Publicidade:

Crédito com nome no Banco de Portugal: o que fazer?

Precisa de um crédito, mas tem o nome na lista negra do Banco de Portugal? Saiba quais as alternativas para conseguir crédito com nome no Banco de Portugal.

Crédito com nome no Banco de Portugal: o que fazer?
Conheça as opções para conseguir crédito

Os índices económicos têm melhorado e as agências de rating começam a recuperar a confiança em Portugal, mas muitas famílias portuguesas continuam a falhar com os compromissos económicos. Será que é possível obter crédito com nome no Banco de Portugal (BdP)? Será que essas são as melhores opções?

Crédito com nome no Banco de Portugal: saiba 0 que fazer


Na prática, o Banco de Portugal tem uma “lista negra” com o nome de todos os contribuintes que não cumprem com as obrigações estabelecidas nos respetivos contratos de crédito.

Se, por algum motivo, não consegue garantir o pagamento do valor acordado com a instituição de crédito, o seu nome passará a estar incluído nesta lista, que pode ser consultada através da Central de Responsabilidade de Crédito.

O que é a Central de Responsabilidade de Crédito?

Na prática, a Central de Responsabilidade de Crédito agrega todos os dados sobre os créditos contraídos no nosso país através das instituições bancárias.

As entidades credoras usam esta Central de Responsabilidade de Crédito para verificarem o histórico do potencial cliente, avaliando se devem (ou não) conceder o crédito.

pedir credito

Opções para obter crédito com nome no Banco de Portugal


Crédito pela internet

É possível obter crédito com nome no Banco de Portugal. Muitos portugueses procuram soluções rápidas e optam pelos créditos pela Internet (Cofidis, Cetelem, Barclays ou Credibom). Basta apenas preencher o formulário disponibilizado e esperar pela resposta que chega entre 24 horas a 48 horas depois do pedido.

Se quiser avançar com este tipo de crédito, saiba que:

  • Não deve pagar qualquer tipo de comissão pela avaliação do processo;
  • Estas consultoras não têm meios legais de pré-aprovar qualquer pedido de crédito (apenas de aumentar a respetiva probabilidade de aprovação).

Crédito a particulares

Se quer ter crédito com nome no Banco de Portugal pode, ainda, pedir empréstimo a particulares. A melhor opção será a amigos e familiares de confiança.

Ainda assim, este tipo de empréstimos deve seguir diversas regras: se o valor do crédito for superior a 2500 euros, é necessário assinar um documento com todas as regras definidas para esse empréstimo (assinaturas devem ser reconhecidas por um solicitador ou notário). Nos empréstimos superiores a 25 mil euros, é necessário uma escritura pública num notário.

Quanto às taxas de juro no caso de empréstimo entre particulares, os valores são acordados entre ambas as partes, mas também devem respeitar algumas regras:

  • Empréstimo com garantia: não podem ser 3% superiores à taxa legal em vigor;
  • Empréstimo sem garantia: não podem ser 5% superiores à taxa legal em vigor.

Qual a melhor opção?

Os especialistas são unânimes: para conseguir crédito de forma simples e rápida, o melhor mesmo é garantir que o seu nome não faz parte da “lista negra” do BdP.

Para limpar o seu nome pode optar por estas duas opções:

a) Pagamento do valor em dívida: o caminho mais simples é pagar o montante em dívida o mais depressa possível. A partir do momento em que os montantes são pagos, a entidade credora avisa o BdP da situação e o seu nome deixa de constar da chamada “lista negra”;

b) Renegociação da dívida: se não tem meios para efetuar o pagamento na totalidade, poderá optar pela renegociação do montante em dívida;

Ainda é possível efetuar o pedido de insolvência, mas não é o mais aconselhável já que o BdP colocará o seu nome na base de dados de risco de crédito durante cinco anos enquanto “pessoa insolvente”.

Veja também: