter alguns aspetos em conta, no momento de projetar ou renovar a sua.

Cozinhas intemporais: conheça os estilos que não passam de moda


cozinhas intemporais

A cozinha é uma das divisões da casa mais utilizadas no dia a dia, o que só por si, já é motivo suficiente para se apostar em bons materiais e fazer algum investimento. Mais ainda, se pensarmos que é lá que preparamos tudo o que comemos diariamente.

Também tem de ser um espaço onde nos sentimos bem e ao contrário do que pode pensar, merece ser decorado como qualquer outra divisão da casa. Até porque muitas famílias não só confecionam, como fazem as suas refeições na cozinha.

Independentemente do estilo que mais gosta ou das tendências decorativas que vai seguindo, é importante que decore e conceba este espaço de forma a que não se ‘canse’ rapidamente dele e a que não esgote a sua atratividade. E isto só se consegue com cozinhas intemporais, ou seja, cozinhas que são criadas e construídas com alguns elementos que nunca saem de moda.

Podem ser modernas, mais clássicas, mais chiques, mais rústicas ou mais industriais, mas se tiverem alguns apontamentos atemporais, nunca falham. Aponte alguns deles.

1. Clássicas com design moderno

cozinhas intemporais

Com esta opção, não há como falhar. Cozinhas clássicas mas com um toque moderno ou contemporâneo são cozinhas intemporais e que ficam bem em qualquer casa. Geralmente com tons de branco em abundância, este tipo de cozinhas tem armários bem simples, sem grandes puxadores ou cores vivas, contrastando depois com algum outro elemento como o chão, uma das paredes ou um apontamento decorativo noutras cores.

O ambiente criado com este tipo de cozinha é um ambiente sóbrio, relaxante, com linhas simples e com o maior aproveitamento de luz natural possível.

2. Bancadas tradicionais de madeira

cozinhas intemporais

Seja qual for o tipo de frentes de móvel que escolheu para a sua cozinha, colocando bancadas em madeira já está a aplicar um apontamento intemporal ao seu espaço. Além de criar um grande impacto visual.

Esta opção tem, no entanto, desvantagens. Em termos de manutenção é bem mais complicada do que uma pedra (por ter um desgaste mais rápido) e necessita também de maiores cuidados de limpeza e de higiene, uma vez que a madeira pode ser um grande foco de acumulação de bactérias. Uma forma de ‘contornar’ a situação é através da aplicação de uma camada protetora e antibacteriana por cima da madeira.

3. Cozinhas brancas e iluminadas

Aposte no branco e nunca saia desiludido! Alguma vez pensou em ter uma cozinha completamente branca? Ou acha que o resultado final não será muito bom? Acredite, fica impecável, além de nunca sair de moda. Ideal para divisões mais pequenas, a utilização do branco como cor predominante na cozinha enfatiza o efeito de design ultra moderno e torna o espaço mais clean e refrescante.

4. Mistura de tonalidades

cozinhas intemporais

Sim, também é possível ter cozinhas intemporais, misturando tonalidades. Só é preciso cuidado na escolha de cores a juntar! Usar diferentes tons de branco e bege pode ser uma das alternativas. Os tons mais avermelhados ou acastanhados, coordenados com outros mais suaves é também uma opção. Assim, pode tornar o espaço dinâmico, sem perder o charme e a modernidade.

5. Um pouco de brilho

cozinhas intemporais

Se gosta de ver algum ‘bling bling’, não fique triste. É possível adaptar esta característica a cozinhas intemporais. Ao utilizar móveis com portas e gavetas lacadas já está a introduzir brilho, sem exageros e com traço intemporal.

Mas atenção, os móveis vidrados e lacados são muito difíceis de manter no dia a dia. Todas as dedadas e marcas de uso ficam visíveis. É necessário um reforço na limpeza e manutenção. Se tem uma família numerosa, com muitos elementos a fazerem uso da cozinha, esta pode não ser a solução ideal.

6. Piso com mais cor

Como já referimos, uma cozinha moderna quer-se quase minimalista, sem grandes adereços ou ousadias em termos de mobiliário. O que depois pode fazer para torná-la mais personalizada e com mais alma é incorporar detalhes de outro estilo. Colocar móveis mais standard, mas também apostar num chão a imitar azulejo antigo, por exemplo, é uma opção que funciona muito bem e surpreende tudo e todos.

7. Ilhas ou penínsulas

cozinhas intemporais

As ilhas nas cozinhas surgiram mais nos Estados Unidos mas são uma tendência que se alastrou a todo o mundo. Além de tornarem um espaço bem mais interessante do ponto de vista do design, elas têm uma vantagem acrescida: a funcionalidade e praticidade para o dia a dia.

E se tem uma cozinha pequena também é possível, recorrendo ao planeamento e imaginação (com uma península ou uma ilha mais reduzida, por exemplo).

8. ‘Backsplash’

cozinhas intemporais

Outro apontamento que torna a cozinha num espaço mais moderno é a aplicação de um backsplash. E o que é isto? É, basicamente, aquele espaço na parede entre os móveis superiores e inferiores, onde está normalmente a banca da cozinha. Azulejo vidrado branco, placas de vidro colorido, pastilha ou outro revestimento mais arrojado são algumas das opções que nunca falham.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação