Publicidade:

Destaques tecnológicos CES 2019: dos smartwatches aos portáteis mais surpreendentes

Como acontece todos os anos, o CES 2019 reuniu as marcas e os produtores mais proeminentes e deu a conhecer muitas novidades tecnológicas imperdíveis.

Destaques tecnológicos CES 2019: dos smartwatches aos portáteis mais surpreendentes
As tecnologias de consumo estiveram em debate

Foi em Las Vegas que aconteceu mais uma edição do CES 2019 (Consumer Technology Association). Em debate e exposição estiveram várias novidades do mundo da tecnologia de consumo, das quais destacamos as mais surpreendentes, com base numa seleção feita pela Business Insider e pela Tech Radar.

CES 2019: conheça as novidades do ano


READ, o novo programa da KIA

kia readFonte da Imagem: KIA/Divulgação

Entre as várias empresas (de diferentes setores) presentes na maior exposição anual de tecnologia estava a KIA, conhecida marca de carros. Esta é uma das tecnologias que destacamos em primeiro lugar por ser verdadeiramente inovadora e única no mercado.

No CES 2019, a KIA apresentou o READ, ou “Real-time Emotion Adaptive Driving“. Por outras palavras, esta é uma tecnologia que, por intermédio da Inteligência Artificial, consegue detetar o estado emocional do condutor e adaptar as circunstâncias do interior do veículo e, sobretudo, da condução, a essa emoção.

Esta inovação foi desenvolvida pela KIA em parceria com investigadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) de forma a personalizar a experiência do condutor de cada vez que entra no carro. Como é que isto acontece? Nós explicamos.

Com base no seu batimento cardíaco, medido por um sensor presente no interior do carro, e nas suas expressões faciais (detetadas por uma câmara inteligente), o interior do carro adaptar-se-á à emoção que está a sentir naquele momento. Se estiver stressado e/ou cansado, as luzes serão diminuídas para criar um ambiente mais relaxante e a própria música será escolhida com base nesse estado emocional.

Entre outras novidades, está a ausência de um ecrã tátil e a possibilidade de controlar o volume ou a temperatura do carro através de gestos. Os bancos, para além de fazerem massagens, vão vibrar ao som da música que tocar para que a experiência do condutor e passageiros seja ainda mais imersiva.

Conheça mais novidades do setor automóvel apresentadas no CES 2019.

Realidade Virtual

htc vive cosmosFonte da Imagem: Vive/Divulgação

Dentro deste segmento, foram muitas as novidades apresentadas no CES 2019, de várias marcas. Sendo esta uma das áreas emergentes nos últimos anos, e estando presente em cada vez mais momentos, é interessante destacar os melhores produtos expostos.

O HTC Vive Cosmos é um deles, proporcionando uma experiência virtual sem precedentes. Tem excelentes gráficos e é ótimo para se perder nos seus jogos preferidos, com uma qualidade de imagem e gráficos impressionantes.

Outro dos óculos a destacar são os Pimax 8K que, pela designação, já se percebe que tem uma das resoluções mais altas do mercado – é um dispositivo leve, confortável e muito versátil.

O Oculus Rift, ainda que já conhecido do público, esteve também em destaque no CES 2019 ao apresentar um inovador update. Esta atualização permite que faça live stream dos seus jogos para o Facebook. Sim, ao vivo e a cores, os seus amigos podem assistir aos jogos que vai jogando.

Wearables

scallop 2Fonte da Imagem: Kate Spade/Divulgação

É sempre uma categoria muito cobiçada e, acima de tudo, muito concorrida. Por esse motivo, conheça alguns dos melhores wearables apresentados na maior exposição de tecnologia de consumo do mundo:

Kate Spade Scallop 2: não escondemos, é um smartwatch especificamente desenhado para mulheres. Tem várias braceletes à escolha e monitoriza a sua atividade diária sem falhas, graças ao sensor de frequência cardíaca embutido. Pode ser encontrado a partir de 257,86€;

Withings Move ECG: depois de comprada pela Nokia, a Withings lança um novo relógio inteligente que pode facilmente tornar-se o seu novo melhor amigo. Tenha todas as suas informações consigo, consulte-as na app ou partilhe-as nas redes sociais;

TicWatch E2 e TicWatch S2: depois das já conhecidas versões “E” e “S”, a Mobvoi apresenta agora novas versões desses smartwatches, com mais funcionalidades;

Mercedes-Benz Garmin Vívoactive 3 GPS: em conjunto com a Mercedes-Benz, a Garmin lança agora um novo modelo para se juntar à já extensa gama de produtos da qual dispõe.

Computadores portáteis

matebook xFonte da Imagem: Huawei/Divulgação

A par das categorias já apresentadas, os computadores portáteis também se destacaram a CES 2019. A Huawei apresentou o MateBook 13, que se vai juntar ao MateBook X, um dos melhores computadores lançados em 2018.

Por sua vez, a Samsung também não desiludiu e deu a conhecer o Notebook Flash, um sério concorrente a entrar na gama média de computadores portáteis (mais barato, mas com características topo de gama).

Para complementar a já vasta gama, a Lenovo apresentou o Yoga S940, mais um portátil híbrido, com resolução 4K e que deverá chegar às lojas em maio. Por outro lado, a Acer apresentou o seu mais recente ultrabook, o Swift 7, que, para já, só está disponível nos Estados Unidos.

Outros dos computadores portáteis em destaque foram o LG Gram 17, o Asus Mothership GZ700 e o Alienware Area-51m, da Dell (ambos computadores destinados a gaming).

Smart Home

lenovo smart clockFonte da Imagem: Lenovo/Divulgação

Para concorrer com dispositivos já conhecidos, como o Amazon Echo ou o Google Home, algumas marcas desenvolveram aparelhos inteligentes que transformam a sua casa e lhe permitem controlar (quase) tudo a partir da sua voz.

Entre eles estão o Lenovo Smart Clock, que inclui Google Assistant, o Capstone Connected Home Smart Mirror (que é, por outras palavras, um espelho inteligente) e o Philips Hue Outdoor Sensor, um sensor que deteta quando chega a casa e liga as luzes do interior como forma de o receber.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.