Publicidade:

Conhece os principais cuidados a ter em quartos de crianças?

São os ‘10 mandamentos’ dos cuidados a ter em quartos de crianças, questões que deve mesmo assegurar para que o dia a dia seja mais tranquilo.

Conhece os principais cuidados a ter em quartos de crianças?
Com os pequeninos, todo o cuidado é pouco

Não é preciso dizer porque todos sabemos, mas não custa relembrar: criança é sinónimo de perigo latente – afinal, os mais novos conseguem tornar uma coisa aparentemente inofensiva num instrumento perigoso. Cabe a nós, adultos, tentar diminuir os riscos, incluindo em nossa casa. É por isso que reunimos os principais 10 cuidados a ter em quartos de crianças que o vão ajudar nesta tarefa.

Claro está que o facto de salvaguardar estes cuidados não garante que os acidentes não aconteçam: a vigilância é sempre essencial e obrigatória.

10 cuidados a ter em quartos de crianças: tome nota


Cómodas aparafusadas à parede

Um dos maiores motivos de acidentes nos quartos de crianças são causados por cómodas. Isto porque eles tentam subir ao móvel e quando o mesmo não está preso à parede tomba para cima deles. Não vacile, aparafuse sempre a cómoda.

 

Muito atenção aos dosséis

O dossel dá um toque muito bonito e especial à decoração de um quarto mas exige cuidados redobrados. Quando as crianças são muito pequenas podem enrolar-se no dossel durante o sono com perigo de asfixia. Na dúvida não coloque.

 

Objetos pequenos fora de vista

Pequeninos objetos de decoração, brinquinhos e anéis devem estar sempre em locais escondidos ou de preferência fora do quarto das crianças! EngoLir estes itens pode ser um grande problema.

Atenção aos produtos de higiene e perfumes

Os produtos de higiene como perfumes e produtos de corpo exigem cuidados a ter em quartos de crianças. Deixe estes produtos em prateleiras bem alto e sem acesso para eles evitando potenciais acidentes.

Esquinas protegidas

Na altura das corridas e brincadeiras, as esquinas dos móveis podem ser verdadeiras facas! Coloque protetores de esquinas que vão pelo menos atenuar os danos.

 

Tomadas com proteção

Os pequenos adoram enfiar os dedinhos nos buracos das tomadas. O que pode ter resultados desastrosos! Compre um pack de proteção de tomadas e fique tranquilo por onde quer que eles andem.

Tapete no chão

Seja para crianças maiores ou mais pequenas, um tapete no chão é sempre um dos excelente cuidados a ter em quartos de crianças. Seja por questões de higiene ou mesmo para aparar algumas das quedas normais, um tapete é sempre uma excelente opção.

 

Barreira de cama

As barreiras de cama são muito importantes para um sono tranquilo das crianças (e dos adultos que ficam descansados) assim que eles deixam o berço. Os miúdos mexem-se muito e há uma grande probabilidade de caírem.

 

Varão do cortinado bem preso

Se há brincadeira adorada pelos mais pequenos é a brincadeira da ‘múmia do cortinado’. Elas adoram puxar, enrolar e brincar com estes tecidos. E se o varão que os segura não estiver bem preso pode ocorrer um acidente.

Janelas com fecho ‘à prova de criança’

Terminamos a lista dos cuidados a ter em quartos de crianças com um absolutamente obrigatório: colocar um fecho anti abertura na janela. As crianças adoram janelas e não têm noção do perigo pelo que é muito importante garantir que não é possível abri-las.

 

Veja também:

Limpeza e Arrumação