Publicidade:

8 cuidados a ter com o motor novo

Afinal deve ou não fazer a rodagem? O que dizem as marcas sobre a primeira mudança de óleo? Saiba quais os cuidados a ter com o motor novo.

8 cuidados a ter com o motor novo
A rodagem e outros cuidados a ter com o motor novo

Os cuidados a ter com o motor novo eram, há alguns anos, bem mais delicados do que aqueles que devemos ter hoje. No entanto, a fiabilidade e os consumos de óleo e combustível serão bem menores se tivermos alguns cuidados nos quilómetros iniciais.

Não há muitos anos era comum, em países como Alemanha ou Inglaterra, vermos cartazes nas traseiras de alguns carros novos que diziam “em rodagem, ultrapasse por favor”, tais eram as baixas velocidades que os fabricantes aconselhavam a andar nos primeiros 5000 quilómetros.

Hoje em dia, os avanços tecnológicos, melhores lubrificantes e as melhores construções dos automóveis fazem com que os cuidados a ter com o motor novo não sejam tão “irritantes” para os outros condutores.

Apesar de tudo, nunca devemos confiar totalmente na tecnologia, e nos primeiros 1500 quilómetros de rodagem é importante circular com alguns cuidados.

8 cuidados a ter com o motor novo

1. Comece por acelerar suavemente nas primeiras dezenas de quilómetros

É importante fazer os lubrificantes circularem por todas as peças para garantir que estas “acamam” e não produzem alguns barulhos estranhos ao fim de algum tempo. Para além disso, vai também melhorar significativamente os consumos do seu carro ao longo do tempo.

2. Evite travagens bruscas nos primeiros 500 quilómetros

As pastilhas de travão precisam também de algum tempo até se acomodarem aos discos da viatura. Travagens bruscas vão fazer com que a vida útil dos calços de travões seja drasticamente reduzida, e vão fazê-lo gastar mais dinheiro a repô-las antes do que deveria. Este processo deve ser levado em contra sempre que colocar pastilhas de travão novas.

3. Se comprou um carro a gasóleo, evite passar as 3000 rotações por minuto nos primeiros 1500 quilómetros

Até a viatura atingir a temperatura ideal de funcionamento, mude as velocidades suavemente a baixas rotações. Quando atingir a temperatura ideal (à volta dos 90º), tente engatar a mudança seguinte sempre às 3000 rotações.

4. Se o seu carro novo for a gasolina, mantenha sempre as rotações abaixo das 3000

Depois dos primeiros 800 quilómetros, aumente o limite para as 4000 rotações até perfazer os 1500 quilómetros da rodagem inicial.

5. Verifique os níveis de lubrificantes com frequência

Nos primeiros quilómetros, é normal os motores consumirem mais óleo ou mais líquido refrigerante, uma vez que o metal com que são produzidas as peças não tem ainda lubrificante suficiente e produzem mais atrito e, por segurança, mais óleo é colocado em circulação para garantir que as peças trabalham na perfeição. Verifique o nível do líquido do radiador e do óleo pelo menos uma vez por semana.

Os consumos de óleo poderão ser mais altos do que o normal nos primeiros 10.000 quilómetros, mas tendem a diminuir ao longo do tempo.

6. Também são necessários cuidados com pneus novos

Os pneus quando são novos geralmente contêm alguns restos de resinas e óleos da sua produção que podem afetar a aderência nos primeiros momentos. No entanto, ao fim de 50 quilómetros os níveis de aderência devem estar regularizados. Este procedimento também deve ser sempre levado em conta quando coloca pneus novos no seu automóvel.

7. Se o seu carro tem um motor turbo, tenha em atenção a “regra dos 30 segundos”

Nos primeiros quilómetros de um motor turbo, este nunca deve ser apagado imediatamente a seguir à imobilização do carro. Deve deixar o motor trabalhar ao relanti pelo menos meio minuto, para garantir que a turbina é devidamente lubrificada enquanto diminui as rotações e arrefece.

8. Mude o óleo a primeira vez após 2.500 quilómetros

As marcas recomendam que mude o óleo após realizados os primeiros 2.500 quilómetros do carro, mesmo que utilize um óleo sintético capaz de fazer mais de 20 ou 30.000 quilómetros. O lubrificante original pode conter detritos da construção final do seu automóvel, o que pode afetar o bom funcionamento das partes móveis do motor.

Depois de feita a rodagem, ou seja, após os primeiros 1500 quilómetros, pode começar a desfrutar mais a sério da sua nova aquisição. Afinal, ter alguns cuidados com um carro novo não lhe traz nenhuma despesa, pelo contrário, até o ajudam a poupar dinheiro ao fim de algum tempo.

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: