Publicidade:

Cursos gratuitos para desempregados: saiba onde encontrar

A oferta de cursos gratuitos para desempregados é maior do que possa pensar. Saiba onde os pode encontrar e atualize as suas competências.

Cursos gratuitos para desempregados: saiba onde encontrar
Conheça algumas possibilidades de formação

Na procura ativa de emprego, é importante que vá atualizando os seus conhecimentos e competências, mantendo o seu perfil profissional atrativo. Para isso, pode investir o seu tempo em cursos gratuitos para desempregados que vão de encontro à estratégia que definiu para a sua carreira.

São várias as instituições que oferecem formação gratuita e nas mais diversas áreas, desde a eletrónica à contabilidade, da química à administração, da informática à hotelaria, da saúde ao comércio, entre outras. Os cursos online gratuitos, apesar de não presenciais, são também uma possibilidade que não deve descartar.

Continue a ler e conheça algumas possibilidades de cursos gratuitos para desempregados.

Descubra onde há cursos gratuitos para desempregados


cursos gratuitos para desempregados

A aprendizagem contínua é essencial à evolução pessoal e profissional. Mas apostar na sua própria formação é ainda mais relevante em situações de desemprego, tendo em conta que, através da frequência de cursos, pode não só complementar os seus conhecimentos, como também adquirir novas competências que podem ser uma mais-valia em futuros processos de recrutamento. Além destas vantagens, frequentar estas formações será uma forma de evitar “vazios” temporais no seu currículo.

O melhor local para começar a procurar cursos gratuitos é mesmo o seu computador. Para o ajudar, deixamos aqui algumas dicas!

1. IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional

Que tal começar pela possibilidade mais óbvia? De facto, a grande maioria das pessoas vê o IEFP como o local onde apenas vão para se inscreverem em caso de desemprego ou para procurarem emprego. Mas o IEFP também disponibiliza formação.

Basta que aceda ao portal do Instituto para encontrar a lista de cursos disponibilizados. Pode definir critérios de pesquisa para selecionar cursos por área profissional ou localidade, por exemplo.

2. Portal “Cursos de Formação Grátis”

Na página Cursos de Formação Grátis vai encontrar cursos em regime presencial e de e-learning. Entre as ofertas vai encontrar cursos de línguas, como inglês, espanhol, francês, alemão ou outras, e ainda nas áreas de Turismo, Restauração ou Hotelaria, por exemplo.

3. CECOA

O Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA) resulta de um protocolo entre o IEFP e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). De âmbito nacional, tem a sua sede em Lisboa e conta com delegações no Porto e em Coimbra.

No site do CECOA, é possível encontrar cursos gratuitos e formação financiada para jovens, ativos e formadores em horário laboral ou pós-laboral. Marketing, Vitrinismo, Merchandising, Atendimento, Vendas, Negociação, Gestão, Contabilidade, Secretariado e Trabalho Administrativo, Línguas, Informática, Formação de Formadores e Turismo são algumas das áreas de formação que pode encontrar aqui.

4. CESAE

O Centro de Serviços e apoio às Empresas (CESAE) foi constituído no ano de 1995, como associação privada sem fins lucrativos, por protocolo celebrado entre a Associação Empresarial de Portugal e outras instituições de carácter científico e tecnológico. É, há mais de 30 anos, parceiro de várias empresas para a formação e qualificação nas mais diversas áreas e localidades.

Inglês Comercial, Vídeo, Técnico de Informática ou Técnico Multimédia, são algumas das possibilidades para formação gratuita.

5. CICCOPN

O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) foi criado por protocolo celebrado entre o IEFP e a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

A oferta formativa do CICCOPN visa minimizar as lacunas existentes no setor da Construção Civil e Obras Públicas em termos de formação, níveis de escolaridade e certificação, no sentido de superar os défices de qualificação através de uma intervenção estruturada.

Esta é mais uma das possibilidades para procurar formação gratuita.

7 plataformas com cursos gratuitos online


cursos gratuitos para desempregados

Para quem o inglês não é uma barreira, as ofertas são mais numerosas. Ao seu dispor tem diversas plataformas, nas quais pode aceder a cursos gratuitos para desempregados disponibilizados até por algumas das mais conceituadas universidades do mundo.

  • Coursera: O site coursera.org é um dos mais conhecidos do género. Oferece mais de 200 cursos gratuitos, com origem em várias universidades de renome. Em alguns dos cursos pode obter certificado no final;
  • Open Culture: No Open Culture vai encontrar uma variada oferta de cursos gratuitos. Economia, Informática ou Design são apenas algumas das áreas;
  • EDX: Criada em parceria entre as universidades do MIT e Harvard, a plataforma edX.org funciona de forma muito semelhante ao Coursera. Também aqui a oferta inclui cursos nas mais variadas áreas que podem ir da Engenharia, às Ciências Sociais, por exemplo. Para o ajudar, basta que defina critérios de pesquisa e pesquise os cursos de acordo com a sua área de interesse;
  • Atelier Digital: O Atelier Digital é um projeto de formação da Google que se propõe dar formação na área do marketing digital. Ao completar todos os módulos do curso, o formando adquire um certificado emitido pela Google. O Atelier Digital também disponibiliza um curso presencial gratuito, no qual tem a possibilidade de contactar com profissionais especializados e conhecer outras pessoas com interesse nesta área;
  • Alison: É uma das maiores plataformas de formação que permite qualquer pessoa estudar, em qualquer área, em qualquer lugar, a qualquer hora, gratuitamente e online;
  • Udemy: É uma plataforma que oferece, além de formação paga, formação gratuita que também vale a pena dar uma vista de olhos;
  • Learn Café: O Learn Cafe é um portal brasileiro e, além da oferta de formação paga, faz também parte das possibilidades de sites com cursos gratuitos online que vale a pena consultar.

É caso para dizer que cursos gratuitos para desempregados há muitos e melhor: para aceder a cursos de boa qualidade, nem necessita de sair de casa. Por isso, não perca tempo e comece já a apostar na sua formação. Lembre-se que quanto mais e melhor preparado estiver, maiores serão as suas hipóteses de se destacar no mercado de trabalho.

Veja também:

Inês Silva Inês Silva

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, o seu percurso profissional foi sempre na área da comunicação com a criação dos mais diversos tipos de conteúdos.

Saiba tudo sobre emprego