Publicidade:

Reabertura do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública

O Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP) vai reabrir em 2018 para licenciados que tenham, ou não, experiência profissional.

Reabertura do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública
Saiba mais pormenores sobre este curso

Suspenso desde o ano de 2015, o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP) vai reabrir em 2018, de acordo com a notícia recentemente avançada pelo Jornal Público, apesar de ainda não se conhecer a data exata de reabertura.

O CEAGP é dirigido a licenciados que tenham, ou não, experiência profissional, dando acesso direto a postos de emprego em diversos serviços do Estado. Conheça, então, de seguida, mais detalhes sobre este curso.

O que é o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública?


É uma formação generalista, totalmente presencial, organizada pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA). Esta entidade encontra-se integrada no Ministério das Finanças, sendo um serviço central da administração direta do Estado Português, com sede em Lisboa e instalações em Algés.

Este curso, de nível avançado, está orientado para a aquisição de competências necessárias ao exercício de funções técnicas superiores e dirigentes no âmbito da Administração pública.

Quais são os seus principais objetivos?

O Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública procura disponibilizar aos formandos os conhecimentos mais recentes na área da Gestão Pública, desenvolver competências ligadas ao trabalho de equipa e à tomada de decisões, bem como promover temas transversais à Gestão Pública.

Esta formação pretende ser diversificada, multidisciplinar, inovadora e atual. Assim, obtendo aproveitamento neste curso, os diplomados poderão ingressar na carreira geral de Técnico Superior da Administração Pública.

A quem se destina o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública?

O CEAGP destina-se a licenciados, que podem candidatar-se independentemente de terem ou não experiência profissional prévia. Podem igualmente candidatar-se trabalhadores em funções públicas (enquadrando-se nesta situação, os formandos frequentarão o curso em regime de comissão de serviço).

Mais sobre o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública


Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública

1. Duração do curso

O Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública tem um ano de duração para todos aqueles que o frequentem.

2. Custos subjacentes

A frequência deste curso tem por base o pagamento de uma propina no montante de 5 mil euros. É, na verdade, um investimento avultado, mas a garantia de emprego no final garante retorno em termos de empregabilidade, o que se torna muito positivo.

3. Saídas profissionais garantidas

No final do curso, quem o tiver frequentado e terminado com nota final igual ou superior a 12 valores, terá a garantia de entrada direta em vários serviços do Estado, no quadro de carreira geral de técnico superior.

4. Público-alvo a que se dirige

O curso será aberto a licenciados que tenham ou não experiência profissional, assim como a funcionários públicos. Neste último caso, sendo em regime de comissão de serviço. Tendo sido criado em 2000, o curso estava, no início, aberto a indivíduos detentores de todo o tipo de licenciaturas.

Atualmente, prevalece o critério que prevê o levantamento da necessidade de trabalhadores qualificados em diversos setores da administração pública.

5. Vagas e colocação

De acordo com informação proveniente do Ministério das Finanças, a última edição do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública disponibilizou 200 vagas, tendo todos aqueles que o concluíram sido colocados em postos de trabalho como consequência deste percurso formativo – o que torna este curso muito atrativo.

O Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pode, efetivamente, ser uma excelente oportunidade de formação que garante emprego no momento de conclusão. Na verdade, prepara trabalhadores com competências diferenciadas e com capacidade para se adaptarem às novas realidades que hoje se encontram na administração pública.

Esteja atento à data de abertura, ainda não anunciada, para que não perca esta oportunidade. Informações mais concretas deverão ser anunciadas brevemente.

Se estava à espera da reabertura deste curso, agarre agora a oportunidade.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.