Publicidade:

5 curiosidades sobre canhotos que desconhece

Conheça agora algumas curiosidades sobre canhotos. As pessoas que preferem a mão esquerda são orgulhosas detentoras de diversas virtudes.

5 curiosidades sobre canhotos que desconhece
Têm tantos dilemas como curiosidades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E que o digam os esquerdinos. Se há uns séculos eram vistos como pessoas demoníacas criadas pelos Diabo, hoje têm já o seu próprio dia – o Dia do Canhoto celebra-se a 13 de agosto. E não é de admirar, já que se estima que cerca de 10% a 20% da população mundial tenha preferência pela mão esquerda. Ora, posto isto, está na altura de acabar com algumas dúvidas e ficar a conhecer as melhores curiosidades sobre canhotos.

Após anos de perseguição e desdém, sabe-se hoje que o cérebro dos canhotos opera de forma diferente, o que resulta na existência de diversas curiosidades e particularidades associadas a estas pessoas. E se pensa que se trata de uma escolha pessoal está enganado – a utilização da mão esquerda é uma preferência biológica que foge ao controlo do indivíduo.

Se faz parte do grupo de pessoas para quem usar uma tesoura normal é um verdadeiro desafio e que já deu algumas cotoveladas aos colegas do lado então prepare-se para conhecer factos interessantes sobre a sua condição. Afinal, os canhotos são até alvo de estudos, pelo que curiosidades não faltam.

5 interessantes e científicas curiosidades sobre canhotos


curiosidades sobre canhotos que não conhece

Poucas devem ser as pessoas que não conhecem a expressão “mão direita é penálti” e menos ainda serão aquelas que nunca beberam, de seguida, a bebida que seguravam com a mão direita. Ora, os canhotos são as pessoas que nunca têm de cumprir com esta tradição e podem beber à velocidade que bem entenderem.

Em primeiro lugar, e antes de passarmos às curiosidades sobre canhotos, importa clarificar este fenómeno: uma pessoa canhota, ou esquerdina, é alguém que tem uma clara preferência pela utilização dos membros esquerdos em detrimento dos membros direitos. Contudo, esta é uma preferência biológica e de origem genética, com tendência a correr numa família, pelo que não é uma escolha consciente do sujeito.

Apesar de diversas explicações e estudos, existem ainda diversas curiosidades interessantes, e alguns mitos, associadas a esta condição. Sabia, por exemplo, que é um fenómeno comum entre gémeos? Ou que 50% dos cães são esquerdinos? Fique agora a conhecer 5 curiosidades sobre canhotos, muitas científicas.

1. Têm vantagem no desporto

Provavelmente esta é uma ideia que lhe parece algo estranha, mas a verdade é que está comprovado que os canhotos têm realmente vantagem em diversos desportos, desde o futebol ao basquetebol. No entanto, é um fenómeno observável maioritariamente em modalidades que obriguem a um confronto direto.

Regra geral, os atletas estão muito habituados a regras, rotinas e simetria, o que se traduz num obstáculo para um desportista destro aquando do confronto com um adversário esquerdino. Tendo em conta que 80% ou 90% da população usa a mão direita, os treinos são maioritariamente realizados contra adversários pertencentes a este grupo. Significa isto que os canhotos estão já habituados a esta diferença, ao contrário dos destros.

2. Há mais homens canhotos do que mulheres

Embora existam várias mulheres famosas e poderosas a preferir a mão esquerda, como é o caso de Julia Roberts, Sarah Jessica Parker ou Oprah Winfrey, o número de homens canhotos é superior. O motivo que explica este facto é ainda desconhecido, especialmente porque já se sabe que o fenómeno tem origem genética. O anterior Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é um dos homens que tem preferência pelos membros esquerdos.

3. Pensam de forma diferente

Esta é, sem dúvida, uma das curiosidades sobre canhotos mais interessante. Existem estudos que garantem que que os esquerdinos pensam de forma diferente. Significa isto que, dependendo da mão preferida na hora de escrever, o cérebro processa imagens e informações de forma diferente.

No entanto, contrariamente àquilo que se pensa, os esquerdinos não recorrem obrigatoriamente ao hemisfério direito do cérebro para processar a linguagem. Tal como os destros, 70% utilizam o hemisfério esquerdo, pelo que esta ideia altamente difundida não corresponde totalmente à realidade.

4. Têm maior facilidade na matemática

Já não é novidade que a matemática pode ser uma verdadeira dor de cabeça para muitas pessoas – há quem não se entenda mesmo com os números e os cálculos. Surpreendente poderá ser o facto de os canhotos se sentirem mais à vontade quando confrontados com problemas matemáticos.

Foi precisamente isto que revelou um estudo realizado pelas universidades de Liverpool, no Reino Unido, e de Milão, em Itália. A pesquisa concluiu que os esquerdinos têm melhor desempenho nos cálculos matemáticos, uma tendência mais frequente em indivíduos do sexo masculino.

5. São mais criativos

Alguns estudos sugerem que ter preferência pela mão esquerda está intimamente ligado a uma capacidade intelectual superior. De facto, diversos especialistas consideram mesmo que ser canhoto se traduz numa maior criatividade e maior rapidez no processamento do raciocínio.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.