Publicidade:

Detergente para roupa em pó ou líquido: qual escolher?

A discussão não é nada nova: detergente para roupa em pó ou líquido? E quando usar um ou outro? Todas as respostas estão aqui. Tire as dúvidas.

Detergente para roupa em pó ou líquido: qual escolher?
Será que sabe mesmo qual é a melhor opção?

Seja o detergente para roupa em pó ou líquido, uma coisa é certa: são ambos feitos com base nos mesmos ingredientes. No entanto, na altura de lavar a nossa roupa, as dúvidas surgem e queremos saber em que altura usar um ou outro. É o seu caso? Pois, então, está no sítio certo e vai gostar de saber que temos as respostas.

Apesar de terem a mesma base na produção, a verdade é que detergentes líquidos ou em pó têm aplicações distintas e é importante saber diferenciar a altura de usar qualquer um deles. Isso porque a forma como esses detergentes se comportam durante a lavagem é diferente e, com isso, diferem também as vantagens e desvantagens da utilização.

Saiba como conseguir a melhor performance do seu detergente de eleição.

Detergente para roupa em pó ou líquido: quais são as vantagens e desvantagens?


Detergentes em pó: vantagens

  • Mais amigos do ambiente: têm menos impacto ambiental por conter menos agentes conservantes. Além disso, usam caixa de cartão.
  • Eliminam com maior eficácia as nódoas mais difíceis, como chocolate, vinho, gordura ou sangue).
  • É o detergente perfeito para a roupa branca.
  • Têm melhor desempenho e por mais tempo, porque são mais resistentes à ação dos agentes tensioativos.

Detergentes em pó: desvantagens

  • Se errar na mão e exagerar na dose de detergente em pó, vai deixar vestígios do mesmo na roupa – especialmente se for roupa de cor.
  • Se não fechar bem a embalagem o detergente vai acumular humidade. O resultado? Blocos de detergente. Reconhece a situação? Então, feche bem a caixa da próxima vez que usar o seu detergente em pó.

Detergentes em líquido: vantagens

  • São bastante mais suaves e eficazes quando o assunto é lavar a roupa de  cor.
  • Podem ser utilizados diretamente nas manchas, atuando como tira-nódoas.
  • Têm melhores resultados na lavagem da roupa de cor.
  • Podem ser colocados diretamente no tambor da sua máquina de lavar roupa.

Detergentes em líquido: desvantagens

  • São menos amigos do ambiente.
  • As versões “normais” deixam vestígios na roupa. Escolha sempre detergentes líquidos concentrados.
  • Não são muito eficazes na lavagem da roupa branca.

Descubra aqui 7 cuidados que deve ter ao lavar a roupa >>

Qual detergente escolher para cada tipo de roupa: em pó ou líquido?


Considerando todas as vantagens e desvantagens que listamos sobre a utilização de cada um, qual deles escolher para lavar cada tipo de roupa aí em casa? É fundamental que saiba escolher entre a versão em pó ou líquida dos detergentes, sempre de acordo com a lavagem que pretende fazer. Peças que sejam mais delicadas, por exemplo, vão precisar de um detergente diferente daquele que usa para lavar as toalhas de banho. Concorda?

Sabendo isso, aconselhamos uma boa prática: ter à disposição um detergente comum, para a lavagem da roupa normal, e um outro especialmente formulado para tratar das peças mais delicadas.

No primeiro caso, por exemplo, é irrelevante qual o detergente que vai escolher usar – tanto o detergente para a roupa em pó quanto o líquido vão atuar bem. No entanto, as peças delicadas pedes um detergente líquido, que é menos invasivo do que o pó. Se a peça a ser lavada tiver nódoas, não hesite e realize uma pré-lavagem à mão.

 5 dicas para conseguir ter melhores resultados nas lavagens da roupa

  1. Siga, mesmo à risca, as dosagens que são recomendadas na embalagem do detergente, indicadas pela fabricantes – isso vai ajudar a poupar e a ter melhores resultados na lavagem. Se a roupa estiver em bom estado e não tiver nódoas mais difíceis de eliminar, pode usar apenas a metade da dose recomendada.
  2. Lembre-se sempre que ps detergentes para lavagem de roupa na máquina podem ser usados nas suas lavagens manuais, mas o contrario nunca deve acontecer.
  3. Poupe um bocadinho a sua roupa e use mais vezes os ciclos de lavagens frios. As máquinas e os detergentes estão, também, preparados para isso.
  4. O detergente em pó deve ser adicionado à gaveta, enquanto o líquido deve ser colocado no tambor da máquina, sobre a roupa. Já as tabletes e as cápsulas devem ser colocadas no tambor, mas por baixo da roupa.
  5. Tenha especial atenção às etiquetas da roupa.

Agora que já sabe todas as respostas sobre o tema, qual detergente para a roupa vai escolher na próxima lavagem das toalhas? E da roupa delicada? Em pó ou líquido?

Boas lavagens!

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação