Publicidade:

Crédito pessoal online: como fazer e cuidados a ter

Precisa de contratar um crédito pessoal online e não sabe por onde começar? Saiba aqui como funciona, quais os documentos necessários e os riscos inerentes.

Crédito pessoal online: como fazer e cuidados a ter
Saiba como funciona o crédito pessoal online

Solicitar um crédito pessoal online pode ser uma das maneiras mais cómodas de obter financiamento sem precisar de sair de casa. Com a maior utilização do homebanking, a variedade de bancos e instituições financeiras que disponibilizam a opção do crédito pessoal online também aumentou.

Com o ritmo de vida atual, utilizar as ferramentas online para tratar de questões burocráticas e financeiras optimiza decididamente o seu tempo. No entanto, existem algumas considerações a ponderar antes de contratar um crédito pessoal online.

Como solicitar o crédito pessoal online?

work

Solicitar um crédito pessoal online é relativamente simples: basta preencher um formulário disponibilizado pela instituição financeira escolhida. Este formulário faz uma simulação do prazo para pagamento de acordo com o montante solicitado. É necessário ainda inserir algumas informações, como os dados pessoais e, em seguida, finalizar o processo.

Caso a resposta da instituição financeira seja positiva, basta conferir os dados, imprimir o contrato, assinar e enviar pelo correio junto com as cópias dos documentos solicitados pela empresa.

Quando o pedido é validado, o valor é depositado na conta do cliente em poucos dias.

Documentos e condições

arquivo

Entre as condições impostas pelas financeiras, alguns documentos são essenciais para a finalização do contrato de crédito pessoal, nomeadamente:

  • Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão
  • Cartão de Contribuinte
  • Última declaração de IRS
  • Últimos 3 recibos de vencimento
  • Comprovativo de morada
  • Comprovativo de NIB

 

contract

Crédito pessoal online: cuidados a ter

Termos do crédito

Pedir e receber dinheiro emprestado pode ser muito fácil, mas é preciso ter consciência de que toda a quantia deve ser restituída. Portanto, é necessário ter em conta todas as condições do empréstimo, como a percentagem dos juros e o valor acrescido, prazo para o pagamento e outros detalhes contratuais.

Atenção aos adicionais

No contrato de crédito pessoal online, é comum existirem comissões e taxas adicionais a serem pagas. Um exemplo são as taxas extras cobradas relativas aos pagamentos atrasados. É importante ler com calma e atenção todos os detalhes do contrato.

Simulações

Com a variedade de ofertas de créditos pessoais, é imprescindível realizar simulações em mais de uma instituição. Assim é possível comparar juros, taxas e prazos.

Riscos a ter em conta

credito-pessoal-online

Solicitar um crédito pessoal online é um processo relativamente simples, mas exige grande responsabilidade – na medida em que pode gerar muitos problemas para a sua vida financeira, entre elas:

Restrição de crédito: quando o pagamento do crédito pessoal não for realizado, a ficha do cliente fica com a informação de incumpridor, isto inviabiliza o uso de cartões de crédito, cheques e até novos créditos pessoais;

Endividamento: é muito comum que os créditos pessoais se acumulem. Poderá ter de solicitar novo crédito para pagar o anterior e, assim, acabar por acumular juros, taxas e dívidas;

Penhora: é importante ter em mente que em casos de endividamento extremo pode ser executada a penhora dos bens do contratante. Caso contrate um crédito pessoal online e não consiga realizar os pagamentos, procure negociar a dívida com o credor o mais rápido possível.

Instituições financeiras às quais pode recorrer

 

Veja também: