Publicidade:

Destinos de praia onde a procura disparou: 16 locais imperdíveis em Portugal

Gosta de seguir tendências? Então vai gostar de ficar a conhecer os 16 destinos de praia onde a procura disparou! Faça já as malas e visite-os.

Destinos de praia onde a procura disparou: 16 locais imperdíveis em Portugal
Fique a conhecer quais os destinos de praia emergentes em Portugal

Portugal está na moda e todos os sabem. Com isso, vão surgindo locais até então secretos para desfrutar de umas merecidas horas, ou férias, para relaxar. Atente a estes 16 destinos de praia onde a procura disparou.

E não é só pelo Algarve que encontramos boas surpresas, mas sim um pouco por todo o país, incluindo os Açores, que também constam nesta lista. O peso do turismo em Portugal é, sem dúvida, cada vez maior e isso reflete-se nestes destinos de praia onde a procura disparou. Descubra quais são.

16 destinos de praia onde a procura disparou


Em qualquer canto do país encontramos um estrangeiro, prova de que Portugal é um dos destinos de topo para descobrir. Saiba, então, quais são os destinos de praia onde a procura disparou.

1. Comporta, Alentejo

É certo e sabido que os portugueses e os turistas recorrem ao Alentejo e ao Algarve para passarem uns dias de praia num ambiente quente e chamativo.

A praia da Comporta, situada no concelho de Grândola, nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, e a uma hora de carro de Lisboa, é um local encantador, cuja natureza é preservada. Oferece areias brancas e águas translúcidas. Para além das magníficas praias, desfrute de um passeio calmo pela vila.

2. Ovar

ovar

Cidade de ria e mar, mais conhecida pela realização de um grandioso desfile carnavalesco e pelo pão de ló homónimo. Mas agora os motivos de interesse aumentaram, nomeadamente pelas praias de Cortegaça, Esmoriz e Furadouro.

São cada vez mais procuradas na época balnear e têm vindo a fazer as delícias de quem procura umas férias calmas, solarengas e longe de destinos mais típicos e habituais.

3. Torres Vedras, Centro

Com 20 kms de costa, a Praia de Torres Vedras tem muito mais para oferecer além do seu mar convidativo e da sua beleza. A Praia de Torres Vedras dispõe de piscinas, de uma estância termal, de campos de golfe e centros hípicos. Perca-se pelos areais das Praias de Santa Cruz e de Porto Novo!

4. São Jacinto, Aveiro

são jacinto

Para muitos, São Jacinto é a melhor praia do concelho de Aveiro, pelo seu extenso areal, com infraestruturas completas e de grande qualidade, que inclui acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

É um dos locais mais encantadores de Aveiro, revelando-se como uma excelente opção para banhos de sol e bem perto de locais onde pode apreciar os moliceiros que dão agora nova vida aos canais da região.

A praia de São Jacinto está limitada a Este pela Ria, a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Norte pela Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. Desta forma, está criado o cenário perfeito para um local de características únicas e incomparáveis com outras zonas do país.

5. Manta Rota, Algarve

Já era de esperar que algumas praias algarvias estivessem incluídas na lista dos destinos de praia onde a procura disparou. Manta Rota é uma dessas praias. Pertencente ao concelho de Vila Real de Santo António, a praia da Manta Rota é conhecida pelas suas águas quentes e pelo seu extenso areal.

Já bastante popular entre os portugueses, esta praia está, de facto, na moda, e tudo indica que será uma tendência para as férias de verão.

Por ter águas de grande extensão, de temperaturas superiores a outras praias algarvias e com pouca profundidade, esta praia é ideal para famílias com crianças.

6. Praia da Adraga, Sintra

praia da adraga

A Praia da Adraga é uma praia situada no concelho de Sintra e encontra-se inserida no Parque natural de Sintra-Cascais.

O acesso a este bonito local é feito a partir de Almoçageme, através de uma estrada sinuosa, que desce até ao areal, meio escondido por falésias e rochas e no qual podemos deparar-nos com o azul límpido da água salgada.

No lado esquerdo da praia, e para quem gosta da atividade, encontra o local ideal para pesar. Dado que o fundo do mar é um misto de areia e rocha, ficam, assim, criadas as condições ideais para atrair diversas espécies de peixe à procura de moluscos.

7. Sines, Alentejo

A praia de Sines fica localizada entre a costa alentejana e a algarvia.

Não deixe de visitar, no concelho de Sines, a aldeia de Porto Covo e a sua praia de igual nome.

8. Caminha, Norte

O Norte não ficou fora da lista! Pertencente ao distrito de Viana do Castelo, a praia de Caminha tem tudo para proporcionar uma férias de verão marcantes, desde praias fluviais, passando pelas festas regionais e a uma gastronomia local bastante tentadora.

Nas praias de Caminha poderá optar por ir a banhos no mar ou no rio. Não perca ainda o centro histórico da cidade.

9. Praia da Adiça, Costa de Caparica

costa da caparica

Nesta praia a prática naturista é bastante frequente, pelo que não se deve surpreender pelo facto. Também conhecida por Praia da N.A.T.O., pela estrada homónima que lhe dá acesso, aqui encontra um areal muito extenso com quase 1,5 quilómetros que pertencem tocam nos limites da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Como está localizada numa área remota, mais afastada da civilização, é um paraíso para os amantes da natureza, que irão apreciar os pinheiros no topo da arriba que lhe dão um toque verdejante.

10. Odeceixe, Algarve

Localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, a praia de Odeceixe tem a particularidade de lhe permitir refrescar-se tanto no mar como no rio.

Deixe-se cativar pelas típicas casas alentejanas caiadas a branco e as imperdíveis paisagens no topo das arribas!

Se em vez de praia preferir alugar uma casa com piscina no Alentejo, ou mais concretamente em Odeceixe, existem também excelentes opções ao seu dispor.

11. Foz do Arelho, Centro

A Foz do Arelho é uma vila encantadora para passar as suas férias de verão, e não admira ter sido um dos destinos de praia onde a procura disparou.

Situada no concelho de Caldas da Rainha, a Praia da Foz do Arelho conquista corações pelos seus miradouros e arribas, pela sua marginal indicada para circuitos pedonais para exploração da fauna e da flora locais.

12. Praia do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra

sesimbra

É um dos segredos mais bem guardados do nosso país, mas que hoje partilhamos consigo.

A Praia do Ribeiro do Cavalo ou à Praia do Cavalo é conhecida por ter dois acessos possíveis: por mar ou terra. Se optar pela última hipótese, então terá de percorrer um caminho de cerca de quinze minutos. Mas acredite que valerá muito a pena: irá deparar-se com um cenário paradisíaco, que em nada deixa a deseja às praias exóticas da Tailândia, por exemplo. O mar é igualmente tranquilo, transparente e perfeito para banhos.

13. Porto Santo, Madeira

Um magnífico refúgio no Oceano Atlântico, este é, naturalmente, um dos destinos de praia onde a procura disparou.

Delicie-se com esta praia que se estende por 9km, banhada por águas de uma tonalidade turquesa fascinante. O seu clima estável e seco, o sol que brinda este local durante todo o ano e o mar tranquilo e de águas límpidas tornam Porto Santo um destino ideal, quer para relaxar, quer para a prática de desportos de praia.

14. Praia da Franquia, Vila Nova de Mil Fontes

vila nova de mil fontes

Junto a Vila Nova Milfontes, encontra um dos destinos de praia onde a procura disparou nos últimos tempos: a Praia da Franquia. Ao contrário do que indica o nome, fique descansado pois o seu acesso é gratuito.

Dado que é uma praia fluvial, algo invulgar na região, encontrará águas tranquilas, ideais para crianças e até para a prática de desportos aquáticos como windsurf e canoagem.

15. Calheta, Madeira

Outro dos destinos de praia onde a procura disparou foi precisamente a Calheta, na belíssima ilha da Madeira.

Conhecida pela sua beleza extraordinária, a Calheta é um dos pontos turísticos mais visitados da Madeira e as suas praias artificiais de areia dourada fazem as delícias dos locais e dos turistas.

Recomendamos um passeio junto ao mar ou uma subida às montanhas, de onde poderá desfrutar de um cenário único e encantador!

16. Ponta da Ferraria, São Miguel – Açores

ponta da ferraria Fonte: Pixabay / Yolanda

A Ponta da Ferraria é uma zona balnear e termal, cujas nascentes de águas terapêuticas são referenciadas desde o século XVI.

Está localizada no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel e é um local de paragem obrigatória para quem visita a região, nem que seja para um breve passeio.

À semelhança do que acontece no resto da ilha, este local também tem origem em fenómenos geológicos vulcânicos passados, que criaram as belas paisagens que compõem a este local.

Veja também: