Publicidade:

11 destinos incríveis para observar as estrelas

Se não costuma sair da cidade, provavelmente nunca teve oportunidade de observar as estrelas na sua plenitude. Saiba os locais mais incríveis para o fazer.

11 destinos incríveis para observar as estrelas
Ver as estrelas é um grande privilégio na atualidade

Poder observar as estrelas é um privilégio ao alcance de poucos na atualidade. E são vários os motivos para tal acontecer. Primeiro porque nos falta o tempo para parar e poder desfrutar de uns minutos de atenção plena em relação ao que nos rodeia. Em segundo lugar, porque muitos de nós vivemos em locais com altos edifícios e que não permitem observar as estelas no céu como gostaríamos. E, em terceiro lugar, pela poluição existente, que camufla muitas das belezas galáticas, tornando-as impercetíveis ao olho humano.

11 locais onde pode observar as estrelas


Felizmente, em todo o mundo, muitos locais ainda mantêm a sua magia natural e permitem contemplar verdadeiros prazeres para relaxar após períodos mais estressantes, e perceber que, afinal precisamos de muito pouco para ser mais felizes. Atente a estes 11 locais incríveis para observar as estrelas, espalhados pelo mundo.

Havai

hawai

Fonte: Visual Hunt / laszlo-photo

Todos conhecem este destino de férias, mas nem só de sol e praia vive o Havai. O céu em todas as ilhas é tão livre de poluição e tão limpo, que observar as estrelas é um verdadeiro deleite para os seus olhos. Além disso, pode visitar os Observatórios Mauna Kea, que estão localizados a uma altitude de 4205 metros e são um dos mais famosos do mundo.

Deserto do Namibe, Namíbia

namíbia

Fonte: Visual Hunt / jbdodane

O deserto da Namíbia é perfeitamente plano, o que concede uma visão de 360 graus do céu. Este feito é permitido, dado que o local está localizado longe de qualquer habitação humana, e, como tal, os céus do deserto da Namíbia estão entre os mais limpos da Terra e, portanto, são um dos melhores locais para observar as estrelas. Existe, inclusivamente, um observatório no deserto onde é possível ver melhor o céu, através de um telescópio gigante.

Ilhas Canárias

ilhas canárias

Fonte: Visual Hunt / lsten

As Ilhas Canárias são internacionalmente reconhecidas por terem céus limpos e claros, que são muito adequados para observar as estrelas.
Há vários locais incríveis nas ilhas para o fazer: o Farol de Orchilla em El Hierro, Las Nieves em La Gomera e Morro Velosa em Fuerteventura. E o melhor de tudo é que as Ilhas Canárias têm o maior telescópio do mundo chamado Gran Telescopio de Canarias, tão alto quanto um edifício de dozes andares.

Cherry Springs State Park, Pennsylvania, EUA

O parque, altamente considerado pelos observadores de estrelas, proporciona um vislumbre impressionante do núcleo da Via Láctea. As observações são feitas a partir do topo da montanha alta, a 701 metros de altitude e com uma vista panorâmica de 360º.

Connemara, Irlanda

connemara

Fonte: Visual Hunt / Michael Lorden

A Irlanda é um dos países com maior beleza natural do mundo. É conhecido pelas paisagens marcadas por montanhas e vales que se prolongam até bem mais além de onde o nosso olhar alcança. Como tal, é um ótimo lugar para observar as, principalmente na região de Connemara, uma pequena vila adorável, deslumbrante e com várias atividades outdoor para fazer durante o dia.

Wiruna, Nova Gales do Sul, Austrália

Há uma área cercada de eucaliptos e designada especificamente para quem gosta de observar os céus. Não é, por isso, de estranhar que, a cada ano astrónomos e amantes desta ciência se reúnam no South Pacific Star Party, onde podem trocar informações, falar sobre a sua paixão e, claro, observar o céu.

Escócia

escócia

Fonte: Max Pixel

O país é famoso por ter os céus mais escuros do continente europeu. Como é a parte mais ao norte do Reino Unido, até mesmo a Aurora Boreal pode ser vista com frequência, atraindo, por isso, grandes multidões. Não perca a oportunidade de visitar o Observatório Real de Edimburgo, que oferece passeios profissionais e noites de astronomia abertas ao público, perfeitas para poder desfrutar de céus estrelados e brilhantes.

Monumento Nacional Natural Bridges, Utah, EUA

Durante o dia é um local maravilhoso, cheio de maravilhas naturais feitas nas rochas, como arcos, pontes e até formações estranhas. Durante a noite é tempo de desfrutar da Via Láctea. Afinal, é neste local que se encontra o céu mais limpo dos EUA.

SAAO, Cidade do Cabo, África do Sul

cidade do cabo

Fonte: Visual Hunt / GioRetti

Um lugar onde a famosa constelação Crux pode ser observada, é o Observatório Astronómico da África do Sul (SAAO), que está sediado no edifício mais antigo da Cidade do Cabo. Cientistas e guias levam os visitantes em passeios, informando-os sobre o espaço, telescópios e conduzindo-os através dos museus.

Toscana, Itália

toscana

Fonte: Visual Hunt / aureliomerenda

Nem só as vinhas, vales, vilas e arquitetura histórica dominam as paisagens da Toscana. Olhe para cima, durante a noite e perceberá facilmente por que motivo este foi o local escolhido, no século XVII, por Galileu Galilei para desenvolver o seu telescópio, iniciando uma revolução na astronomia.

Deserto do Atacama, Chile

deserto atacama

Fonte: Visual Hunt / European Southern Observatory

Este local é característico por ser um dos lugares mais secos da Terra, o que proporciona condições maravilhosas para observar as estrelas. O céu claro, a poluição zero e as altas altitudes garantem uma visão nítida do Hemisfério Sul.

Estas são 11 boas razões para andar sempre de cabeça no ar. Mas apenas para observar as estrelas, claro!

Veja também: