Publicidade:

Cuidados de beleza para homens: dicas para os 20, 30 e 40 anos

Muitas vezes, cometemos o erro de pensar que apenas as mulheres devem tratar de si. Mas não. Há também cuidados de beleza para homens que importa conhecer.

Cuidados de beleza para homens: dicas para os 20, 30 e 40 anos
Dicas para cuidar da sua saúde e aparência, de acordo com a sua idade

Os cuidados de beleza para homens são, também, muito importantes para que a sua pele esteja na melhor forma possível, transparecendo juventude, dinamismo e saúde. Para isso, em cada idade, a pele pede cuidados especiais e é isso mesmo que lhe vamos apresentar a seguir.

Cuidados de beleza para homens: dicas para cada idade


Cuidados de beleza para homens de 20 anos

homem 20 anos

1. Tratar da pele

A pele é um aspeto central nos cuidados de beleza. Aos 20 anos, é possível que ainda mostre alguns sinais de acne ou as marcas da sua passagem, por isso é essencial lavar muito bem a pele para se livrar do excesso de gordura que pode ainda produzir. Por outro lado, o ato de fazer a barba é uma agressão que, aos 20 anos, pode já ter de ser diária e, por isso, é muito importante proteger a sua pele com os produtos adequados para fazer a barba. A hidratação do seu rosto passa também a ser fulcral para conseguir recuperar das noitadas que, provavelmente, ainda se podem fazer notar no seu rosto.

2. Cuidar do cabelo

Aos 20 anos, o cabelo tem tendência a ser forte e, muitas vezes, rebelde, pelo que deve usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo para conseguir controlá-lo de forma mais efetiva. Se gosta de usar muitos produtos para estilizar o cabelo, como gel, laca ou séruns, não se esqueça que deve lavar muito bem os fios, de forma a que não permaneçam resíduos desses produtos no seu cabelo – o que pode provocar caspa ou ressecamento do couro cabeludo.

3. Exercitar

Está na flor da idade, como se costuma dizer, mas os seus músculos só vão mostrar o seu melhor, se os trabalhar. Acompanhe uma rotina de exercício cardiovascular, com momentos de trabalho particularizado nos membros ou tronco para conseguir resultados mais evidentes. Não precisa de tomar nenhuns complementos alimentares, se optar por uma dieta saudável e equilibrada para conseguir mostrar o melhor de si.

Cuidados de beleza para homens de 30 anos

homem 30 anos

1. Cuidar da pele

A sua pele está a ficar mais madura e muito habituada às agressões como fazer a barba, mas isso não significa que deixe de ter cuidados com a pele. É essencial lavar muito bem o rosto ao fim do dia, para se livrar de todas as impurezas acumuladas durante o dia. Além disso, a esta altura da sua vida, é provável que a rotina do trabalho o obrigue a uma cuidados mais intensos com a pele. Use cremes hidratantes para depois de fazer a barba e, ao fim do dia, use um creme de noite específico para a sua pele. Pode ter resultados surpreendentes.

2. Tratar do cabelo

Nesta altura da sua vida já conhece bem o seu tipo de cabelo e, por isso, deve usar champôs específicos para as suas caraterísticas, nomeadamente se é mais seco ou oleoso, ou se apresenta tendência à formação de caspa. Não pense que adequar o champô ao tipo de cabelo é só coisa de mulheres. Notará a diferença no brilho, toque e comportamento do seu cabelo. Vale mesmo a pena experimentar.

3. Exercitar

Com 30 anos, deve continuar a praticar exercício físico, para manter o seu corpo em boa forma. Como não é obrigatório frequentar um ginásio, aproveite para fazer caminhadas ao ar livre ou andar de bicicleta, pois são atividades que bastarão para manter uma rotina saudável e que evitarão complicações de saúde.

Cuidados de beleza para homens com mais de 40 anos

homem 40 anos

1. Cuidar do rosto

A partir dos 40 anos, é possível que a sua pele comece a perder alguma elasticidade e isso significa que deve optar por produtos destinados a peles mais maduras e começar a usar, por exemplo, um creme para o contorno dos olhos. Isso fará com que a sua pele em torno dos olhos se mantenha mais saudável e elástica, evitando o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento da pele. Isto, claro, além dos cuidados de limpeza e hidratação que também já mencionamos anteriormente.

2. Tratar do cabelo

Nesta idade, é possível que comecem a aparecer algumas brancas no cabelo, mas mantê-las é apenas uma escolha sua. Se não quiser ter o cabelo grisalho, pode sempre optar pela coloração. Escolha uma tonalidade semelhante ao seu tom natural para que não note muito a diferença e se mantenha com o seu look mais jovem. Além disso, a hidratação continua a ser importante aos 40 anos e, por isso, pense em fazer regularmente máscaras de hidratação que deixem o seu cabelo mais forte, resistente e com aspeto saudável.

3. Exercitar

A prática de exercício físico é importante em todas as idades, mas a partir de certa altura deve ouvir os Personal Trainers do seu ginásio, de modo a adaptar os exercícios ao seu estilo de vida e caraterísticas físicas. Se não costuma ir ao ginásio, pratique caminhada, corrida, bicicleta ou outras atividades ao ar livre que promovem não só hábitos saudáveis, mas também são uma excelente oportunidade para socializar.

Em todas as idades, há cuidados de beleza que devem ser seguidos tanto por homens, como por mulheres, como é o caso da limpeza, hidratação e proteção da pele, nomeadamente usando protetor solar diariamente. Além disso, a pele dos homens pode sofrer bastante ao fazer a barba frequentemente ou precisar de hidratação extra, se optar por deixar crescer barba. Não descure a importância dos produtos concebidos especialmente para os homens, pois eles podem de facto marcar a diferença na aparência mais jovem e saudável tanto do seu rosto, como do seu cabelo, como até de todo o seu corpo.

Veja também: