Publicidade:

Decoração de quartos de casal: 5 elementos essenciais

A decoração de quartos de casal deve ser uma das prioridades quando se compra uma casa ou se pensa em remodelar a divisão. Atente nas nossas dicas.

Decoração de quartos de casal: 5 elementos essenciais
Questões fundamentais a não esquecer neste espaço

A decoração de quartos de casal não deve ser descuidada, uma vez que o quarto é a divisão que está associada ao descanso e repouso depois de um dia de trabalho. E claro, se falarmos do quarto de um casal que vai viver junto pela primeira vez, então deve-se aproveitar o entusiasmo e apostar numa decoração que agrade aos dois.

Quando se “junta os trapinhos”, é muito importante ter em conta que duas pessoas diferentes vão usufruir do mesmo espaço. É necessário, por isso, tentar satisfazer, através da decoração, as necessidades e gosto de cada um.

Atente nas nossas dicas e escolha, com o seu par, os itens decorativos que melhor identificam o casal e combinam com o resto da casa.

5 elementos essenciais na decoração de quartos de casal


casal jovem deitado na cama a tomar pequeno almoço

Os jovens casais têm que lidar, habitualmente, com uma outra questão: a falta de espaço. Os apartamentos modernos não costumam oferecer quartos muito amplos e isso é uma dificuldade acrescida. Juntar os haveres e preferências de duas pessoas num espaço não muito grande pode ser complicado. Contudo, atente nas nossas sugestões e verá que conciliar gostos e arrumação é simples e não é caro.

A cama

A cama é o elemento principal na decoração dos quartos de casal. Deve ser uma cama grande e que proporcione conforto para garantir a qualidade do sono. Os tons claros favorecem o espaço no geral, conferindo tranquilidade e serenidade a esta divisão. Pode acrescentar almofadas que tragam alguma cor à cama, mas que podem ser retiradas se estiver um pouco cansada delas.

O que é fundamental em relação à cama, especialmente nos apartamentos mais pequenos, é o aproveitamento que é feito do espaço. Opte por um sommier ou por uma cama com gavetas ou gavetões. Assim, poderá aproveitar esse espaço para arrumar, por exemplo, os edredões, cobertores, almofadas extra, ou mesmo a roupa de outra estação.

As paredes

Como já dissemos em relação às cores a usar nos têxteis da cama, nas paredes devem predominar as cores claras ou em tons pastel que ajudam a criar uma atmosfera mais tranquila. Contudo, pode usar uma cor diferente numa das paredes para dar a sensação de maior profundidade ao quarto, ou apenas para dar destaque à cabeceira da cama, por exemplo.

O papel de parede também é uma opção muito sofisticada, já que o mercado dispõe de uma oferta vasta de motivos para este elemento.

vários rolos de papel de parde

Objetos pessoais

O quarto é o local mais íntimo de um casal e por isso deve refletir a sua própria relação. Isto é, escolha fotografias dos momentos felizes que já viveram juntos e crie um espaço para as expor. Além disso, pode também colocar alguns objetos decorativos que vão comprando nas viagens que fazem juntos, por exemplo.

Espelhos

Os espelhos devem fazer parte da decoração de qualquer quarto, pois é um elemento muito útil para quando se estão a vestir e arranjar. Mais ainda, os espelhos são uma mais-valia nos espaços mais pequenos, pois ajudam a criar a ilusão de profundidade, aumentando assim a sensação de espaço.

Se não tem paredes disponíveis para colocar espelhos, pode sempre optar por forrar as portas de um armário com este elemento.

espelho e outros acessórios de quarto

Iluminação

O quarto é o local dedicado ao descanso e, por isso, a iluminação é um ponto fulcral da decoração. Dê preferência à luz natural ou lâmpadas mais fracas e de luz amarelada na decoração de quartos de casal. Assim, conseguirá obter uma atmosfera mais serena que facilite os momentos de descanso.

Uma junção de cores claras, itens decorativos que tenham significado para o casal e uma iluminação natural e suave que transmita tranquilidade são aspetos que devem estar incluídos no planeamento da decoração de quartos de casal. Não se trata apenas de o tornar bonito, mas também um espaço acolhedor e confortável.

Acima de tudo, não se esqueça que esta decoração deve ter em conta a funcionalidade do mesmo para duas pessoas. Coordene os gostos de cada um e divida de forma justa os espaços de arrumação.

Veja também:

Limpeza e Arrumação