Publicidade:

Defronte Darth Vader. E que a força esteja consigo

Demora pouco para poder enfrentar Darth Vader num jogo de Realidade Virtual. Pode agora derrotar um dos maiores vilões da história.

Defronte Darth Vader. E que a força esteja consigo
O jogo é de Realidade Virtual

Chama-se Vader Immortal e estará disponível na gama Oculus, uma das mais conceituadas empresas de Realidade Virtual atualmente no mercado. Se sempre quis derrotar Darth Vader num confronto direto, esse sonho está prestes a tornar-se possível num jogo muito desafiante.

Realidade Virtual traz Darth Vader à vida


darth vader em realide virtual

Os videojogos estão cada vez mais próximos da realidade, representando cenários muito fiéis e de um realismo impressionante. Um dos melhores exemplos desse feito são os jogos de Realidade Virtual (VR, em inglês), que concedem uma autonomia ao jogador nunca antes experimentada.

Esta é uma funcionalidade que tem vindo a ser conjugada com a forma tradicional de jogar, isto é, através de uma consola. Exemplo disso é a PlayStation que, para além de desenvolver jogos especificamente dedicados a VR, disponibiliza também os óculos necessários para entrar nessa realidade. Mas não só dedicada a jogos está a Realidade Virtual, que tem introduzido, cada vez mais, novas “realidades”.

No entanto, existem empresas que unicamente requerem que utilize os tais óculos para mergulhar no mundo imenso da Realidade Virtual. A Oculus é conhecida por isso mesmo e prevê lançar, num futuro muito próximo, mais um “episódio” da saga Star Wars: o Vader Immortal.

Neste jogo, poderá confrontar Darth Vader de uma forma que nunca julgou possível e tudo através de uma nova realidade de jogo, onde não precisará de estar “preso” a nenhuma consola – tendo a liberdade de movimento necessária para dar seguimento ao jogo.

Jogo exclusivo da Oculus

Para já, nada confirma que a parceria se estenda a outras empresas de jogos, pelo que o Vader Immortal só estará, para já, disponível para a Oculus, mais precisamente para o Oculus Quest, equipamento prestes a chegar ao mercado.

À partida, o jogo será também compatível com o Oculus Rift S, a nova versão do já existente Oculus Rift, que também não demorará a chegar às lojas. A história mantém-se e baseia-se no Rogue One, filme lançado em 2016 e que serve de pano de contextualização ao jogo.

Darth Vader estabelece-se, por isso, em Mustafar, onde Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker batalharam em Revenge of the Sith, terceiro episódio da saga.

jogo do darth vader

Fonte da Imagem: Star Wars/Divulgação

O confronto

Vader Immortal é escrito por David S. Goyer, conhecido pelo seu trabalho na triologia d’O Cavaleiro das Trevas. Nesta história, o jogador desempenha o papel de um contrabandista que trabalha perto de Mustafar, que é capturado por Darth Vader e escolhido para alcançar um objetivo especial, concedido pelo Sith Lord.

Para confrontar o maior vilão da história, terá de cumprir vários objetivos ao longo do jogo até se dar de caras com Vader e assim o derrotar. É claro que terá também direito a manusear um sabre de luz pelo meio, por isso treine os seus movimentos, que dependerão unicamente dos controladores do Oculus.

O demo inicial, após o lançamento, conseguiu críticas muito positivas de todos os fãs, sobretudo daqueles que tiveram a oportunidade de experimentar o jogo. A opinião é unânime ao afirmar que Vader está tão próximo da realidade que chega mesmo a assustar. Para quem já experimentou esta realidade, sabe que os jogos em VR são de um realismo extremo, permitindo uma imersão total no jogo.

Um jogo, várias histórias

À semelhança do que acontece com a conceituada Saga de Star Wars, também no Vader Immortal a lógica dos episódios se irá manter. Tudo indica que o jogo se dividirá em três séries/episódios, que vão acontecendo e ganhando forma à medida que a história avança.

O jogo divide-se, por isso, em três partes fundamentais, que acontecem entre o Revenge of the Sith e o A New Hope, conectando-se, ainda, com o Secrets of the Empire. A história tem, como tal, tudo para resultar, culminando num verdadeiro desafio para o jogador.

Oculus Quest: sem computador, sem fios, sem limites


oculus quest

Fonte da Imagem: Oculus/Divulgação

O novo aparelho de VR da Oculus promete desafiar todos os limites. A data de lançamento não está ainda confirmada, mas já se saber como será o(s) dispositivo(s) em si. Para derrotar Darth Vader terá, por isso, de usar uns óculos de VR e dois controlados especificamente desenhados para dar resposta a este novo gadget.

O Oculus Quest é o novo sistema de jogos “tudo-em-um” que, para além de permitir uma liberdade de movimentos sem precedentes (e necessária aos jogos que estão a ser jogados), possibilita que jogue qualquer jogo em qualquer lugar, não precisando de estar preso a um sítio específico.

Todos os jogos disponíveis serão desenvolvidos exclusivamente para irem de encontro a esta nova realidade, pelo que não precisa de se preocupar com eventuais problemas de compatibilidade. Jogue em pé, sentado ou, na verdade, como bem entender.

Os controladores foram desenvolvidos precisamente para isso, de forma a recriarem movimentos perfeitos no seu jogo e tão próximos da realidade que chegam a assustar. Quem já experimentou, diz que esta é uma experiência “divertida e emocionante”, capaz de arrancar qualquer um do lugar.

Já não tem desculpas para não derrotar Darth Vader: e que a força esteja consigo.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.