Publicidade:

7 cursos de empreendedorismo online que lhe vão ser muito úteis

Fomos à procura de cursos de empreendedorismo e encontramos boas opções. Se é um empreendedor porque não continuar a investir na formação?

7 cursos de empreendedorismo online que lhe vão ser muito úteis
Cursos online nas melhores universidades do mundo

Os cursos de empreendedorismo que aqui apresentamos podem prepará-lo para a jornada da sua vida. O empreendedorismo é, muitas vezes, uma resposta ao desemprego. E por vezes as pessoas ficam gratas por terem ficado sem trabalho, pois foi o empurrão necessário para começarem o seu próprio negócio. Mas também há muitos jovens, ou menos jovens, que tomam a iniciativa de criar algo seu. Tanto porque têm uma boa ideia, um sonho de anos ou por descobrirem uma lacuna no mercado.

Mas nem todos os negócios vingam e é preciso saber o que se está a fazer para não se abrir falência e deitar um sonho por terra. E como o saber não ocupa lugar, é sempre bom procurar cursos de empreendedorismo ou outros que o possam preparar para esta grande empreitada.

Cursos de empreendedorismo e outras formações úteis

cursos-de-empreendedorismo

Quem pretende tornar-se empreendedor deve ter consciência de todos os riscos que isso acarreta, assim como o trabalho que pode dar. Do lado das coisas boas, há os apoios ao empreendedorismo, especialmente para os jovens, que têm apoio específicos.

Mas antes disso talvez valha a pena pesquisar um pouco sobre cursos de empreendedorismo ou outro tipo de formação relevante para esta temática.

Lembre-se que ninguém nasce ensinado e que se se pretende tornar um empreendedor deve especializar-se tanto quanto possível para saber que decisões tomar, para fazer crescer o negócio, em vez de ficar pela fase inicial.

1. Criação e gestão de negócios

Com o compromisso de o fazer “adquirir as competências e adotar as atitudes essenciais à concepção de planos de negócios, seja para a constituição de uma nova empresa ou para o desenvolvimento de um negócio já existente”, este curso da CEAC tem 280 horas de formação à distância.

O curso está dividido em 8 unidades e pode ser feito entre 6 a 12 meses, de acordo com o ritmo a que consiga fazê-lo. Para que este curso seja verdadeiramente útil para cada formando, a formação debruçar-se-á especificamente sobre as ideias que o aluno queira aplicar na vida real. Assim, está a adiantar trabalho que teria de fazer de qualquer forma para pôr em prática o seu negócio.

Se está interessado em fazer cursos de empreendedorismo e é fã do e-learning, esta pode ser a solução perfeita para si. Ver curso >>

2. Curso prático de empreendedorismo

Numa vertente um pouco diferente, a Escola de Formação Prática CERTFORM oferece esta formação de 18 horas que custa 170€.

São 10 módulos cujos objetivos principais são fazer com que os alunos conheçam as ferramentas necessárias para montar um plano de negócios e que saibam identificar uma boa oportunidade de negócio. A CERTFORM ministra cursos em Lisboa, Porto e Coimbra. Ver curso >>

3. Gestão de tempo e Produtividade Pessoal e Profissional

Este é um curso online da Universidade da Califórnia disponibilizado pela plataforma Coursera. Os vídeos são em inglês, mas pode escolher a opção das legendas em português. A duração é de 4 semanas e tanto pode custar 45€ por mês como ser gratuito, se decidir abdicar do certificado.

Para quem gere o seu próprio negócio, este pode ser dos cursos de empreendedorismo mais relevantes, porque muitas vezes tempo é mesmo dinheiro! Ver curso >>

4. Introdução ao capital de risco

A plataforma Edx, que tem protocolos com Harvard e o MIT, é onde pode encontrar este curso com a duração de 6 semanas. É gratuito e não há pré-requisitos, mas a Edx afirma que dá jeito ter conhecimentos de empreendedorismo e matemática.

Para investidores mais tradicionais, uma startup é considerada um negócio de risco. Daí que seja importante compreender o conceito de capital de risco, como fazer um pitch e atrair investidores. Ver curso >>

5. Como construir uma startup

O foco da Udacity é mais a área tecnológica do que os cursos de empreendedorismo, mas este é claramente direcionado para os empreendedores. Dura 3 semanas e é gratuito. Nos vídeos deste curso encontra explicações e recomendações de pessoas influentes em Sillicon Valley, o que é um grande bónus. Ver curso >>

6. Compreender os canais de marketing digital

O digital não é o futuro, é o presente. E as empresas que não percebam isso vão ficar para trás. Os cursos de empreendedorismo associados a uma formação deste género podem ser uma excelente combinação para quem quer começar um negócio.

Este curso disponível na Digital Business Academy dá-lhe apenas algumas luzes, mas é um bom começo. Tem 5 horas, é gratuito e, para completar o curso, tem de responder a uns questionários no final. Se não está familiarizado com os termos “estratégias de SEO” e “métricas para medir os resultados de campanhas digitais”, não perca mais tempo e inscreva-se. Ver curso >>

7. Guia essencial para a negociação

Com um vídeo de 1 hora e um áudio de 32 minutos, este curso gratuito da Udemy pretende fazer de si um empreendedor bem-sucedido no processo de negociação. Naturalmente, é mais orientado para a parte comercial. Depois do teste final recebe um certificado de participação. Ver curso >>

Veja também: