Publicidade:

Decoração com velas: 10 ideias para iluminar a casa com mais charme

Haverá iluminação com mais charme? A decoração com velas quer criar pontos de luz que, além de iluminar, podem encher de perfume a sua casa...

Decoração com velas: 10 ideias para iluminar a casa com mais charme
Pontos de luz que iluminam e perfumam o ambiente

Se adora ver ambientes à meia luz, com uma aura de romance e relaxamento, seja para os seus finais de dia ou para aquele jantar especial, vai gostar de conhecer ideias de decoração com velas que prometem encher de charme a sua casa. A boa notícia é que estas dicas de iluminação são de fácil acesso e bastante económicas.

Decoração com velas: 10 ideias para inspirar-se


Versáteis e adaptáveis a incontáveis tipos de ambientes, as velas compõem bem a decoração de espaços interiores e exteriores, como jardins e varandas. Além disso, são aquele elemento especial que não pode mesmo faltar em ocasiões especiais, como um jantar com convidados em casa, ou datas comemorativas, como as festas de aniversário e, claro, o Natal. Quer somar mais vantagens à decoração com velas? Nós ajudamos: elas são super económicas e não desperdiçam pitada de energia.

Como iluminar e decorar a casa com velas

Há várias formas de iluminar a casa com velas: lanternas de tamanhos diferentes, gaiolas suspensas, copos, castiçais, candelabros, vasos, bandejas… A única regra é dar asas à imaginação.

Dica extra: experimente também fazer uma decoração com velas criando a combinação com outros objetos, como plantas, frutas e tecidos. Fuja também do velho hábito de usar apenas velas brancas, afinal, hoje em dia não faltam opções com cor e aromas diferentes.

Renda-se a estas imagens de espaços decorados com velas!

Ideia 1: lanternas suspensas em dias especiais

 

Para dias especiais, poucas ideias embelezam e criam um ambiente acolhedor e romântico tão bem quanto as lanternas suspensas. Seja a decorar a varanda numa noite especial, ou a decorar um jardim numa festa de anos ou numa festa de casamento, a ideia é perfeita para encher de charme a sua comemoração. Além disso, colocá-la em prática não exige conhecer nenhum grande segredo.

 

Pode ainda aproveitar a ideia das velas suspensas para reutilizar materiais, poupar dinheiro e, assim exercer um consumo mais consciente. Que tal se as suas velas decorativas estiverem colocadas em copos ou garrafas de vidro? O resultado é sempre inspirador. Tente combinar com flores e surpreenda ainda mais.

Ideia 2: conchas e búzios do mar

 

Esta dica é perfeita para um sem número de ocasiões e ambientes: pode aproveitá-la para dar um toque sofisticado e cosy à casa de banho, junto ao lavatório ou à banheira, ou pode usá-la para decorar a mesa do jantar. A ideia é simples e só vai precisar de conchas e búzios do mar. Coloque dentro pequenas velas flutuantes, mas antes retire o alumínio que reveste a parte debaixo das velas.

Ideia 3: castiçais altos

 

Castiçais altos são imponentes e conferem um toque de glamour aos espaços da casa. Experimente compor combinações sofisticadas e elegantes na mesa de centro da sala, escolhendo peças em cristal e pedras naturais. Acabamentos prateados e dourados ficam sempre bem.

Ideia 4: bandejas com velas de diferentes tamanhos

 

Aqui tanto faz se as velas são todas uma mesma cor ou se têm tons diferentes, porque o segredo desta decoração é mesmo apostar em combinar muitas velas de tamanhos diferentes. A arder ou apagadas, uma coisa é certa: ninguém vai ficar indiferente às suas velas.

Ideia 5: suportes diferentes

 

Mais uma vez, a regra é apostar na diferença: use velas de formatos e tamanhos diferentes, expostas com ou sem suporte. Aposte em vasos, copos, lanternas… Reúna tudo em harmonia e voilà.

Ideia 6: lanternas com velas no chão

 

Experimente combinar duas ou três lanternas com velas e decore um ponto estratégico da casa. Uma ideia excelente e em que pode apostar sem medos é usar estas lanternas por cima de um tapete – afinal, velas e tapetes remetem, de imediato, à sensação de conforto.

Ideias para decorar a sua casa como um verdadeiro retiro escandinavo >>

Ideia 7: velas e materiais rústicos

Se deseja criar um ambiente mais rústico, combine velas e materiais orgânicos, como madeira, pinhas, ramos de alecrim, paus de canela… Seja para decorar a casa todo o ano ou para impressionar com uma bela mesa de jantar, a ideia é simples e eficaz.

 

 

Ideia 8: velas em jarras

 

Aqui pode usar e abusar da imaginação: basta juntar jarras com velas. Seja para decorar o interior, seja para compor as mesas das festas ou a decoração da varanda, a ideia é certeira.

Veja como fazer velas em casa >>

Ideia 9: velas e frutas

 

Velas e frutas combinam na perfeição, especialmente na decoração das mesas de refeições. Junte elementos naturais, frutas e velas no centro da mesa e já consegue criar um ambiente único. Outra ideia original é usar rodelas de citrinos ou cerejas numa taça com água e acender pequenas velas flutuantes, que vão ficar a boiar entre as frutas. Além de iluminar e decorar, vai aromatizar a mesa.

Ideia 10: velas nas lareiras

 

Se tem uma lareira que não funciona e ainda não a decorou, está a perder tempo. Encha a sua lareira de velas de diferentes formas e tamanhos para criar um ambiente intimista e acolhedor. A ideia é, também, perfeita, para decorar lareiras durante os meses de calor.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação