Publicidade:

Datas de pagamentos da segurança social em janeiro de 2019

Já foram anunciadas as datas de pagamentos da Segurança Social em janeiro de 2019. Fique a par das novidades.

Datas de pagamentos da segurança social em janeiro de 2019
Saiba quando vai receber

Se o mês de dezembro deixou o seu orçamento familiar gravemente ferido, pode finalmente respirar um pouco de ar puro: já foram anunciadas as datas de pagamentos da Segurança Social em janeiro de 2019.

Como já vem sendo hábito, as datas de pagamentos da Segurança Social são anunciadas, no início de cada mês, no site daquele organismo do Estado. Pode também encontrar aqui um resumo das datas previstas para os pagamentos de cada um dos benefícios sociais, bem como as regras de processamento que têm impacto na maior ou menor rapidez de pagamento.

Datas de pagamentos da Segurança Social em janeiro de 2019


datas de pagamentos da segurança social em janeiro

1. Prestações familiares

Os primeiros a receber este apoio são os residentes da Região Autónoma da Madeira, onde o pagamento é feito por carta-cheque. De acordo com os dados do Estado, as cartas começaram a ser emitidas a 14 de dezembro.

Os restantes beneficiários que tenham optado por receber os pagamentos da Segurança Social através de transferência bancária podem contar com o dinheiro a partir de 16 de janeiro.

Já os que costumam receber o apoio por vale de correio podem contar com mais uns dias de espera, porque, apesar de os vales de correio terem começado a ser enviados também no dia 16 de janeiro, é de prever que levem uns dias a chegar aos destinatários (a Segurança Social não avança com uma previsão de quantos dias, mas avisa que a celeridade do processo só depende dos CTT).

2. Rendimento Social de Inserção

As datas de pagamentos da Segurança Social em janeiro para os beneficiários do Rendimento Social de Inserção foram empurradas para o fim do mês: tanto as transferências bancárias como os vales de correio serão processados a partir do dia 23 de janeiro.

3. Complemento solidário para idosos

Quase pode dizer-se que, no caso dos benefícios sociais, a idade é um posto, porque os idosos são os primeiros a receber as ajudas que o Estado lhes atribuiu.

Transferências bancárias e vales de correio são processados logo a partir do dia 8 de janeiro, mas a Segurança Social adverte que o processamento dos vales de correio é feito por ordem alfabética e pode demorar a ficar concluído, prolongando-se até ao dia 10 (além disso, a esta data soma-se o prazo de entrega dos CTT).

4. Subsídio de desemprego, de doença e de parentalidade (1ª prestação)

As datas de pagamentos da Segurança Social em janeiro dividem-se em dois para as prestações dos subsídios de desemprego, doença e parentalidade, já que estes apoios são pagos quinzenalmente aos beneficiários.

Assim, a primeira prestação é processada a partir do dia 16 de janeiro, tanto para as transferências bancárias como para as cartas-cheque (que, já sabe, podem sofrer atrasos da responsabilidade dos CTT).

5. Subsídio de desemprego, de doença e de parentalidade (2ª prestação)

A segunda prestação mensal destes apoios é igualmente processada em simultâneo para transferências bancárias e cartas-cheque, estando o procedimento agendado para o dia 28 de janeiro.

6. Prestação Social para a Inclusão

Quase a fazer companhia aos idosos estão os beneficiários da prestação social para a inclusão, que este mês veem os seus apoios processados a partir do dia 9. A data é válida tanto para transferências bancárias como para as cartas-cheque.

7. Ação Social

Mais uma vez, as datas de pagamentos da Segurança Social em janeiro são iguais para os dois métodos de pagamento: transferência bancária e carta-cheque. Neste caso, o processo é iniciado pelos serviços da Segurança Social no dia 23 de janeiro.

8. Pensões e subsídios de doença profissional

É caso para dizer que, além de doentes, estes beneficiários têm de estar pacientes: é que vão ter de esperar pelo fim do mês para receberem os apoios a que têm direito.

Só a partir do dia 31 de janeiro é que a Segurança Social vai começar a processar estes apoios, sendo que, se as transferências bancárias devem demorar poucas horas a surtir efeito, os vales de correio podem chegar já alguns dias depois de fevereiro começar.

9. Pensões

Todas as outras pensões atribuídas pela Segurança Social podem apontar o dia 8 de janeiro como início do processamento das transferências bancárias.

Já os vales de correio têm um procedimento diferente. Primeiro serão processados os beneficiários das regiões autónomas; depois serão processados os beneficiários residentes do continente, sempre por ordem alfabética. Por estarmos perante uma grande quantidade de dados, a Segurança Social admite que o processo possa demorar até ao dia 10 deste mês.

Atenção às mudanças de valores


Além das datas de pagamentos da Segurança Social em janeiro de 2019, temos outra boa notícia para lhe dar: o Orçamento de Estado prevê aumentos para quase todos os apoios sociais, por isso é possível que sinta um ligeiro aumento do rendimento que receber.

De forma resumida, pode contar com aumento nas pensões e atualização do Indexante dos Apoios Sociais, que tem um impacto direto no cálculo da maioria dos benefícios atribuídos pela Segurança Social.

Pode, por isso, ser boa ideia informar-se sobre as alterações previstas para os apoios de que é beneficiário antes de ir a correr ao banco saber quanto recebeu. Faça as contas e fiquei muito atento às primeiras transferências que receber, de forma a detetar qualquer eventual erro ou falha.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].