Publicidade:

6 cuidados com a pele para quem usa muita maquilhagem

Para quem usa muita maquilhagem, há cuidados com a pele que são imprescindíveis, para garantir que a tez não fica com um aspeto envelhecido. Saiba mais.

6 cuidados com a pele para quem usa muita maquilhagem
Saiba como cuidar da sua pele

Quem usa muita maquilhagem ou, pelo menos, se maquilha de vez em quando, há cuidados com a pele que não deve deixar de ter. Antes e depois da make-up, a pele necessita de uma atenção especial e da aplicação de produtos adequados que tenham sempre em conta o tipo de pele em questão.

Entre esses cuidados com a pele, incluem-se uma boa limpeza, esfoliação e, também, hidratação. Informe-se sobre o passo a passo a seguir para uma rotina de beleza saudável e eficaz, de modo a manter a pele do seu rosto com um aspeto sempre fresco e jovem, com ou sem maquilhagem.

6 cuidados com a pele para quem usa muita maquilhagem


cuidados com a pele

1. Limpar bem a pele

É essencial para todos, especialmente para quem usa muita maquilhagem, fazer uma limpeza bem profunda, de modo a garantir uma pele bonita e brilhante. Esta lavagem do rosto deve ser feita não só depois, como também de aplicar a maquilhagem. A limpeza deve ser feita com um produto que se adeque ao seu tipo de pele, ou seja:

  • Pele seca: use um sabonete mais cremoso, hidratante e suave para o rosto;
  • Pele oleosa: aplique um gel de limpeza, capaz de remover o excesso de óleo e a sujidade da pele do rosto;
  • Pele mista: utilize um sabonete com dupla funcionalidade;
  • Pele sensível: privilegie produtos mais suaves, que não causem irritações na pele do rosto;
  • Pele com borbulhas: opte por produtos específicos para este género de problemas de pele, consultando um dermatologista.

2. Utilizar água micelar

A água micelar é um excelente produto que deve integrar a rotina de beleza diária. É um desmaquilhante muito fácil de aplicar e que remove muito eficazmente a make-up, bastando para isso colocar um pouco do produto no algodão e pressionar, primeiro na área dos olhos para retirar a máscara, a sombra e o lápis; e, depois, nas outras áreas do rosto. Esta água não precisa de enxaguamento. Trata-se de uma fórmula super leve e suave.

3. Usar um tónico de beleza

Após a lavagem do rosto, deve ser aplicado um tónico para remover as células mortas, o que restou da maquilhagem e as bactérias acumuladas na pele. Escolha produtos sem álcool e adequados ao seu tipo de pele. Aplique uma pequena porção do tónico num disco de algodão e passe-o pelo rosto para concluir a limpeza.

4. Esfoliar

Uma vez por semana, deve fazer uma esfoliação no rosto, de maneira a eliminar de raiz todas as células mortas e, também, de as renovar. Da mesma forma, o esfoliante deve adequar-se ao seu tipo de pele.

5. Hidratar com creme

Uma pele bem cuidada e saudável precisa de água e de hidratação. Para isso, há que não descurar nos cremes hidratantes. Antes de se deitar, aplique um creme noturno com vitamina e ativos que ajudam na renovação celular, como o Retinol ou as vitaminas A ou E, que ainda reforçam as fibras de elastina. Aplique em todo o rosto, massajando suavemente para uma absorção mais eficaz.

6. Revitalizar a pele com uma máscara facial

Semanalmente, deve fazer uma máscara facial. Como este produto produz um número de ativos na sua composição superior ao de um creme, os resultados são notórios e imediatos. A máscara absorve a oleosidade da pele e purifica, eliminando toda a sujidade.

Aplique no rosto – à exceção dos olhos – e deixe atuar entre 15 a 30 minutos. Remova a máscara com água fria, para um resultado final ainda melhor.

Dicas para quem usa maquilhagem


  • Nunca se deite com maquilhagem;
  • Use desmaquilhante em vez de toalhitas;
  • Os desmaquilhantes de olhos têm uma textura oleosa que ajuda a prevenir as rugas nessa zona do rosto;
  • O batom com cor ou lipgloss deve ser removido com desmaquilhante e, em seguida, os lábios devem ser hidratados com vaselina ou batom do cieiro.

Veja também: