Publicidade:

10 destinos de férias em Portugal para conhecer este ano

Siga-nos nesta viagem pelo nosso país e descubra os melhores destinos de férias em Portugal para conhecer nas próximas férias.

10 destinos de férias em Portugal para conhecer este ano
Aproveite as férias nos melhores destinos de Portugal

Se é daquelas pessoas que adora ir para fora cá dentro, temos boas notícias: fomos procurar os melhores destinos de férias em Portugal.

Das cidades mais conhecidas às regiões mais marcantes, este pequeno retângulo à beira-mar plantado está tão cheio de encantos que seria preciso um livro para os descrever na totalidade. Todavia, lançamo-nos na dura tarefa de eleger os 10 melhores destinos de férias em Portugal.

Confira a nossa lista e escolha o seu destino preferido. Depois, é só fazer as reservas e lançar-se à descoberta do nosso bonito país, que tanto tem para oferecer.

10 excelentes razões para ficar cá dentro


É certo que o planeta Terra está cheio de lugares encantadores e incríveis, mas Portugal não fica atrás. Confira os 10 melhores destinos de férias em Portugal e escolha onde irá passar as próximas férias.

Caminha

caminha

Em Portugal, quando pensamos em praia, a nossa mente leva-nos quase sempre para sul do Tejo. Mas sabia que é no Norte que estão as praias com mais propriedades benéficas para a saúde? O iodo, por exemplo, é um mineral essencial para o homem e é nas praias do Norte, com mais algas e sargaço, que melhor o podemos absorver de forma natural.

Mas não é só por esta razão que vale a pena passar uns dias em Caminha, ali junto à famosa praia de Moledo, no distrito de Viana do Castelo. O Minho Litoral reveste-se de um encanto castiço difícil de encontrar noutros locais do país, para não falar da deliciosa gastronomia.

Não faltam ainda monumentos históricos, praças com esplanadas convidativas, eventos artísticos e culturais, muitas feiras e romarias. E ainda um extra: como está muito perto de Espanha, ainda pode associar à sua viagem um agradável salto à Galiza.

Douro

douro
Não é um destino de praia – apesar de haver algumas e bonitas praias fluviais no Douro, mas é um destino português de férias absolutamente apaixonante. A paisagem dos socalcos vinhateiros é única no mundo e conquista ao primeiro olhar. Depois, há as quintas, os vinhos e as gentes durienses, que nos fazem sentir em casa.

Há cada vez mais excelentes hotéis no Douro, que juntam experiências vínicas e gastronómicas a uma oferta ímpar na área do de bem-estar. Imagine-se a fazer uma massagem de relaxamento ao mesmo tempo que contempla a paisagem. No final, uma refeição preparada com mestria, com vinhos excecionais a acompanhar.

Visite as quintas e faça provas de vinho nas suas adegas, visite as vilas e aldeias, faça passeios de barco e deslumbre-se nos muitos miradouros de onde se obtêm vistas inesquecíveis sobre o rio. No final, descanse e usufrua do sossego da primeira região vitivinícola demarcada do mundo.

Aveiro

aveiroFonte: Max Pixel

Esta cidade, conhecida como a “Veneza de Portugal”, pelos seus inúmeros canais, barcos de proa alta, pontes corcundas e pequena rede de canais pitoresco.

Em Aveiro é possível abraçar a orla da Ria, uma lagoa costeira rala e rica em avifauna, Aveiro, cujo nome pode vir do latim “aviarium” (lugar dos pássaros), é uma cidade próspera, com uma agitação jovem e enérgica.

No seu todo, é um lugar adorável, melhor explorado a pé ou a bordo de um moliceiro, o tradicional barco de colheita de algas agora convertido para uso turístico.

Porto

porto
O Porto é um local sedutoramente opulento, que atrai pelo centro histórico, comida e vinho sumptuosos e carismáticos habitantes locais, retratando um estilo de vida típico e tradicional que se vai ajustando às modernidades impostas pelo evoluir dos tempos e pela constante procura turística que coloca a Invicta como ponto de visita obrigatório em qualquer lista.

Os encantos do Porto são tão sutis quanto as nuances de um vinho do Porto envelhecido: deve ser apreciado lentamente pelas ruelas sinuosas de Miragaia, Ribeira e Massarelos. E aqui são muitos os momentos tranquilos, que propiciam a reflexão e os instantâneos da vida diária que guardará para sempre na memória: o barulho do Douro a bater contra as docas; o esvoaçar da roupa a secar nas janelas ansiado pelo vento do rio; a visão de jovens amantes emaranhados discretamente debaixo de uma das muitas pontes históricas e exemplos de arquitetura referidos por todo o mundo.

Lisboa

lisboaFonte: Max Pixel

Sete encostas cinematográficas com vista para o Tejo, o rio berço do panorama perfeito para becos de paralelepípedos, ruínas antigas e catedrais de cúpulas brancas: Lisboa é um imenso cenário cativante trabalhado ao longo dos séculos e que cativa à primeira vista.

As sete colinas de Lisboa estão espalhadas pela paisagem urbana como grandes guardiões da cor e da história da cidade, onde se pode aceder a uma vasta coleção de miradouros, que funcionam como uma rede imperdível de vistas sem necessidade de filtro sobre tudo o que a vista alcança e o coração deseja.

Sintra

sintra

Com as montanhas ondulantes, florestas repletas, jardins exóticos e palácios cintilantes, Sintra é a página perdida de um conto de fadas.

O centro da cidade foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco e está repleto de mansões em tons pastéis, que se estendem por colinas luxuriantes até ao azul e vasto Oceano Atlântico.

O seu passado é feito de muitos povos que encontraram diferentes motivos para se apaixonarem pela região: os celtas elegeram-no como local ideal para fazer a adoração ao Deus da Lua; os mouros construíram um castelo íngreme; e a realeza portuguesa do séc. XVIII suspirou e viveu pelos seus jardins de sonho.

Alentejo

alentejo

Algumas das mais bonitas praias portuguesas estão aqui. Só por isso o nosso Alentejo já merecia estar numa lista de excelentes destinos de férias em Portugal. Mas há mais atributos nesta região portuguesa com uma cultura tão acolhedora, a começar pela fabulosa cozinha alentejana.

As açordas onde não faltam os aromáticos coentros, as massadas, as ricas sobremesas: um cardápio regional de comer e chorar por mais. Do interior ao litoral, há muito para calcorrear e descobrir: desde cidades históricas como Évora, a cenários naturais incríveis, como o Alqueva, passando por aldeias amorosas como Monsaraz.

São 31.550 km2 de território com muita personalidade, desde o Alto ao Baixo Alentejo, desde as praias chamativas à raia fronteiriça. Mais um vasto e rico destino de férias em Portugal, para conhecer e explorar sem demora!

Algarve

algarveFonte: Max Pixel

O Algarve dispensa apresentações. Um destino de férias cobiçado por turistas de todos os continentes, oferece praias e infraestruturas hoteleiras ao nível do melhor que há na Europa e no mundo. O bom tempo que se faz sentir durante quase todo o ano é outro chamariz, no entanto é no verão que o Sul de Portugal se enche de vida e de cor.

De Sagres a Vila Real de Santo António, passando por Portimão, Albufeira, Vilamoura e tantas outras cidades, não faltam espaços fantásticos onde ficar alojado. Pontos de partida para descobrir tudo o que a região tem para oferecer.

Desde as já mencionadas praias às cidades e vilas pitorescas, passando pelas ruas cheias de restaurantes e comércio, parques aquáticos, mercados animados e o menos badalado mas igualmente cativante interior algarvio, há muito que ver, fazer e visitar no Algarve.

Porto Santo

porto covo

No arquipélago da Madeira encontra-se um dos melhores destinos de praia da Europa: Porto Santo. A principal atração desta estância balnear é a famosa praia de areia dourada e mar tranquilo, que se estende ao longo de nove quilómetros entre a Vila Baleira e a Ponta da Calheta.

No verão, a segunda maior ilha do arquipélago enche-se de visitantes, a maioria deles vindos da vizinha Madeira para passar a temporada estival no Porto Santo, onde muitos madeirenses têm segunda habitação, o que transforma por completo a vida na ilha, que ganha outro encanto entre julho e setembro.

Promessa de dias de sol, noites quentes, temperaturas amenas, águas cristalinas, natureza impressionante e muitos quilómetros de areia fina, são motivos mais do que suficientes para tornar o Porto Santo num dos melhores destinos de férias em Portugal.

Açores

açoresFonte: Max Pixel

As ilhas dos Açores são verdadeiros tesouros da natureza prontos a ser explorados com emoção. É um orgulho termos em Portugal um destino tão bonito e tão único. No total, são nove maravilhosos motivos para voarmos até ao arquipélago: Santa Maria e São Miguel, do lado oriental; Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa, no grupo central e, por fim, as Flores e o Corvo.

São Miguel, Terceira, Faial e Pico são as ilhas mais visitadas e maiores em termos de população, mas todas guardam encantos próprios, que merecem ser conhecidos. No entanto, mesmo que na sua viagem não consiga abarcar todas, sairá dos Açores de coração cheio.

Lagoas que parecem saídas de contos de fada, montes e socalcos em tons de verde difíceis de definir, campos de pastagem que são um regalo para os olhos, imponentes crateras de vulcões, baías e portos náuticos que nos fazem sonhar.

E porque umas férias com boa comida sabem ainda melhor, prepare-se para experiências gastronómicas inesquecíveis, a começar pelo cozido das furnas.

Veja também: