Publicidade:

Datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro de 2019

Já se sabe quais são as datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro. Saiba quando vai receber o seu apoio.

Datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro de 2019
Conheça o dia em que vai receber

As datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro já foram anunciadas e, em coerência com o que tem sido feito nos meses anteriores, mantém-se a ordem de pagamento de cada tipo de subsídio social.

Datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro


datas de pagamentos da segurança social em fevereiro

Os primeiros a receber os apoios do Estado vão, mais uma vez, ser os idosos e os beneficiários da prestação social para a inclusão. Isto porque ambos os apoios sociais vão ser pagos a partir do dia 8 de fevereiro, tanto para os que recebem por transferência bancária como para os que esperam por carta-cheque ou vale de correio.

Com as mesmas datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro estão os pensionistas, que começam a ver os apoios processados também a partir do oitavo dia do mês – tanto para as transferências bancárias como para os vales de correio. Neste caso, já se sabe, o Estado lembra que o processamento dos vales de correio é feito por ordem alfabética, o que significa que, mesmo que o processo inicie no dia 8, não é previsível que todos os pensionistas recebam o apoio social no mesmo dia, já que os que têm um nome começado por uma letra mais para a frente no alfabeto vão ser processados mais tarde.

Um detalhe sobre as datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro é que elas não se compadecem com o popular Dia dos Namorados – é que se o dia do amor é celebrado a 14 de fevereiro, o pagamento dos apoios sociais para desempregados e das prestações familiares só começa a avançar no dia 15.

Falamos das prestações familiares pagas por transferência bancária e por vales de correio, e também da primeira prestação dos subsídios de desemprego, de parentalidade e de doença, quer sejam pagas por transferência bancária, quer sejam entregues por carta-cheque.

Dia 22 aparece nas datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro como a data de processamento do Rendimento Social de Inserção e dos apoios de Ação Social, nas suas diferentes formas de pagamento.

Para o fim ficam o segundo pagamento dos subsídios de doença, parentalidade e desemprego, acompanhados pelos subsídios e pensões relacionados com doença profissional.

Processamento de diferentes tipos de pagamento

Apesar de haver datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro bem definidas, diferentes formas de pagamento dos apoios sociais podem ter prazos diferentes de processamento, resultando em atrasos no pagamento dos valores a alguns beneficiários.

Estes atrasos acontecem, sobretudo, quando os apoios sociais são pagos por carta-cheque e por vale de correio – ao contrário do que acontece com as transferências bancárias (em que o Estado só ordena ao banco público que avance com a operação), o envio de cartas-cheque e vales de correio exige a intervenção humana, que demora mais tempo a completar a tarefa.

Nestes casos, e porque o processamento é sempre feito por ordem alfabética, os beneficiários cujo nome comece por uma letra avançada do alfabeto são os que recebem os apoios mais tarde. A este critério junta-se ainda o tempo de entrega dos serviços postais, que pode somar ainda mais alguns dias ao prazo de pagamento dos apoios sociais.

Cumulativamente, as ilhas podem ser ainda alvo de atrasos maiores do que o continente no que aos serviços postais diz respeito, o que significa atrasos ainda maiores face às datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro que encontramos na publicação oficial do organismo do Estado.

Fins de semana

As datas de pagamentos da Segurança Social em fevereiro, tal como aconteceu nos meses anteriores, foram definidas de forma rígida, ou seja, não foram considerados os dias da semana em que cada uma calha antes de o documento ser publicado. Assim, é possível que algumas datas calhem ao fim de semana.

Quando a data de pagamento dos apoios sociais calha a um sábado, a um domingo ou a um dia feriado, a Segurança Social não garante o crédito dos apoios sociais antes do primeiro dia útil seguinte àquele em que estava planeado o pagamento. Convém, por isso, ter em consideração que pode ter de adiar as suas despesas por um ou dois dias até receber o rendimento mensal.

Formas de pagamento dos apoios sociais

Uma vez que nem todos os beneficiários têm acesso regular a contas bancárias e a serviços bancários, a Segurança Social oferece mais do que uma forma de pagamento dos apoios sociais.

As formas de pagamento destes valores incluem, além da transferência bancária, o pagamento por carta-cheque ou por vale de correio, mas nem todas as modalidades estão disponíveis para todos os apoios sociais, nem todas podem ser aplicadas a todas as regiões do país.

O pagamento por carta-cheque, por exemplo, sṍ está disponível para os beneficiários de subsídios de desemprego, parentalidade e doença, de Prestações Sociais para a Inclusão e de Prestações de Ação Social. Os beneficiários de prestações familiares também podem recebê-las por carta-cheque, desde que vivam nas regiões autónomas (já que esta modalidade não está disponível no continente).

Já o pagamento por vale de correio pode ser uma opção para quem recebe prestações familiares, Rendimento Social de Inserção, Complemento Solidário para Idosos, subsídios e pensões por Doença Profissional e as tradicionais pensões.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].