Publicidade:

Destinos de férias com bebés: 10 ideias para a alegria de toda a família

Quer viajar com filhos pequenos? Fomos à procura dos melhores destinos de férias com bebés e temos 10 sugestões que fazem as delícias de toda a família.

Destinos de férias com bebés: 10 ideias para a alegria de toda a família
Lugares perfeitos para férias com os mais novos

Viajar com um bebé? Por que não? No entanto, a escolha do local faz toda a diferença. Fomos, por isso, à procura dos melhores destinos de férias com bebés, tanto em Portugal como no estrangeiro. Se ainda não decidiu para onde vai de férias este verão, inspire-se neste artigo, em que lhe mostramos 10 lugares maravilhosos para gozar uns dias de descanso, mesmo com pestinhas como companhia.

Na nossa seleção, tivemos em conta aspetos como a acessibilidade às praias, no caso de destinos no litoral, e os serviços de saúde e de apoio existentes, bem como a qualidade da restauração. Tudo, para umas férias felizes em família.

Destinos de férias com bebés: 10 sítios para uma estadia sem birras


1. Viana do Castelo, Portugal

Praça da República, Viana do Castelo

Uma das maiores cidades do Minho, Viana do Castelo reúne o melhor dos dois mundos: tem uma atmosfera citadina agradável e ótimas praias ao pé, o que significa que mesmo com um bebé, vai poder aproveitar o ar do mar. O centro histórico convida a passeios tranquilos e a uma pausa nas esplanadas, sem esquecer a visita ao Museu da Ourivesaria Tradicional.

A subida ao Monte de Santa Luzia – de preferência no funicular, que está quase a fazer 100 anos – vai permitir-lhe apreciar a bonita vista da cidade e dos arredores. Optar por Viana do Castelo significa que, se estiver de carro, poderá visitar muitas vilas bonitas e próximas, como Caminha, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira, entre outras. Restaurantes com comida caseira não faltam, mas se optar por alugar uma casa, poderá cozinhar as suas próprias refeições.

2. La Coruña, Espanha

La Coruña, Espanha

Poder ir de automóvel é uma vantagem deste destino espanhol, na Galiza, que dista cerca de 300 km do Porto. Praia, natureza, centro urbano acolhedor, monumentos e museus: na Corunha encontrará tudo isto, embrulhado numa aura atlântica apelativa, que convida à descoberta da história e da cultura galega.

Leve o carrinho do seu bebé pelas praças, faça uma pausa nas esplanadas pitorescas, saboreie os deliciosos petiscos locais e visite os locais emblemáticos, como a Torre de Hércules, o Aquarium Finisterrae, a Casa-Museu Picasso ou o Museu Domus. Adora futebol? Então não deixe de passar pelo Estádio de Riazor, do Deportivo de La Coruña.

3. Douro, Portugal

Douro

Escolher uma quinta no Douro para passar uns dias de férias é sinónimo de descanso e tranquilidade, rodeado de uma das mais bonitas paisagens do mundo. Escolha um enoturismo com serviço de refeições e piscina, de forma a garantir uma estadia perfeita para si e para toda a família. Uma vez bem instalado, pode optar por passar os dias na quinta ou aproveitar para conhecer a região.

No entanto, são tantas as opções de alojamento no Douro, caracterizadas pelo bom gosto e pela qualidade e simpatia do serviço, que pode ser difícil escolher! Se vai com crianças pequenas, a Quinta do Vallado, a Quinta Nova, a Casa das Pipas ou a renovadíssima Quinta da Côrte, são opções a ter em conta.

4. Sintra, Portugal

Sintra

Com um bebé como companhia, os destinos de praia não são, por norma, uma prioridade, daí as nossas sugestões que dão primazia à tranquilidade, sem estarem isolados da civilização. No entanto, se escolher a charmosa e romântica vila de Sintra, saiba que a praia está a poucos minutos de automóvel.

Nos intervalos das sestas dos mais novos, explore este lugar mágico, visitando os seus majestosos edifícios, com destaque para o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos. Os passeios pelos parques frondosos devem fazer parte do programa, assim como a degustação das especialidades locais, como os famosos travesseiros e queijadas.

5. Menorca, Espanha

Poderíamos ter incluído nesta seleção a ilha de Maiorca, mas decidimos destacar uma das suas irmãs mais pequenas e mais sossegadas: Menorca. Claro que terá de fazer uma viagem de avião, mas no verão há sempre voos diretos e com alguma preparação prévia, fazer a viagem com um bebé não será problema.

Praias paradisíacas, montanha, vilas e cidades simpáticas, culinária apetecível: há um pouco de tudo nesta ilha das Baleares. Para quem vai com bebés e crianças pequenas, a zona de Cala Galdana no sudoeste da ilha, cuja praia é bastante acessível, é uma das que aconselhamos, assim como as praias de Son Saura. A nordeste, o Arenal Gran Sa Mesquida é também bastante escolhido por famílias.

6. Comporta, Portugal

Comporta, Portugal

É aqui que começa o litoral alentejano, quem vai de norte para sul, e tinha de estar nesta lista de destinos de férias com bebés, desde logo pela proximidade a Lisboa. Mas uma vez na Comporta, vai esquecer-se do bulício urbano e sentir aquela atmosfera inconfundível de descontração à beira-mar, com o aroma do peixe fresco grelhado a acompanhá-lo à hora das refeições.

Por aqui há excelentes unidades de turismo rural, mas também pode alugar uma casa, se preferir um alojamento mais versátil. Aproveite para deliciar-se não só com o clima, mas também com as iguarias nos excelentes restaurantes da zona, não fosse o Alentejo uma região com uma gastronomia de renome. As praias da Comporta são de fácil acesso e não muito longe encontra a agradável baía de Setúbal e a Península de Tróia, com mais uma série de ótimas praias para famílias.

7. Vila do Bispo, Portugal

Praia da Salema, Algarve

Se é fã do Algarve e não dispensa umas férias na região mais turística do país, aconselhamos-lhe a zona de Vila do Bispo, nomeadamente a praia de Salema, entre Sagres e Lagos, onde encontra o melhor do Algarve sem grande confusão.

Isto significa que aqui vai poder usufruir de um excelente clima, de praia maravilhosa e de uma gastronomia de chorar por mais, sem a concentração de pessoas típica de locais mais óbvios como Albufeira, Vilamoura ou Portimão. E para quem tem um bebé, esta nuance faz toda a diferença. Se pretende alugar uma casa, veja aqui algumas opções.

8. Port Camargue, França

Grau-du-Roi, França

Passando agora para opções mais distantes, sugerimos-lhe uma viagem a Port Camargue, na Provença. Poderá voar em low-cost até Marselha e depois alugar um carro e fazer o trajeto que separa as duas cidades em menos de duas horas. Port Camargue é uma cidade marítima, com um charmoso porto de recreio, pertencente à Comuna de Grau-du-Roi, na região de Languedoc Roussilon.

Há muito para ver e fazer, com a vantagem de ser uma zona bem mais tranquila do que outros locais da Provença. Para além da praia e de inúmeras atividades aquáticas, há parques verdes e reservas naturais e muitas vilas piscatórias onde se deliciar com ótimas especialidades francesas.

9. Porto Santo, Portugal

Porto Santo

Para nós, Porto Santo é o destino de férias com bebés por excelência. Nesta ilha do arquipélago da Madeira está tudo preparado para receber as famílias da melhor maneira: os hotéis disponibilizam serviços a pensar especificamente nos bebés e em todos os restaurantes há cadeiras da papa e sopa de legumes sem sal e passada para os mais pequenos!

A praia é maravilhosa e, como a maioria dos hotéis estão na primeira linha de mar, é muito fácil conciliar as idas à praia com as sestas dos miúdos, ou até ir revezando, em casal, os momentos de praia ou de piscina. Alugue nem que seja por um dia um automóvel e faça um passeio pela ilha, usufruindo das vistas maravilhosas sobre o Atlântico.

10. Maremma, Itália

Maremma, Itália

Por fim, nesta dezena de sugestões de locais para férias com bebés e crianças pequenas, falamos-lhe da região de Maremma, na fabulosa Itália. Fica no litoral da Toscânia e, por isso, oferece-lhe dois cenários tentadores: a praia e o interior rural toscano, onde não faltam planícies e colinas encantadoras, de uma beleza difícil de igualar.

Há muitas aldeias e vilas pequenas na costa de Maremma onde pode ficar alojado e depois é partir à descoberta, em curtas viagens de carro, das mais bonitas praias, miradouros, parques naturais e localidades históricas da região. Voe de Portugal até Roma ou Florença e junte a estes dias mais tranquilos uma visita àquelas cidades míticas italianas. Depois, o mais prático é alugar um automóvel e assim ter liberdade de movimentos.

Últimas dicas:

  • Se nas suas férias com crianças pequenas for alugar um automóvel, informe-se se a empresa de rent-a-car fornece as cadeirinhas adequadas;
  • Se não gosta de estar sempre no mesmo lugar, equacione ir de férias numa autocaravana e percorrer a costa portuguesa ou o Sul de Espanha: será uma experiência inesquecível para toda a família;
  • Mesmo com crianças pequenas, pode aventurar-se em viagens mais longas, mas se o objetivo for mesmo relaxar, aconselhamos a optar por um hotel com tudo incluído, para que possa aproveitar ao máximo os dias de descanso.

Veja também: