Publicidade:

Decorar casa alugada: dicas para ter o glamour de uma casa comprada

Pode ser desafiante mas não é impossível saber como decorar uma casa alugada e imprimir-lhe o seu jeito pessoal e charme que tanto procura. Saiba como!

Decorar casa alugada: dicas para ter o glamour de uma casa comprada
Dizemos-lhe o que pode e não pode

Está numa casa arrendada e quer colocá-la bem ao seu ‘jeitinho’, mas não sabe bem o que pode e não pode fazer? Com a ajuda deste guia para decorar casa alugada não vão restar dúvidas  – e não, não precisa ter uma casa despida de elementos e sem graça só porque, neste momento, não pode ou não quer comprar um imóvel.

Decorar casa alugada com todo o estilo: saiba como


Não é uma missão impossível decorar uma casa alugada e deixá-la deslumbrante. Sim, verdade que existem algumas limitações comparativamente com uma casa comprada, mas acredite que, na verdade, pode fazer mais na sua casa arrendada do que aquilo que imagina.

Venha daí e espreite as nossas sugestões

1. Deck amovível

Tem uma varanda ou terraço sem qualquer graça, escuro e tristonho? Porque não aplica umas placas de deck compósito amovível? Estas peças são uma espécie de puzzle e só vai precisar, pura e simplesmente, de encaixar umas nas outras e colocar no chão. Tão simples assim! Um dia que saia da casa, muito facilmente consegue removê-las (mas quase de certeza que o seu senhorio vai pedir para ficar com elas e, sim, ele tem o dever de lhe pagar pelas benfeitorias que fez à casa).

 

2. Piso vinílico ou parquet flutuante removível

Estes pisos são cada vez mais utilizados nas casa, sejam elas arrendadas ou compradas, não só pelo seu preço apetecível comparativamente à madeira maciça mas também pela facilidade com que se instalam e removem e é por isso que esta é outra das super dicas de como decorar uma casa alugada sem dores de cabeça. À base de encaixes, o único grande cuidado que deve ter é mesmo o de deixar uns centímetros à volta das divisórias para que quando o material inchar com o calor tenha espaço e não crie ‘ondas’.

 

3. Móveis de série

Ao contrário das casas compradas, em que pode e deve apostar em mobiliário diferenciado e feito à medida (armários de cima a baixo, por exemplo), no caso das casas arrendadas isso é sempre um risco. O que vai fazer se um dia deixar a casa? Há o grande risco desse móvel não caber na nova casa, ou então de não ficar bem enquadrado. Jogue pelo seguro e para decorar uma casa alugada utilize medidas e móveis standard.

4. Divisões de ambientes com biombos ou móveis soltos

Para dividir ambientes na sua casa arrendada, não tem de pôr as mãos à cabeça por não conseguir construir uma parede. Não se preocupe! Há tantas formas originais de separar ambientes e cheias de estilo e o biombos é uma delas. Uma estante sem costas também pode ficar bem interessante. É uma questão de deixar a imaginação fluir e consegue decorar uma casa alugada com o mesmo charme de uma comprada.

 

5. Sim, pode colocar quadros na parede

Dicas essenciais para combinar molduras de quadros

A questão dos furos na parede pode não ser tão complexa assim (regra geral, não são de facto permitidos, mas existem senhorios que não criam problemas). Converse com ele e perceba a sua posição.

No entanto, mesmo que esteja perante uma situação em que não pode furar paredes, há várias formas de dar a volta! Hoje em dia existem já várias opções de adesivos que aguentam até várias dezenas de quilos ou até mesmo pregos líquidos que não danificam a parede e podem suportar os quadros e molduras que tanto queria colocar em sua casa. Assegure-se apenas de que compra um material de qualidade e que a parede está limpa e sem gordura para o adesivo aderir bem.

Aprenda a pendurar quadros na parede sem enganos >>

6. Dê uma mexidela à iluminação

Acha que a casa tem pouca iluminação ou, então, que ela está nos locais errados? Nada de desesperar. Não tem de escavar buracos na parede e teto para alterar isso! Em variadíssimas lojas já existem luzes led que funcionam a pilhas e que podem dar aquele toque de sofisticação que tanto procura. Além disso, para decorar uma casa alugada pode também apostar em candeeiros de mesa ou de pé.

7. Pequenos pormenores

Há coisas que, apesar de supostamente não puder mexer, desde que guarde os originais para depois voltar a colocar um dia que saia da casa, não tem qualquer problema. Maçanetas da porta, torneiras, interruptores e tomadas são alguns desses exemplos.

 

8. Cortinados

Os cortinados são aquele elemento decorativo que dão a sensação de divisória finalmente terminada em termos decorativos. Aposte num tecido bem bonito e ao seu gosto e substitua pelas que estão de origem. Guarde bem as cortinas pertencentes à casa para que um dia não tenha problemas.

9. Tapetes

O mesmo vai acontecer com os tapetes. Além de conferirem um conforto extra, eles são uma excelente forma de decorar uma casa alugada como se fosse sua. Além de que são uma excelente estratégia para esconder defeitos e problemas do soalho da casa arrendada.

 

10. Móveis embutidos customizados

Está numa casa alugada com móveis embutidos do século passado e sem graça nenhuma? Ou o frigorífico é de muito tempo atrás? Aposte em papel decorativo autocolante para lhes dar uma gracinha! Alguns destes papéis têm nas suas características serem fáceis de remover. Aposte nestes para um dia não ter problemas em voltar a deixar o móvel como o encontrou.

 

11. Abuse de elementos pessoais

Almofadas, mantas, molduras e objetos pessoais sentimentais são, na verdade, o que torna as casas únicas. E nenhum destes elementos tem qualquer proibição na hora de saber como decorar uma casa alugada. Use e abuse destes itens – transfira o seu coração para a casa que está a arrendar.

12. Pinte a casa

pintar casa

Na verdade, a pintura da casa deve ser da responsabilidade do senhorio. Mas, se for do seu interesse, pode até negociar com ele que a despesa fique por sua conta – desde que tenha liberdade para escolher os tons da mesma. E não se esqueça de colocar isso por escrito!

13. Perfume o ambiente

Sim, os cheiros e aromas também podem ajudar a criar um ambiente decorativo! Velas, incensos, aromatizadores e difusores são algumas das opções ao seu alcance.

Acima de tudo, é muito importante verificar o contrato de arrendamento ao milímetro para saber como decorar uma casa alugada. É lá que vai encontrar todas as exceções, todas as explicações, proibições e recomendações.

Regra geral é que deve haver bom senso e não se pode alterar a forma e estrutura da casa, mas havendo diálogo entre as partes vai conseguir decorar uma casa alugada praticamente como se fosse sua.

Veja também:

Limpeza e Arrumação