Publicidade:

Desistir da faculdade ou continuar? Meça os prós e os contras

Se tem dúvidas sobre desistir da faculdade ou continuar, veja os nossos conselhos e tome a decisão certa quanto ao seu futuro.

Desistir da faculdade ou continuar? Meça os prós e os contras
Um dúvida normal para muitos estudantes

Está a pensar em desistir da faculdade, mas não sabe bem como agir? Em primeiro lugar, esta é uma decisão que deve ser muito ponderada, pesando os prós e os contras na balança, de modo a conseguir tomar a decisão mais acertada. Não se esqueça de que se trata do seu futuro e todas as questões que relacionam com aquilo que poderá vir a fazer profissionalmente.

É compreensível que possa estar desiludido com o seu curso, que não goste do ambiente da faculdade, que esteja longe de casa e não esteja a conseguir gerir uma nova vida a morar sozinho e longe da família e amigos. No entanto, uma decisão tomada no calor do momento, com precipitação, pode levar a arrependimento futuro. Saiba, pois, como deve agir quando confrontado com esta situação.

Como saber se desistir da faculdade é o mais acertado


desistir da faculdade

1. Não está a conseguir pagar o curso

Se quer desistir do curso, porque não está a conseguir pagar as propinas e materiais, pense antes de desistir. Poderá ter um emprego part-time e ganhar o dinheiro de que necessita para pagar o curso. Pode também concorrer a uma bolsa de estudo e ter ajuda nesse sentido.

2. As aulas estão a revelar-se muito difíceis

Se acha que as aulas estão a ser mais difíceis do que pensava, não desespere. Pode pedir ajuda a colegas mais à vontade com essas matérias, que lhe possam emprestar apontamentos ou tirar dúvidas. Pode também falar com o Professor responsável pela cadeira em causa e procurar a sua orientação.

3. As notas estão abaixo do que esperava

O facto de as notas estarem a ser mais baixas do que esperava não é motivo para baixar os braços e desistir! Momentos piores todos temos na vida! Há que arregaçar as mangas, identificar as suas maiores dificuldades e estudar mais! Se já estuda muito, pode não estar a organizar bem o seu estudo. Por isso, consultar um especialista em métodos de estudo pode ser fundamental e ajudar imenso.

4. Não se identifica com o ambiente da faculdade

Se não gosta do ambiente da faculdade, terá de ponderar se esse motivo é suficiente para que desista. No fundo, quando tem um objetivo bem definido e tudo o resto corre bem, não deve deixar que o ambiente o desmotive e o faça pensar em desistir da faculdade.

5. O curso não é o que pensava

Nesse caso, se de facto o curso não é aquilo que pensava, e se acha que outro o curso o poderá fazer mais feliz, talvez seja, então, o momento de refletir se deverá desistir da faculdade e redirecionar os seus estudos de acordo com a sua realização pessoal.

6. Descobriu a sua verdadeira vocação

Se quando entrou na faculdade, não ia com 100% de certeza sobre o que queria e agora descobriu a sua verdadeira vocação, que nada tem a ver com o curso em que se encontra, poderá também ser o momento de desistir da faculdade e lutar pelo seu sonho!

Identifique a situação em que se encontra e pondere tudo muito bem antes de tomar uma decisão.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.