Publicidade:

7 cuidados a ter com as crianças na praia: check-list obrigatória

Viver o verão com os mais novos pode incluir as melhores atividades do ano, mas não esqueça os cuidados a ter com as crianças na praia.

7 cuidados a ter com as crianças na praia: check-list obrigatória
Dicas para cuidar bem do seu filho na praia ou na piscina

Os 7 cuidados a ter com as crianças na praia são conselhos muito importantes e que deve seguir para garantir a segurança e saúde dos seus filhos. O verão traz excelentes momentos em família que não devem ser estragados por descuidos ou faltas de atenção.

Os 7 cuidados a ter com as crianças na praia


proteção solar

Usar protetor solar

O uso de protetor solar é fundamental para os mais novos, uma vez que a sua pele é mais frágil e pode sofrer queimaduras solares com mais facilidade. O protetor solar deve sempre ser aplicado antes de sair de casa e, durante a exposição solar, deve ser reforçada a aplicação várias vezes.

Isto é importante porque as crianças acabam por ir retirando o produto com as brincadeiras na areia e na água. Não se esqueça que o protetor solar deve ser aplicado mesmo que a criança tenha roupa vestida, além disso, uso também protetor para os lábios.

Usar chapéu

O uso de chapéu é muito importante, principalmente um que tenha abas, para que o chapéu ajude a reduzir a temperatura da cabeça, mas também ajude a proteger áreas do corpo que acabam por ficar mais expostas como o rosto e o pescoço.

Ficar na sombra

Nas horas em que o sol é mais forte, as crianças devem ficar à sombra e evitar a exposição solar. Nestas horas, mesmo usando protetor solar, as crianças não devem ficar mais do que 30 a 60 minutos ao sol. O ideal é mantê-las à sombra, de preferência com um guarda-sol que proteja dos raios nocivos do sol.

Evitar alimentos vendidos da praia

Ainda que possa ser difícil resistir aos pedidos das crianças quando passa um vendedor na praia, o ideal é evitar esses alimentos, especialmente se não tiver certeza da origem desses alimentos ou da forma como foram conservados até chegarem perto de si.

Ver ideias para a lancheira da praia >>

Beber muita água

A água é fundamental para manter os níveis de hidratação do organismo das crianças, especialmente porque elas são muito ativas e acabam por suar muito. Repor os líquidos através da ingestão de água é sempre a melhor solução.

cuidados praia

Supervisionar as idas à agua

Os mais novos nunca devem ir sozinhos para a água, mesmo que estejam acompanhados por crianças mais velhas. Os perigos da água, mesmo quando o mar está calminho, podem ser muitos e por isso é essencial a supervisão por um ou mais adultos. No caso das crianças já terem alguma autonomia, é importante – ainda assim – o uso de bóias.

Ensinar comportamentos corretos

Quando vamos com as crianças à praia, é essencial não esquecer que tudo o que os adultos fazem acabam por ser exemplos a seguir pelos mais novos. Assim, ensine o seu filho – dando o exemplo – a respeitar o espaço das outras pessoas na praia, a conhecer a sinalização das bandeiras, a entrar devagar na água, a usar proteção solar e chapéu e um dia na praia será muito mais fácil, seguro e divertido para todos.

Com esta lista de cuidados a ter com as crianças na praia, faça das idas à beira-mar momentos para recordar por toda a vida – sempre pelos melhores motivos.

Veja também: