Publicidade:

Decoração de Natal DIY: 11 ideias para fazer em casa

Trazemos ideias de decoração de Natal DIY que enfeitarão a sua casa para a quadra, fazendo uso da reciclagem e da criatividade. Pronto para se surpreender?

Decoração de Natal DIY: 11 ideias para fazer em casa
Projetos para construir em família

decoração de Natal DIY é mais económica, original e promove o convívio e o trabalho em equipa. Portanto, se já está cheio de vontade de “vestir” a sua casa para a quadra natalícia, trate de se inspirar nas nossas sugestões de decoração de Natal DIY e consiga enfeites 100% personalizados.

Se tem crianças, deixe-as participar e não importa se a estrela fica mais ou menos simétrica. Na decoração de Natal DIY, o importante é o amor e a entre-ajuda com que é confecionada cada peça. O resultado final será sempre bom!

Decoração de Natal DIY: 11 sugestões para fazer você mesmo


1. Calendário do advento

Faça um calendário do advento diferente. Use latas vazias que tenha aí por casa e revista-as com um papel que tenha indicado o número do dia. Depois, só tem de empilhar as latas, formando uma árvore de Natal. Ah, e claro, deve colocar dentro de cada lata um miminho para descobrir diariamente. Pode ser um chocolate, uma bolacha ou um pequeno brinquedo para os mais novos.

 

2. Pauzinhos de gelado

Sim, os pauzinhos dos gelados permitem vários tipos de construções, de inspiração natalícia. Com eles é possível compôr árvores ou estrelas, por exemplo. Depois, só tem de os pintar, colocar alguns brilhos e pendurá-los na árvore ou distribuir pela mesa, como enfeite.

 

3. Guirlanda de… lâmpadas

Se tem por aí lampadas fundidas, não as descarte. Saiba que elas podem dar origem a uma guirlanda bem original. Apenas precisa de as pintar com tons bem coloridos e dispô-las em torno de um ar. Assim, conseguirá uma guirlanda única e muito criativa.

 

4. Chocolates

Todos sabemos que os doces são uma constante no Natal e não há nada como personalizá-los ou dar-lhes um toque mais natalício. A nossa sugestão é que espete em cada bombom embrulhado, que tenha sobre a mesa, um palito e, colado a esse palito, ponha um papel com um desenho natalício. Pode ser uma estrela, uma árvore ou, até, uma bolinha. Faça esta tarefa com os seus filhos e incentive-os a desenhar e a pintar o enfeite de Natal que mais gostam.

 

5. Presépio com… rolos de papel higiénico

Comece já a guardar os rolos de papel higiénico, que habitualmente coloca no lixo. Esses rolos se forem pintados e guarnecidos com alguns pedaços de tecido podem originar figuras de presépio bem originais e criativas. Assim, conseguirá um presépio 100% reciclado e surpreendente.

 

6. Bolas de lata

Use bolas de esferovite para personalizar e criar os seus próprios enfeites para a árvore de Natal. Use, por exemplo, os anéis que usa para abrir as latas de refrigerantes, por exemplo, e preencha a bola com esses anéis. Conseguirá um efeito final em prateado bem curioso, mas pode também pintar esses anéis com cores e ter um resultado mais vivo e brilhante.

Veja ideias criativas de arranjos de Natal >>

7. Estrela de Natal com palitos

Com palitos é possível construir belas estrelas de Natal. Só tem de unir os vários palitos, recorrendo a uma fita-cola de temática natalícia, por exemplo. Pode, ainda, pintar os palitos ou enchê-los de brilhantes. Por segurança, pode limar a extremidade mais bicuda do palito, para evitar picar-se.

8. Enfeites com cápsulas de café

Muitos de nós “colecionam” cápsulas e cápsulas de café em casa. E, se em vez de as colocarmos no lixo, as reutilizássemos? Elas podem ser usadas como enfeites de diferentes formas, uma das quais como base para a iluminação. Para isso, só tem de fazer um furo na cápsula já vazia (naturalmente…) e inserir nesse buraco uma das lâmpadas do fio de iluminação da sua árvore. Irá conseguir um efeito bem diferente, já que as cápsulas vão dar um efeito diferente à iluminação habitual da sua árvore.

 

9. Árvore de Natal reciclada

Reciclar está na ordem do dia e o Natal não é exceção. O que lhe propomos é que faça uma pequena árvore de Natal, toda ela à base de papel de revistas ou jornais. Só precisa de ter uma base e uma estrutura vertical, de preferência de metal, onde possa espetar os pedaços de folhas. Depois, só tem de ir cortando bocados de papel, colocando folhas maiores na base e mais pequenas no topo, gradualmente. Ficará surpreendido com o resultado final.

Onde comprar a sua árvore de Natal >>

10. Mini-pinheirinho

Prepare-se para outra ideia muito original. Desta vez, sugerimos que guarde os rolos do papel de cozinha e os use como tronco da árvore. Depois, para simular os ramos, cole as embalagens vazias das saquetas do chá. Como normalmente são muito coloridas, conseguirá uma árvore bem colorida e com um efeito final surpreendente.

11. Frascos de vidro para velas

Os potes de vidro que tem aí por casa e que serviam para guardar compotas, azeitonas ou café podem dar excelentes suportes para velas. Apenas tem de os lavar bem e decorar a gosto, pintando-os e enfeitando-os com brilhantes, estrelas, fitas e outros acessórios natalícios. Depois, basta acender uma vela no seu interior e ficará maravilhado com o efeito final.

 

Todas estas ideias de decoração de Natal DIY são muito simples e fáceis de pôr em prática. Além disso, todas elas fazem uso de materiais que, certamente, encontrará com fartura aí em casa, muitos dos quais sem qualquer outro destino se não o lixo!

Por essa razão, é mesmo importante que experimente estes projetos de decoração de Natal DIY, já que assim estará a assumir uma atitude ecológico e mais amiga do ambiente.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação